TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo dos Capítulos 5 e 6 do livro #Questão Social"

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  2.477 Visualizações

Página 1 de 7

Uepb

Centro de Ciências Sociais Aplicada

Discente: Adilânia Patricia Costa Silva

Docente: Aliceane Almeida

Capítulo 5

Aproximações á “questão social”no Brasil contemporâneo

      Em medos de 1970 com a mundialização do capital e a superprodução, o fordismo entra em crise. Em 1974-1975       as chamadas “empresas rede” investem no setor produtivo de forma muito forte, principalmente nos países de terceiro mundo. Esse investimento se dá principalmente com a terceirização da produção e da comercialização dos produtos, garantindo a mais–valia absoluta, esse rearranjo para (Chesnais-1996) provoca um retrocesso econômico , social e humano ,principalmente nos países mais pobres.

      Essa mundialização vai gerar mudanças no mundo do trabalho , um novo sistema de administração da produção determina q nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa “just in time” juntamente com a intensificação da publicidade no mercado,para aproximar produtos de consumidores , impulsionado pela queda dos regimes socialistas do leste europeu em (1980-1990) a reestruturação do modo de produção capitalista ganha força, no confronto capital/trabalho, na contemporaneidade não há uma hegemonia das classes, mas uma fragmentação, principalmente da trabalhadora .

 5.1 Crise capitalista e crise do padrão de desenvolvimento do capitalismo brasileiro.

    No Brasil, apesar de constituir-se tardiamente o capitalismo, o “fordismo á brasileira” tinha forte semelhança com o clássico, principalmente na composição do parque industrial, aumento da produção de bens de consumo duráveis e diminuição na produção de bens de consumo não duráveis, mas o “fordismo á brasileira “ também teve suas particularidades, precarização das condições de trabalho, rotatividade da mão de obra, consumo restrito, repressão aos movimentos sindicais , desigualdade social assentada, forte intervenção estatal, intervenção do Estado favorecendo o capital privado, e ausente nas políticas públicas sociais ,pautados pela ausência da democracia .

     Na página 185 do livro “Questão Social”, no último parágrafo Santos chama atenção para um pioneirismo do Brasil, a flexibilização das condições e relações de trabalho em detrimento das conquistas trabalhistas, esse aspecto sendo fundamental para a reestruturação produtiva. Quando em outros momentos do desenvolvimento capitalista o país sempre foi tardio, negativamente ele se adianta e a autora faz uma citação de (Aranha-1999 p.120).

     Com o surgimento das novas tecnologias ,evolução dos conhecimentos científicos (a terceira revolução industrial) esse pioneirismo brasileiro em nada contribui para a posição do Brasil na mundialização, fazendo com que o país, comparado aos que usaram essa inovação tecnológica na reestruturação produtiva  , ficasse na retaguarda desse processo. Na divisão internacional do trabalho os países subdesenvolvidos ficaram de fora desses investimentos tecnológicos, e os países mais ricos monopolizaram as novas técnicas, fortalecendo suas posições no mercado internacional. Causando desvantagens para a competitividade da economia brasileira, uma crise econômica apresenta-se e acentua-se pela aplicação neoliberal com o Estado intervindo a favor do capital. Particularmente no Brasil, essa intervenção do Estado marcou o desenvolvimento capitalista e as frações de classe dominante entra em conflito com direitos sociais e trabalhistas garantidos na constituição de 1988.

      Assim a flexibilização do trabalho que surge na crise capitalista  causa aumento dos índices de desemprego, isso atrelado a um contexto neoliberal atinge economicamente quase q todas as classes sociais.

5.2 Particularidades recentes do desemprego no Brasil

     As particularidades do desemprego no Brasil se dão principalmente pela flexibilização estrutural do trabalho e rotatividade de mão de obra, favorecendo os donos do setor produtivo a exploração desse trabalho. A disponibilidade elevada da mão de obra favorece o baixo custo da força de trabalho, sua exploração no mercado informal, contabilizando alto índice de desemprego , que se expressam na “questão social”.

     Particularmente no Brasil, entre (1980-1990)  esse cenário entra em confronto com avanços e direitos trabalhistas garantidos por organizações sindicais principalmente no setor industrial. Eleva-se os níveis de sindicalização, avanços nos espaços de negociações  e direito trabalhistas, e maior reconhecimento social. Uma particularidade dessa organização sindical é sua fragmentação, o esgotamento da sua representação corporativa. Os trabalhadores, com a alta rotatividade trabalhista dificulta sua sindicalização , identificação e reconhecimento sindical impactando na sua representação. O alto índice de desemprego faz com que as contratações desprotegidas pelas leis trabalhistas se ampliem e o medo de perder um emprego seguro e estável aparece como uma forma de disciplinar os trabalhadores, o aumento do tempo que esses trabalhadores passam desempregados com essa rotatividade acrescidos por critérios discriminatórios (gênero/raça) retrai a quantidade de oferta do trabalho formal.

Capítulo 6

Determinantes do desemprego nos anos 1980 -1990

6.1 O desemprego dos 1980 e a relação com a crise do desenvolvimentismo

       A correlação entre a crise econômica brasileira no final dos anos setenta e a influência internacional, permitiram uma propagação ideológica de que o Brasil precisava de uma maior abertura para políticas econômicas internacionais desregulamentadoras,  sendo que o Brasil sempre teve uma internacionalização econômica considerável, prova disso é os impactos sofridos na economia brasileira diante das decisões internacionais. Com o Estado atuando como agente facilitador no tripé do padrão desenvolvimentista , assumindo papel de investidor que seria do capital internacional, comprometendo o equilíbrio de suas finanças e agravando um movimento recessivo no final dos anos oitenta. Esse comportamento fez com q o capital internacional  recuasse nos investimentos diretos no setor produtivo , de pesquisa e desenvolvimento, acentuando ainda mais o atraso tecnológico do Brasil , com isso o capital nacional passa a ser refém da importação tecnológica diminuindo sua competitividade no mercado externo e interno, entendida como “crise do desenvolvimentismo” que explicou parte do desemprego no ano de 1980.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com