TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos De Produção De Alumínio

Artigo: Resíduos De Produção De Alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

A obtenção do alumínio pode ser efetuada de duas formas, pela extração da bauxita para a elaboração de mais alumínio ou pela reciclagem das latinhas ou peças em alumínio.

Para os que lutam contra a degradação do meio ambiente a não extração da bauxita, que não é um material em extinção, é a melhor opção. Para que se produza uma tonelada de alumínio são necessárias cerca de cinco toneladas de bauxita, o processo de reciclagem das latinhas consome menos energia e 5% de gás carbônico a menos em comparação com o processo inicial da elaboração do alumínio, que extrai da bauxita a alumina e depois através de processos químicos e eletrólise transforma-se em alumínio. Além do mais o resíduo da bauxita, lama vermelha, é um excelente poluente dos lençóis freáticos, que em longo prazo pode acarretar muitas doenças, através do contato indireto (Consumo do alimento contaminado).

O processo da reciclagem do alumínio é um processo que a cada ano só cresce, em comparação do ano de 2009 e 2010 o Brasil conquistou pela 9° vez a liderança no ranking da reciclagem de latinhas. Apesar de este dado ser importantíssimo, não fazemos tanto pelos resíduos deixados pela reciclagem.

Durante o processo de reciclagem, são geradas Escórias. Essas escórias não são reaproveitadas ou descartadas de maneira correta, existem estudos que através de um forno basculante rotativo, se pode recuperar até 85% da escória primária, ou borra branca.

Existem estudos que indicam algumas utilizações de escória primária (Borra Branca) em formação de concreto celular.

Quem mais se beneficia durante o processo de reciclagem ou reutilização do alumínio é o próprio meio ambiente, pois a escória primária e a secundária (Borra Preta), se descartadas em lugar inapropriado é prejudicial ao meio ambiente pela quantidade de metais em sua composição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com