TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Sólidos

Trabalho Escolar: Resíduos Sólidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 METODOLOGIA 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 5

3.1.1 Classificação dos resíduos sólidos 6

3.1.1.1 Áreas degradadas 8

3.1.1.1.1 Depósitos de lixo 9

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como objetivo demonstrar problemas que o mau gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos pode trazer ao meio ambiente e em especial à saúde humana,

Existem várias formas de classificação, entretanto, a forma mais convencional leva em consideração a origem. Veremos a classificação dos resíduos industriais, resíduos urbanos, entulho, resíduos de serviços de saúde, resíduos de portos, aeroportos, rodoviários e ferrovias, resíduos agrícolas e resíduos radiativos.

Veremos também 3 técnicas mais utilizadas para a recuperação de áreas degradadas: a revegetação, tecnologias geotécnicas e remediação.

Em termos ambientais, os lixões agravam a poluição do ar, do solo e das águas, além de provocar poluição visual. Nos casos de disposição de pontos de lixo nas encostas é possível ainda ocorrer à instabilidade dos taludes pela sobrecarga e absorção temporária da água da chuva, provocando deslizamentos.

Os objetivos deste trabalho é trazer a realidade de como os resíduos sólidos são depositados, muitas vezes de forma irregular que pode trazer sérios riscos ao meio ambiente e ao ser humano e quais as melhores formas para reverter esta triste situação.

2 METODOLOGIA

Este trabalho foi realizado por intermédio de revisão bibliográfica e dos textos disponíveis para apoio nas orientações do trabalho.

3 DESENVOLVIMENTO

Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc.).

A gestão de resíduos sólidos deve considerar diversos aspectos, tais como: ambiental, social, cultural, econômico, político e de saúde.

Quando o assunto se trata de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, é importante saber que as suas características estão vinculadas a diversos fatores tais como o fator climático, pois em períodos chuvosos ocorre o aumento do teor de umidade, no outono aumenta a concentração de folhas e no verão ocorre a maior incidência das embalagens de bebidas.

Portanto, as características dos resíduos sólidos podem ser alteradas conforme as estações do ano. Outro aspecto importante a ser considerado no gerenciamento dos resíduos são as festividades e eventos especiais, tais como o carnaval, natal, ano-novo etc., quando ocorre o aumento do volume de resíduos sólidos gerados principalmente de embalagens.

3.1 GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Para iniciar conheceremos alguns conceitos sobre gestão integrada e gerenciamento de resíduos sólidos.

Gestão de resíduos sólidos abrange atividades referentes à tomada de decisões estratégicas e à organização do setor para esse fim, envolvendo instituições, políticas, instrumentos e meio; já o termo gerenciamento de resíduos sólidos esta relacionado aos aspectos tecnológicos e operacionais da questão, envolvendo recursos humanos e administrativo, gerenciais, econômicos, ambientais, e de desempenho e relaciona-se à prevenção, redução, segregação, reutilização, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento, recuperação de resíduos e destinação final. (LEITE, 1997)

Gestão que abrange atividades referentes à tomada de decisões estratégicas, já o termo gerenciamento de resíduos sólidos refere-se aos aspectos tecnológicos e operacionais. (LIMA, 2001)

O termo gestão está relacionado à amplitude, sugere ao administrador ‘o que fazer’, dentro de uma visão ampla. Já ‘como fazer’ sugere ao administrador a figura do gerenciamento. (AZAMBUJA, 2002)

A gestão de resíduos sólidos envolve um conjunto de atitudes, comportamentos, procedimentos e propósitos que visam melhorar a qualidade de vida da população.

A gestão de recursos sólidos, quando bem estruturada e apoiada em dimensões de sustentabilidade como proposto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, pode minimizar e até mesmo evitar os impactos negativos, visando ao bem-estar social. A gestão adequada objetiva a redução da geração de resíduos sólidos, ampliação ao Maximo da reutilização e reciclagem, promoção da inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis, promoção da disposição final ambientalmente correta, otimização dos recursos disponíveis e universalização da prestação de serviços relacionados aos resíduos sólidos a toda a população.

3.1.1 Classificação dos resíduos sólidos

Na NBR 10004 mostra que os resíduos sólidos normalmente são classificados. Existem várias formas de classificação, entretanto, a forma mais convencional leva em consideração a origem. Segundo esse método, os resíduos são classificados como:

Industriais: são resíduos gerados em indústrias. A responsabilidade pelo manejo e destinação desses resíduos é sempre da empresa geradora. Dependendo da forma de destinação, a empresa prestadora de serviço pode ser co-responsável. Em função da periculosidade oferecida por alguns desses resíduos, estes se dividem em três classes: perigosos – podem apresentar riscos à saúde pública e ao meio ambiente; não-inertes – resíduos potencialmente biodegradáveis ou combustíveis; e inertes – resíduos considerados inertes e não-combustíveis.

Resíduos urbanos: os resíduos urbanos são produzidos em menor escala do que os resíduos industriais. Incluem-se nessa categoria os resíduos domiciliares, o resíduo comercial, os resíduos de serviços oriundos da limpeza pública urbana. Os resíduos urbanos são de responsabilidade das prefeituras. Entretanto, no caso dos estabelecimentos comerciais, a prefeitura é responsável pela coleta e disposição de pequenas quantidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com