TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão de Literatura

Trabalho acadêmico: Revisão de Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.

Faculdade Anhanguera de Taubaté

Curso de Ciências Contábeis

A Importância da Auditoria Internas nas Organizações

Professor Orientador: Donizeti Rambaldi

Taubaté

2011

Silvana de Assis Santos

A Importância da Auditoria Interna nas Organizações.

Projeto de Pesquisa apresentado, como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, na Faculdade Anhanguera de Taubaté, sob a orientação do professor Donizeti Rambaldi.

Taubaté

2011

SUMÁRIO

1. Introdução 4

1.1 Objetivos da Pesquisa 5

1.2 Justificativa 6

2. Revisão de Literatura 8

3. O Método da Pesquisa 9

4. Cronograma 10

Referências 11

1. Introdução

A auditoria interna surgiu da necessidade de as empresas terem um maior controle e acompanhamento sobre seus procedimentos. Os trabalhos de auditoria interna tornam-se cada vez mais necessários dentro das empresas, os ritmos dos trabalhos e da produção tornam necessário que as informações e os registros sejam feitos com rapidez, eficiência e principalmente com fidelidade. Trata-se de um importante componente de controle das Corporações na busca da melhor alocação dos recursos do contribuinte.

A sociedade, maioritariamente estruturada numa óptica de economia de mercado, exige que a função de auditoria seja cada vez mais interveniente no diagnosticar de determinadas situações, nomeadamente da viabilidade da empresa, denúncia de fraudes e atos ilegais, apreciação da economia, eficiência e eficácia das organizações. Neste sentindo, o papel desempenhado pela auditoria interna tem emergido com um elevado desenvolvimento como um reflexo das necessidades e expectativas da organização como um todo para sobreviver e singrar numa determinada fase de desenvolvimento.

O auditor na área de contabilidade que se habilita na função de análise de fraudes deve estar consciente e imbuído de um sentido de ética profunda na realização do desempenho de suas funções profissionais diante dos desafios que se impõem nos dias atuais que exigem no exercício de sua profissão processos de reciclagem e preparação constante para os desafios relacionados à fraude, no que concerne a testes e procedimentos de revisão analítica.

A relevância da temática se centra na no questionamento dos valores éticos fundamentais e observância das normas de auditoria no que concerne à realização de procedimentos em circunstâncias que imputam responsabilidade por fraudes e irregularidades similares, benefícios irregulares por espécies. O auditor interno trabalha para fornecer informações tecnicamente elaboradas, relativas às atividades para cujo acompanhamento e supervisão o administrador não tenha condições técnicas e tempo para realizar.

1.1 Objetivos da Pesquisa

• Objetivo Geral

O principal objetivo da auditoria é a emissão de um parecer acerca das demonstrações contábeis em relação aos princípios fundamentais da contabilidade, Normas Brasileiras de Contabilidade. Ou seja, o auditor irá analisar e verificar se as demonstrações contábeis estão de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da auditoria interna nas organizações é uma ramificação da contabilidade que se dedica a analisar procedimentos e processos, para assim identificar falhas e deficiências para propor melhorias que possam atender as expectativas dos empresários e gestores. Os processos se tornam ágeis e de fácil entendimento para todos os usuários tanto internos quanto externos que fazer uso dessas informações.

• Objetivos Específicos

Abordar a etapas para elaboração dos Planos de Trabalho e dos Programas de Auditoria, focando nas informações e dados necessários para uma auditoria definir esses planos.

Apresentação de técnicas de exame, úteis ao auditor, para analisar as operações e resultados da entidade, sempre seguindo os parâmetros discorridos no plano de trabalho e no programa, desenvolvendo a consciência do ser crítico que o profissional precisa dispor para decidir se os valores, e números são compatíveis à entidade.

Desenvolvimento sobre a conduta de um profissional de auditoria quando da detecção de irregularidades/fraudes, e o acompanhamento posterior das soluções e alterações adotadas pela entidade auditada.

Discorrer sobre o produto final da auditoria, os relatórios, informações necessárias, estrutura e qualidades para que o objetivo da auditoria seja alcançado.

Estudar as contribuições da auditora sob a ótica gerencial e como informação para tomada de decisão.

1.2 Justificativa

Diante das grandes mudanças no mercado, em um ambiente globalizado e competitivo, é crucial para o desenvolvimento das empresas que elas busquem ferramentas que as auxiliem no processo de otimização das suas atividades. O contador não pode mais ser apenas um espectador, responsável em preparar e emitir relatórios deve assumir uma postura participativa.

Pois o avanço tecnológico e as modernizações ocorridas nos últimos anos, obrigam as empresas a se adaptarem as novas exigências do mercado. Fazendo com que procurem o aperfeiçoamento de seus negócios, otimizando seus Controles Internos e desenvolvendo suas rotinas de trabalho visando o seu crescimento e a sua estabilidade econômica.

A contabilidade passou a exercer um papel importante dentro da visão dos administradores, acompanhando as decisões tomadas por eles e auxiliando-os na execução de seus trabalhos, em busca das metas almejadas pela empresa.

Desta forma Attie (1992, p.26) enfatiza que:

A partir desse momento, a administração passa a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com