TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa

Trabalho Universitário: Revolução Francesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Geopolítica

1) Quais os objetivos da Doutrina Truma?

A doutrina Truman tinha por objetivo a contenção do socialismo. Foi desenvolvido por George F. Kennan, e tinha como ideia básica impedir a expansão da União Soviética, fazer alianças com outros países para isola-la.

2) O que pretendia o plano Marshall?

O Plano Marshall, idealizado por George C. Marshall era um plano para ajudar países na Europa afetados pela guerra, e recuperar mercados para produtos e capitais norte-americanos, o Plano Marshall também foi estendido à Alemanha (Ocidental) e Itália. A recuperação e regularização da economia e comércio mundial eram necessárias para a contenção do socialismo, e assegurar para os Estados Unidos mercados capazes de consumir sua elevada produção. O Plano Marshall contribui para expandir os ideais da sociedade de consumo, o chamado american way of life (modo americano de viver).

3) Como o mundo ficou dividido em meio geopolíticos e ideológicos após a segunda guerra mundial?

O mundo ficou divido em blocos geopolíticos e ideológicos. De um lado o bloco ocidental, e do outro, o bloco oriental. O bloco ocidental designou os países capitalistas, apoiados pelos Estados Unidos. O bloco oriental designava os países socialistas, junto com a União Soviética.

4) O que foi a conferencia de Bretton Woods, quem a liderou e qual foi o principal instrumento financeiro que ela introduziu na economia?

Em julho de 1944, na Conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos, os 44 países aliados lançaram uma nova ordem econômica, um plano que visava estimular o desenvolvimento capitalista e a reconstrução e estabilidade econômica mundial. Apesar de vários países participarem quem dava as regras era os Estados Unidos, e também uma parcela o Reino Unido.

5) O que visava à criação da OTAN?

Em 1949 foi criada então, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança formada pelos Estados Unidos, Canadá, e vários outros países ocidentais. Sua sede fica em Bruxelas (Bélgica). A criação da OTAN foi uma resposta ao bloqueio feito por Stálin a Berlim ocidental. Com a construção de várias bases militares formou-se um grande mercado para a produção de armas não só dos Estados Unidos como também dos seus aliados e se delimitou uma zona de influência norte-americana. Com o fim da Guerra Fria, as alianças que não foram extintas, se tornaram órgãos políticos. A OTAN passou a ter um novo objetivo: manter a paz na Europa. Para isso foi criado o projeto Parceria para a Paz. A OTAN ainda se expandiu com a entrada de países que faziam parte da ex-União Soviética. A Rússia tem sido contra essa política, afirmando que isso representa uma ameaça à sua segurança. Mas, se trata apenas dos últimos suspiros da Guerra Fria.

6) Com que objetivo foi criada a ONU? Quais são as duas instâncias de representação de poder mais importantes dessa instituição?

A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada em 1945, numa Conferencia em São Francisco (Estados Unidos), com o objetivo de garantir a paz mundial, e a cooperação entre os países, para se resolver problemas econômicos, sociais e humanitários. Sediada em Nova Iorque, a ONU substituiu a Liga das Nações criada após a Primeira Guerra Mundial.

Os dois órgãos mais importantes da ONU são, a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança. A Assembléia Geral faz recomendações, porém não decide sobre questões de segurança internacional. É formada por todos os países membros, mas as resoluções feitas na Assembléia tem que ser referendada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com