TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial e suas consequencias

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SUAS CONSEQUENCIAS NA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO 4

3 O MERCADO DE TRABALHO E SUAS EXIGÊNCIAS 5

3.1 A DIFERENCIAÇÃO POR GENERO NO MERCADO DE TRABALHO 5

4 A FAMÍLIA NA CONTEMPORANEIDADE 7

4.1 ASPECTOS POSITIVOS DA FAMÍLIA MODERNA 7

4.2 ASPECTOS NEGATIVOS DA FAMÍLIA MODERNA 8

5 A SOCIOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE 9

6 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 12

ANEXOS 13

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais são visíveis as transformações, mudanças sofridas ao longo do tempo em nossa sociedade. Além das transformações físicas, geográficas e tecnológicas, também podemos observar grandes transformações nas relações sociais.

Desde a ocorrência da Revolução Industrial a sociedade vem passando por constantes transformações. Anteriormente as cidades eram tranquilas pacatas, a renda das famílias vinha basicamente da agricultura e agropecuária. Os lares tinham como mantenedores e “Chefes da casa” os homens, e como zeladoras do lar e da família as mulheres.

Juntamente com a Revolução Industrial vieram às fábricas e máquinas, o trabalho antes feito artesanalmente passou a ser mecanizado e sistematizado, causando certo enfraquecimento das atividades rurais, o que fez com que as famílias que residiam antes nessas áreas viessem para a cidade em busca de trabalho.

O capitalismo ganhou força e trouxe muita riqueza, mas infelizmente essa riqueza se concentrou nas mãos de poucos. A classe trabalhadora se viu obrigada a tomar um novo rumo e consequentemente as relações familiares sofreram adaptações.

As mulheres antes zeladoras do lar passaram também a trabalhar para complementar a renda de suas famílias e a partir daí a sociedade foi tomando novos rumos.

Ao longo deste trabalho observaremos as mudanças ocorridas nas relações sociais familiares, assim como as mudanças ocorridas na relação social do trabalho e as mudanças na sociedade em geral, suas maiores expressões, conseqüências, benefícios e malefícios.

2 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SUAS CONSEQUENCIAS NA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO

A Revolução Industrial ocorreu na Europa entre os séculos XVIII e XIX, e foi um período de grandes mudanças, principalmente a troca do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso de máquinas.

A população anteriormente dependente de atividades agrícolas vivia no campo e produzia artesanalmente tudo o que precisava para sobreviver. Com a chegada do sistema capitalista houve certo enfraquecimento das atividades agrícolas e consequentemente as famílias precisaram se mudar para a cidade a procura de emprego para se manter financeiramente.

O sistema capitalista tem como principal objetivo a obtenção de lucro, e para isso passou a explorar a classe trabalhadora que passou a fazer longas jornadas de trabalho em troca de salários mínimos, com isso as mulheres e crianças também passaram a trabalhar para garantir o sustento de suas famílias.

Como os salários não eram adequados as famílias começaram a passar por grandes dificuldades financeiras e foram se adaptando ao longo do tempo fazendo muitas vezes jornadas duplas para conseguirem obter um pouco mais de renda. Começaram a surgir então as manifestações por melhores salários e condições de trabalho. Veremos a seguir que essas adaptações geraram grandes mudanças nas relações familiares e até mesmo na vida social de cada indivíduo.

Ao longo do tempo tudo foi se transformando, surgiram as leis de regulamentação do trabalho, as leis de proteção a criança e ao adolescente, as leis e fundos de amparo ao trabalhador etc. Porém o sistema capitalista continua em vigor e ainda se vêem casos de grande exploração, mas como os indivíduos precisam vender sua força de trabalho para sobreviverem muitas vezes se submetem as péssimas condições oferecidas. (Fig.1 e 2 Página 13)

3 O MERCADO DE TRABALHO E SUAS EXIGÊNCIAS

Não é de hoje que o homem vive basicamente da renda que consegue vendendo sua força de trabalho aos capitalistas. Com a chegada da Revolução Industrial, foi grande o número de pessoas que trocaram a vida no campo pela vida na cidade em busca de um emprego para se sustentar e sustentar a sua família.

No início das atividades não era necessário que se tivesse experiência na área ou até mesmo especialização. Mas com o passar dos anos tudo foi evoluindo e a tecnologia foi chegando a todos os cantos da terra, trazendo consigo a necessidade de conhecimentos específicos e formação acadêmica.

É fato que ainda existe pelo mundo a fora pessoas que trabalham em condições subumanas, muitas vezes colocando em risco a própria vida, mas aqueles que vivem antenados ao mercado de trabalho e suas tendências precisam se esforçar para ter um diferencial próprio que o faça se destacar em meio a tantos outros que com ele competem todos os dias.

É preciso se atualizar constantemente, estar à par das notícias e do rumo da economia, é preciso dedicar-se aos estudos e principalmente se especializar em sua área de potencial, pois a concorrência é grande e as empresas estão sempre em busca dos melhores profissionais, que possam ajudá-la a se destacar no mercado econômico e maximizar o seu objetivo principal o Lucro.

3.1 A DIFERENCIAÇÃO POR GENERO NO MERCADO DE TRABALHO

Ao longo dos anos a mulher tem obtido grandes conquistas tanto na vida pessoal, como na vida profissional. Umas das conquistas mais marcantes que a mulher já teve até hoje foi o direito ao voto.

No Brasil a mulher só teve seu direito de votar e ser votada garantidos em 24 de Fevereiro de 1932, depois de muitas reivindicações e negociações. (Fig.3 Página 14)

Não é de hoje que as mulheres são descriminadas na sociedade e tidas como sexo frágil. Antes da revolução industrial como já citado anteriormente, as mulheres basicamente zelavam pela casa e pela família, á partir do momento em que o salário dos homens já não podia suprir todas as necessidades da casa, é que as mulheres começaram a ir à busca de trabalho para complementar a renda da família.

Atualmente as mulheres já estão inseridas no mercado de trabalho, mas ainda sofre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com