TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As consequências da Revolução Industrial nas sociedades atuais

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

As consequências da Revolução Industrial nas sociedades atuais

A revolução industrial foi de fato um marco na história, e através dela ocorreram inúmeras mudanças que refletem atualmente nas sociedades. A produção aumentou numerosamente, trazendo reflexos até os dias atuais. O que antes era feito de forma artesanal, passou a ser feito por máquinas. Isso mostra como cada vez mais, o trabalho produzido por mãos humanas tem sido substituído por máquinas, estas cada vez mais modernas. A consequência disso é a facilidade na produção, e a redução dos esforços físicos nos trabalhos. A imposição destas máquinas gerou a consequente criação de empresas e fábricas, causando uma grande contratação de profissionais assalariados, pois o que antes era feito de forma artesanal por profissionais autônomos, foi substituído por máquinas, possibilitando uma produção maior, gerando e concentrando lucro para os empresários e necessidade de mão de obra para suas fábricas. Com isto, muitas pessoas que viviam nos campos, se mudaram para os centros urbanos, em busca de emprego.

Este relevante aumento no número de produção e de contratação de funcionários fez com que a economia crescesse rapidamente, e a população também, isto gerou problemas com as moradias, atualmente este é um dos grandes problemas, existem inúmeras famílias morando em áreas de risco, invasões, e as conhecidas comunidades (favelas), estas famílias ficam expostas a adquirirem com mais facilidade problemas de saúde, além das enchentes e desmoronamentos, devido às péssimas condições que estabelecem suas casas.

Outra mudança que reflete na sociedade atual foi que com o grande número de profissionais assalariados, surgiram os sindicatos dos trabalhadores, com a finalidade de defender os interesses da classe trabalhadora, naquela época as jornadas de trabalho eram extensas, e os trabalhadores acabavam vendendo sua força pela remuneração, pois necessitavam desta para sobreviver, eles não tinham nenhum direito garantido, e aos poucos foram conquistando o seu espaço e os direitos que temos assegurado hoje, á época apesar da melhora nos processos de produção, houve uma desvalorização do ser humano. Os sindicatos até hoje tem grande importância nas diversas entidades de classe, para a proteção dos direitos dos empregados.

Muitas mudanças refletiram de forma positiva na sociedade, mas algumas trouxeram consequências ruins. Devido ao uso das máquinas, houve uma poluição do ar, o que reflete atualmente no aquecimento global. Além da poluição, outro aspecto negativo foi um aumento nos acidentes de trabalho devido ás condições de trabalho nas fábricas, até hoje ocorrem diversos acidentes que trazem consequências irreversíveis nas vidas dos trabalhadores, e muitos destes acidentes se dão por omissão dos empregadores ao não dispor de condições seguras no desempenho das funções.

Conclui-se que, as mudanças foram inúmeras, e a tecnologia começou a se devolver para facilitar a vida das pessoas naquela época, no entanto o que era para facilitar se tornou algo negativo, pois de tanto facilitar o ser humano acabou por ficar preguiçoso, a leitura em livros se tornou algo dispensável e desnecessário, tudo é encontrada na internet, a cultura acabou ficando esquecida, e as pessoas resumem suas vidas em televisão, celular, e computador, não há mais o diálogo e contato físico entre as pessoas, e acredito que isto já está trazendo consequências irreversíveis á sociedade. Porém, os reflexos bons devem ser frisados, pois a conquista pelo emprego, e direitos trabalhistas se originou na revolução industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com