TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

S RELAÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL, ANTES E APÓS A TEORIA PRÁTICA

Por:   •  13/6/2018  •  Artigo  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD

São Miguel do Oeste/SC

Eliane Baú

AS RELAÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL, ANTES E APÓS A TEORIA PRÁTICA

LETÍCIA PALAVER

RESUMO

Este artigo tem por objetivo descrever com finalidade o trabalho do Assistente Social, e a percepção do Serviço Social antes da teoria e após conhecimentos relacionados a profissão.

Sendo assim, no decorrer do artigo, você vai conseguir entender um pouco mais da fantástica profissão e descobrir ainda mais sobre seus elementos.

Antes mesmo de iniciar a graduação de Serviço Social, temos uma visão do curso, pois então, após dar início, percebemos o quão importante a mesma é, e quais as suas teorias e constituições.

Neste ínterim, faz-se refletir sobre o papel do assistente social, na conquista de seus direitos instituídos e como se processa a sua ação.

Sendo que, o papel do assistente social se fundamental na garantia de direitos, pois a defesa dos direitos humanos é inseparável da teoria e da prática da profissão.

Palavras-chave: Questão Social. Serviço Social. Políticas Públicas.

1. INTRODUÇÃO:

Atualmente a formação do profissional Assistente Social, há de ser bastante discutida, para então, poder transmitir um trabalho profissional íntegro de conhecimentos e valores. Pois, as representações são definidas como sentido socialmente atribuído pelo homem nas relações sociais que correspondem.

O fazer profissional do Assistente Social, deve ser trabalhado e articulado, pois, a inserção dessa atividade é um processo de trabalho, onde é feita a sua caracterização como forma particular de serviço que se concretiza em espaços institucionais.

Diante dos estudos vistos em sala de aula, podemos atribuir um significado cada vez maior sobre a referida profissão. Pois, antes mesmo de iniciar a graduação, temos uma perspectiva do referido profissional, pois bem, depois de muito conhecimento, percebemos a real satisfação em poder conhecer mais sobre o assunto.

Sendo assim, com base nos assuntos tratados em aula, percebemos quem é o profissional, o que ele faz, e todas as suas teorias e relações do serviço.

2.0 O SERVIÇO SOCIAL:

Antes mesmo de dar início ao curso de Serviço Social, iniciei a graduação de Psicologia, cursando apenas somente três semestres. Contudo, percebi que o ramo que estava cursando, não estava me satisfazendo. Sendo assim, desabitei do curso e decidi iniciar ao Serviço Social.

Por extensão, iniciei a graduação, e, cada dia descubro o quão importante a mesma é. No decorrer das aulas, estudamos diversas teorias do campo e também tenho o prazer e a satisfação de vê-las em prática, com o estágio não-obrigatório, realizado na Fórum da Comarca de São Miguel do oeste/SC.

Contudo, a formação do profissional de Serviço Social é um processo que integra os indivíduos a partir de suas comunicações, o que significa afirmar o discurso teórico.

Segundo, Maria Célia Correia Nicolau (2004,p. 85).

No fazer profissional, o assistente social tem por objetivo elaborar síntese complexas que articulam condições de possibilidade pessoal, grupal, relacional e institucional e a formação especifica recebida. Na experiência concreta do trabalho individual vai obtendo informações e experienciando normas, regras e valores que definem o espaço de sua atuação. Nesse espaço precisará negociar tanto seu lugar quanto a aceitação de si e suas competências.

Neste viés, entende-se que não é apenas só a informação teórica que forma um bom Assistente Social, e sim, o seu ponto de vista prático. Sua formação atualiza a experiência e a vivência, tanto de indivíduos quanto em grupos.

Para Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho:

Os Serviços Sociais são uma expressão concreta dos direitos do cidadão, embora sejam efetivamente dirigidos aqueles que participam do produto social por intermédio da cessão de seu trabalho, já que não dispõem do capital nem da propriedade da terra. São serviços a quem têm direito todos os membros da sociedade na qualidade de cidadãos, mas são serviços que vêm suprir as necessidades daquele cujo rendimento é insuficiente para ter acesso ao padrão médio de vida do “cidadão”; são, portanto, a esses efetivamente dirigidos e por eles consumidos predominamente.

Segundo relato de ambos os autores, percebemos que o Serviço Social está mais relacionado a população de classe baixa. É um serviço que proporciona atendimento a todos os cidadãos e membros da sociedade, além de tudo, é um serviço sem fins lucrativos.

Neste viés, o Assistente Social, depende de sua opção política, podendo configurar-se como mediador do trabalho, em confronto, nas condições em que se efetiva a prática profissional.

Com relação a ambos autores, Iamamoto e Carvalho, citam que:

O Assistente Social atua no campo social a partir de aspectos particulares da situação de vida da classe trabalhadora, relativos a saúde, moradia, educação, relações familiares, infraestrutura urbana, etc. É a partir dessas expressões concretas das relações sociais no cotidiano da vida dos indivíduos e grupos que o profissional efetiva sua intervenção.

Como podemos perceber na citação acima, o Assistente Social atua na situação de vida de classes trabalhadoras, sempre dando ênfase a suas infraestrutura, dando então, a partir dai suas expressões como profissional.

Também explicita-se a importância do compromisso social do Assistente Social com relação a ética profissional, orientado no sentido de solidarizar-se com o projeto de vida do usuário ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com