TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II Teoria da comunicação

Por:   •  29/4/2016  •  Dissertação  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO ALUNO:  Lucas Tatsumi Barbieri Eduardo Gondo

RGM:         139446-1                                                

DISCIPLINA:  Teoria da Comunicação

NOME DO TUTOR:

A Escola de Chicago foi a primeira escola do pensamento comunicacional, surgiu nos Estados Unidos no final do século XIX em 1892. As suas teses ganharam fama nos anos 30. Seus integrantes buscavam outros que procuravam rumos iguais aos deles, tendo um papel sociológico da comunicação como elemento integrador da sociedade.

Tendo como principais representantes George Mead e Charles Cooley que lançaram as bases do Interacionismo Simbólico, termo que foi criado por Blumer em 1937; estudo das significações elaboradas pelos atores sociais no contexto das interações sociais. Esses atores sociais atribuem sentido às ações uns dos outros e à realidade social.

Para Cooley a sociedade era um organismo em que varias partes mutuamente se influenciam em diversos graus. Todas as partes se ajudando a dar sentido ao organismo e estruturá-lo. Ele foi um dos pioneiros no tratamento de processos massivos de imprensa. Os indivíduos agem orientando suas ações em função do que é esperado dos outros para os papéis sociais e funções que designam.

A interpretaçãoo das interações sociais, significados do mundo e os processos de interpretaçãoo utilizados nos contatos sociais é entendido como interacionismo simbólico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.4 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com