TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL: A ORGANIZAÇÃO DE SOCIEDADE CIVIL- FÉ E ALEGRIA DO AMAZONAS

Por:   •  11/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NA OSC’S ORGANIZAÇÃO DE SOCIEDADE CIVIL- FÉ E ALEGRIA DO AMAZONAS

SILVA, Marlucia Braz¹

SOUSA, Paula de Andrade².

Resumo

O objetivo desse trabalho foi a realização do estudo sobre o trabalho do Serviço Social no Terceiro Setor especificamente na Organização da Sociedade Civil- OSC Fé e Alegria do Amazonas localizada na cidade de Manaus. O enfoque metodológico desta pesquisa é enfocado no estudo, bibliográfico através de artigos, livros e revistas acadêmicas   do terceiro setor que se configura dentro de um contexto social, econômico e político, contudo é construído a partir de um recorte do social em esferas, como primeiro setor (o Estado), segundo setor (o mercado) e o terceiro setor (sociedade civil). As transformações sociais contemporâneas, operadas pela programática neoliberal sob o comando do capital financeiro, trazem novos desafios ao conjunto de cidadãos e de homens e mulheres que vivem da venda de sua força de trabalho. Os assistentes sociais, individual e coletivamente, não são alheios a esta realidade. Os profissionais já se caracterizam por enfrentar estes desafios, questionando e problematizando seu papel na sociedade, assumindo perfis mais críticos e comprometidos com os interesses dos trabalhadores e dos setores subalternos.

Palavra Chave: Relação família-escola, Osc’s Fé e Alegria, Cidadania.

INTRODUÇÃO

Contextualizar ONGs no mundo, no Brasil e no Amazonas.

Definição de ONGs

De acordo XXXX as são organizações sem fins lucrativos e fazem parte do Terceiro Setor. Podem ser constituídas como uma associação ou fundação. Não são geridas pelo Estado e não são empresas comercias. As ONGs são criadas a partir da necessidade de suprir as deficiências dos governos em resolver os problemas sociais. São organizações advindas da sociedade organizada, com a finalidade de ajudar, dar suporte e administrar recursos públicos ou privados, gerindo programas e projetos sociais de interesse público que causem impacto positivo. Referencial ?

ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

FUNDAÇÃO

Criada a partir de um patrimônio doado por uma pessoa física, uma família ou uma empresa. Doação que pode ser em vida ou através de testamento. O bem é transferido através de uma escritura pública. Validada sua constituição pelo Ministério Público Federal

 

Fundação Fé e Alegria do Amazonas

A fundação Fé e Alegria foram fundadas na Venezuela em 1955, e é uma entidade não governamental de solidariedade social, que soma esforços com o estado na criação e manutenção de serviços educativos e sociais, na periferia das grandes cidades e nas áreas rurais, Por iniciativa dos jesuítas Jose Maria Veras, o Movimento deu os primeiros passou de uma jornada de sucesso, que começou em Caracas e se estendeu para diversos países da América Latina e do mundo. Fé e Alegria esta presente no Brasil Argentina, Bolívia, Chade, Chile, Colômbia, Equador, Elsalvador, Espanha, Guatemala, Haiti, Honduras, Itália, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O movimento chegou ao Brasil em 1981 e atua com destaque no campo educativo e social, recebendo influência determinante da Pedagogia da Educação Popular de Paulo Freire, juntamente com a educação inaciana (jesuítas). Na busca por respostas ás urgência de alunos, familiares, comunidade e outros parceiros, a proposta educativas de Fe e alegria se concretizam de diversas formas nos países onde esta presente, buscando respostas significativas desde e com as comunidades, Fe e Alegria esta presente em 20 países do mundo em 14 estados do Brasil os quais são:

Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, São Paulo e Amazonas. Em suma, para Fé e Alegria, a educação popular deve promover a transformação social, política e cultural dos educando, potencializando sua capacidade de agir e atuar no mundo e desenvolvendo uma proposta participativa que busca equilibrar a compreensão e o conhecimento do universo.

Nossa Missão e Visão

Fé e Alegria e um Movimento Internacional de Educação Popular Integral e Promoção Social, baseados nos valores de justiça, liberdade, participação, fraternidade, respeito à diversidade e solidariedade, dirigidas à população empobrecida e excluída, para contribuir com a transformação das sociedades, alcançando um mundo onde todas as pessoas tenham acesso á educação e possam desenvolver plenamente as suas capacidade e viver com dignidade, construindo sociedades nas quais as estruturas estejam a serviço do ser humano e da transformação das situações que geram a desigualdade, a pobreza e a exclusão. A fundação Fé e Alegria é um movimento de educação popular integral e de promoção social, cuja ação dirige-se aos setores mais vulneráveis da sociedade. Provoca o envolvimento de pessoas, grupos e instituições em torno do desafio de promover transformação social para Fé e Alegria, a educação é a estratégia fundamental para alcançar uma sociedade justa, fraterna e democrática, Fé e Alegria entendem a educação como um meio de formação humana e política, que permite ás crianças e adolescente acessar espaços de participação real na sociedade, para poder, assim, transformá-la e exercer sua cidadania, desenvolve programas nas seguintes áreas de atuação: Educação Formal: Educação infantil, ensino fundamental, Educação Não Formal, Educação comunitária, atenção integral á criança e ao adolescente em situação de risco social e pessoal, Desenvolvimento Comunitário, Formação de lideranças comunitária, inclusão digital, geração de trabalho e renda e programação socioambiental; Formação de educadores populares, Formação continuada de docentes, formação continuada de gestores/as e formação de educadores/as sociais: Ação publica: Participação em campanhas, fóruns temáticas, conselhos setoriais e articulação em redes sociais, Comunicação, Rádios educativos, rádios comunitários, boletins informativos e tais educativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com