TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL E REGIÃO SUL

Por:   •  27/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Paulista UNIP

O serviço social e a região sul

Aline Firmino Oliveira

Cremilda Bandeira Miranda

Maria do Socorro

Raissa Ferreira Alves

Sidiana Alves Sobrinho

Sulair Gomes de Souza

Do Curso de Serviço Social, disciplina Fundamentos históricos, teóricos e metodológico do serviço social/ Noite II.

Professora: Mariane

Marabá-PA

27.04.2014

O serviço social e a região sul

Cultura da região Sul do Brasil

A cultura da região Sul do Brasil apresenta elementos culturais dos povos indígenas principalmente os guranis (Mbyás), kaingangs e os carijós, que foram os primeiros habitantes do território, dedicavam-se a pecuária, criando gado e trabalhavam na agricultura.

A cultura do Sul apresenta uma rica diversidade cultural com a chegada da colonização européia, efetuada por colonos portugueses, espanhóis, negros escravos e imigrantes alemães, italianos, poloneses, açorianos entre outros, onde cada um trouxe consigo suas características culturais (costumes, idiomas, culinárias, dança), e outras manifestações.

A região Sul do Brasil fortemente influenciada pela cultura dos imigrantes europeus começou a ser colonizada no século XIX, contribuindo no desenvolvimento econômico da região, baseada na pequena propriedade rural de policultura.

O convívio entre os imigrantes espanhóis e portugueses com os índios surgiram mistura raciais originando o que se chamou de “raça gaúcha” e o surgimento de uma cultura completa que era compartilhada pelos povos.

O gaúcho regionalista difundiu sua cultura no território cultivando os hábitos e costumes dos povos antigos até os dias atuais, através da identificação dos símbolos que são: o cavalo crioulo, o pássaro quero-quero, a flor brinco-de-princesa e a erva-mate etc. O povo sulista não se contenta somente com isso, fundando um CTG (centro de tradições gaúchas), que e um local construído rusticamente e especialmente para manter e difundir a cultura gaúcha em sua integridade fora do Estado do rio Grande do Sul. Com o passar dos anos, essa tradição passou a ter maior força ainda com a criação do MTG (movimentos tradicionalistas gaúchos), que se uniram para representar a historia do Estado em todos os cidadãos.

São muitas as formas de manifestações culturais que se encontra na culinária, literatura, danças, festas típicas, lendas, musicas, entre outras. Podemos destacar os principais, na culinária o arroz carreteiro, chimarão, churrasco e o vinho; nas danças o fandango, chimarrita, tirana, anu, vaneirão, chula, e a milonga; as festas são de nossa senhora do navegante, da uva, “oktoberfest” festa da cerveja e juninas; as lendas o saci pererê, o boitatá e o curupira.

Entre as principais características culturais do gaúcho esta na indumentária que e composta de vários itens que são as botas e esporas, o xiripá, as bragas, as bombachas, as faixas, as guaiacas, as camisas, os casacos, os lenços, os poncho e palas; a prenda e a companheira do gaúcho vestem vestido rodado, sapatilhas e flor no cabelo.

O que é Serviço Social?

O serviço social é uma disciplina das ciências sociais cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão e do problema social. Dispõe do contributo de diversas ciências afins sociologia, psicologia, economia, ciência política,antropologia, direito, ética, estatística. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

Origem do Serviço Social

A profissão surge no final do século XIX, em 1898, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Com a ascensão da sociedade burguesa com o aparecimento de classe sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria um certo controle sobre os proletários. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma.

A profissão

O Assistente Social, bacharel em Serviço Social é um profissional qualificado com competências de nível superior que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.

A profissão de trabalho social promove a mudança da sociedade, a resolução de problemas das relações humanas e promove a capacidade e aptidão das pessoas de forma a terem o seu bem-estar. Utilizando teorias de comportamento humano e sistemas sociais, o trabalho social intervém nos pontos onde as pessoas interagem com os seus ambientes. Neste âmbito, o respeito pelos direitos humanos e de justiça social são fundamentais para o trabalho social. O desempenho do trabalhador social encontra-se intimamente relacionado com a necessidade de resolução dos problemas sociais. Neste contexto, o Trabalho Social tende a lançar o seu foco de intervenção sobre os problemas das pessoas dentro do seu contexto ambiental, equacionando intervenções sistémicas e ecológicas. Isto, porque os indivíduos são influenciados pelas forças e fraquezas de tudo o que orbita em seu torno: família, local de trabalho, grupos de referência, entre outros…

Conselho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com