TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADMINISTRADOR REALIZANDO EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM CAXIAS DO SUL: APADEV

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.945 Palavras (16 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 16

O ADMINISTRADOR REALIZANDO EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM CAXIAS DO SUL: APADEV

AZEVEDO, Adriana Mendonça de[1]

OLIVEIRA, Fabiana de[2]

CANDIA, Francisco Ezequiel Silva de[3]

OLIVEIRA, Gisele Pereira de[4]

BÖSING, Tatiane Maria[5]

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo abordar o tema Terceiro Setor e Marketing Social dentro de uma instituição sem fins lucrativos. Um dos principais motivos da abordagem do tema é o mal uso de rede social para divulgação da instituição. A metodologia utilizada para este estudo foi o método qualitativo, com base em pesquisas bibliográficas e estudo de campo.

O problema da instituição é a falha na comunicação em todos os aspectos, tanto para os clientes, investidores e voluntários. Torna-se um ciclo “não tem comunicação porque faltam pessoas e faltam pessoas porque não tem comunicação”.

Diante da constatação fez-se uma tentativa inútil de sanar o problema, dando soluções simples para problemas pequenos que acabam tomando proporções gigantescas e resultados desastrosos.

Palavras- chaves: Terceiro Setor, marketing, rede social, facebook

ABSTRACT: This article aims to address the topic Third Sector and Social Marketing within a nonprofit. One of the main reasons for the approach to the subject is the misuse of social networking to publicize the institution. The methodology used for this study was the qualitative method, based on library research and field study.

The problem is the failure of the institution in communication in all aspects, both for customers, investors and volunteers. It becomes a cycle “has no communication because people are missing and missing persons because we do not have communication."

Given the finding was made a futile attempt to remedy the problem, providing simple solutions to small problems that end up taking gigantic proportions and disastrous results.

Key words: Third Sector, marketing, social network, Facebook

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem o objetivo de descrever as dificuldades encontradas pelos órgãos que prestam serviço gratuito a comunidade e de que forma a mesma pode contribuir para a melhora deste importante setor.

Devido às exigências e mudanças no contexto global a pesquisa realizada busca identificar quais são as necessidades reais da instituição.

 A falta de informação leva ao pensamento equivocado, de que estes órgãos necessitam apenas de doações. Diante disso é que se assume um papel importante, pois se precisa rever conceitos e divulgar que há muito que fazer nesta área e que há trabalhos simples como a divulgação em redes sociais da instituição.

Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de por em prática o que está descrito como básico para a formação de um administrador, como planejar, organizar, liderar, executar e controlar e ainda conhecer a instituição escolhida.

A assistência social é o foco deste artigo. A entidade eleita foi a APADEV- Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais. Assim sendo leva-se o artigo a apreciação do meio acadêmico, com a finalidade de que graduandos possam descobrir mais e de que forma podem agregar experiência e conhecimento ajudando ONG’s.

  1. Contextualização

Com o objetivo de inserir e melhorar a qualidade de ensino aos deficientes visuais, há vinte anos aos 29 dias do mês de novembro de 1983, foi fundado a APADEV- Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais.

O prédio onde hoje está instalada a sede foi construído em 1992, com a ajuda do Rotary Club Cinquentenário, com o apoio do Rotary Club Caxias do Sul, Rotary Club Imigrante, casa da amizade, poder público municipal e sociedade em geral, e conta também com um centro educacional que possui recursos que propiciam dar continuidade ao que foi planejado no inicio de tudo.

Esta entidade de assistência social presta serviços gratuitos aos portadores de deficiência visual, serviços esses que são de preparação para a educação e facilita a reabilitação e inclusão dos mesmos. Os aspectos considerados essenciais para a inclusão social incluem: reabilitação pessoal, promoção humana e cultural, geração de emprego e situações de renda, possibilidades de acesso à informação, educação e lazer.

Os principais objetivos da instituição é oportunizar educação e reabilitação a pessoas com deficiência visual, visando à inclusão escolar, profissional e psicossocial; promover sensibilização da sociedade para as questões da deficiência visual e a importância da prevenção e intervenção precoce e manter intercambio com entidades congêneres.

A instituição se mantem de doações mensais feitas pela iniciativa privada, prefeitura, FNAS (Programa de Ação Continuada) e FMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e comunidade em geral.

A APADEV recebe hoje cerca de 176 alunos, de várias idades, residentes em Caxias do Sul e outros municípios do Rio Grande do Sul.

Os programas de atendimento contam com várias oficinas tais como: arte cultura e lazer, atividades desportivas e recreativas, atividades da vida diária, estimulação precoce, informática, oficina ocupacional, orientação e mobilidade e optometria.

Apesar das parcerias estabelecidas, além das dificuldades financeiras, a entidade também tem problemas organizacionais na descrição do processo de trabalho e de marketing, o que lhe confere pouca visibilidade e por tanto gera dificuldade na captação de mais recursos e de confiabilidade.

  1. Problema e Objetivos

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Terceiro setor: características básicas

O Terceiro Setor pode ser conceituado como aquele composto pelo conjunto de entidades que preenche os requisitos referidos e que tenha como objetivo e finalidade o desenvolvimento de ações voltadas a produção do bem comum. É utilizado para designar as organizações sem fins lucrativos, de caráter não governamental, contando também com a participação de voluntários, além de contribuir com praticas de caridade e de cidadania. As entidades que trabalham no Terceiro Setor devem trabalhar visando sua viabilidade e cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com