TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL EM DESTAQUE

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CLAUDIANE ALVES LACERDA ROCHA

FAMILIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

[pic 3]

Januária

2014

CLAUDIANE ALVES LACERDA ROCHA

FAMILIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos I; Sociologia; Filosofia; Ciências Políticas.

Prof. Rosane Ap Belieiro Malvezzi; Sérgio de Goes Barbosa; José Adir Lins Machado; Wilson Sanches.

Januária

2014


Sumário

  1. Introdução________________________________________________4
  2. Desenvolvimento___________________________________________5
  3. Conclusão________________________________________________8
  4. Referência________________________________________________9

Introdução

        

Vamos falar um pouco neste trabalho sobre a divisão de trabalho, onde é uma distribuição de tarefas em funções diferentes, para agilizar e aumentar  a produção.

E relatar um pouco das mudanças que as famílias contemporâneas sofreram com as dificuldades do homem com o desemprego, que contribuiu para o ingresso da mulher no mercado de trabalho, conquistando seu espaço e também sobre as dificuldades que as mulheres tiveram para adaptar sua vida profissional com a pessoal, tendo que trabalhar fora e ainda cuidar da casa e crianças, mais mesmo com tantas dificuldades, elas superaram e se tornaram vitoriosas.


Desenvolvimento

                                         

FAMILIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

Divisão social do trabalho

A divisão social do trabalho é como se distribui o trabalho nas diferentes sociedades, é uma distribuição de tarefas com funções específicas, com finalidade de realizar a produção em menor tempo e de forma produtiva.

Com a divisão do trabalho, o trabalhador se especializa em uma função e com os movimentos repetitivos adquire agilidade em desempenhar aquela função diminuindo o tempo gasto e com resultado melhor.

A divisão social do trabalho favorece a vida na sociedade, pois o individuo se sente útil, pois ele desempenha uma função que é necessária para ele e para outras pessoas de sociedade.

A divisão social do trabalho é muito importante, mais deixa o trabalhador limitado àquela função que desempenha, seria mais interessante se o individuo fosse flexível a varias atividades e não ficasse somente em uma etapa da produção, mais por outro lado existe um laço de união e  solidariedade, pois um individuo precisa do outro para que o produto chegue pronto na etapa final.

Mesmo com substituição de grande parte da mão de obra pela industrialização, ainda existe em muitas fabricas que só funcionam em sistema de divisão de trabalho, onde cada um exerce sua função.

As relações familiares na contemporaneidade

O processo de construção do individuo gira em torno de vários espaços, mais é em torno da família que a vida se inicia, se estrutura, sendo o primeiro e principal contato que o individuo tem na vida social.

Mesmo com a importância que a família tem para o individuo, atualmente vem ocorrendo mudanças nas configurações familiares contemporâneas que estão provocando muitas discussões, que estão fazendo com que a sociedade olhe para as famílias com outros olhos. Mesmo com tantas mudanças a base indispensável  para o desenvolvimento  do psíquico e estrutural continua sendo a família e isso nunca vai mudar.

As mudanças sociais ao longo do tempo vem interferindo  nas relações sociais dos indivíduos, afetando também as relações familiares contemporâneas.  

Hoje é possível observar vários tipos de famílias que saem do formato tradicional, onde era formado por pai, mãe e filhos biológicos. É muito fácil encontrar famílias com configurações diversas, onde filhos são criados por pais separados, divorciados em guarda compartilhadas, criados por avós, muitos por mães solteiras ou pai cria sozinho e muitas vezes por babás, professoras e até mesmo por irmãos mais velhos, que fazem o papel dos pais, por terem que passar o dia fora para trabalhar.

Outra mudança que as famílias contemporânea  vem sofrendo é em questão do papel  homem e mulher, que hoje em dia não é mais apenas o homem  que trabalha fora para o sustento da família, a mulher ganhou espaço para trabalhar fora e com isso ajudar o homem no sustento da família, gerando  assim distanciamento na relação marido e mulher, mãe e filhos e por passar muito tempo fora de casa os filhos acabam sem cuidados por outras pessoas.

É possível ver as mudanças nas famílias da sociedade atual, mais não podemos deixar de considerar as reais necessidades de cada uma, assim estaremos considerando as bases onde as relações familiares estão sendo construídas.

Mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do século XX

O sistema familiar tradicional, sempre foi estimulado a ser preservado e seguido, onde existia uma rígida divisão de trabalho e papeis estabelecidos, em que a função de trabalhar fora e sustentar a família era única do homem e a mulher tinha a responsabilidade de cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos.

Era possível observar algumas características no homem e na mulher em ver o modo de lidar com o cotidiano: o homem era mais agressivo e competitivo e a mulher tinha mais sensibilidade, afetividade, capaz de observar e o cuidado era maior, assim viviam as famílias, mais algumas mudanças como as dificuldades financeiras veio a contribuir para o declínio de modelo familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com