TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Por:   •  11/4/2018  •  Artigo  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 3]

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II

RELAÇÕES FAMILIARES, EDUCAÇÃO E CIDADANIA

ALCIONE.– RA1299137746

CASSIA MARIA GOMES BELLO

[pic 4]

SÃO GONÇALO

NOV/2017.

SUMÁRIO [pic 5]

1-RESUMO             ____________________________________________ 5

2- INTRODUÇAO______________________________________________6

3-DESENVOLVIMENTO________________________________________ 7

           

 4- CONSIDERAÇÕES FINAIS ___________________________________14

 5-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ________________________________16

TÍTULO DO ARTIGO:

Serviço Social e Educação

 

ALCIONE– RA 1299137746

RESUMO        

O presente estudo intitulado como “Serviço Social e Educação: Uma Análise Do Processo De Inserção Do Serviço Social No Âmbito Educacional.”, como já mencionado de forma direta no titulo tem como objetivo geral conhecer os caminhos que traçam a atuação e intervenção do assistente social no âmbito educacional e como objetivos específicos: caracterizar o processo histórico de surgimento e desenvolvimento do Serviço Social, apontar os diversos campos de atuação nos quais o assistente social esta inserido, diferenciar a educação como sendo um desafiador campo de atuação profissional para o assistente social e analisar a inserção do assistente social em meio a sua atuação e intervenções na educação brasileira. Todos estes objetivos justificam-se a partir da necessidade conhecer mais profundamente esse novo campo de atuação que se abre para os profissionais do serviço social, buscando analisar esse processo de inserção do assistente social na educação a partir de um trabalho norteada por uma metodologia que caracteriza-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em documentos que tratam o processo de desenvolvimento e das conquistas tanto do serviço social quanto da educação ate o momento no qual ambos unem-se na

busca por garantir os direitos, cidadania e autonomia dos educandos. Levando ao desenvolvimento de uma conclusão que nos leva a ver essa nova pratica como a possibilidade de ver o alunado não de forma individual, mais como unidade inserida em um contexto diversificado e que deve ser preparado não somente para a vida profissional, mais para uma vida dinâmica e multifacetada no meio social.



Palavras-chave: Serviço Social. Prática Profissional. Educação


INTRODUÇÃO


O desenvolvimento humano se consolida em todas as esferas da sociedade, sendo influenciado por inúmeros fatores sociais, políticos e econômicos, enfatizando que a base do individuo é a família, primeiro espaço de influência, aprendizado, socialização, etc.
Depois da família, a escola coloca-se como sendo o segundo espaço de desenvolvimento e socialização, onde passamos boa parte da nossa vida. Ferreira (2001, p. 281), define a escola como um “estabelecimento público ou privado onde se ministra ensino coletivo. Alunos, professores e pessoas duma escola. Sistema ou doutrina de pessoa notável em qualquer dos rumos do saber”.
Com base no ponto de vista e definição exposto, a escola objetiva o repasse do saber, muitas vezes conhecimentos padrões e indispensáveis como: português, matemática, história, geografia, química, física, etc. Há séculos a escola vem desenvolvendo esse trabalho mecanizado, porém, a mesma vem passando por um processo de modernização, acompanhando o desenvolvimento mundial.
A preocupação
atual envolve todo o contexto no qual o individuo está inserido, preparando-o para o mundo, passando a ver o educando não somente como uma unidade quantitativa, mas também qualitativa, considerando os fatores sociais, políticos e econômicos que influenciam na vivência e desenvolvimento humano.
Diante dessa nova necessidade da escola, diante do objetivo de orientar e acompanhar a comunidade escolar faze-se necessária a inserção de novos profissionais nesse contexto, dentre estes destacamos o assistente social, profissional qualificado, que ao longo do seu desenvolvimento histórico lutou não somente pela sua liberdade e autonomia profissional, mas também, pela garantia dos direitos da população em todos os aspectos, intervindo nas vulnerabilidades e riscos sociais que vem a afligir a população, atuando nas mais variadas áreas que compõem o âmbito social. 

1. Desenvolvimento

1.1 Inovando a Prática Profissional

É necessária a identificação de novas mediações e ações interventivas, com particularidades que descubram novas alternativas, diante dos constantes desafios que surgem no cotidiano profissional do Serviço Social. Onde decifrar a realidade se coloca como a oportunidade de construir novas propostas capazes de atender as demandas de trabalho dos assistentes sociais.
As perspectivas profissionais se fazem presentes no campo de atuação e nas intervenções realizadas na dinâmica ligada a vida social, reforçando a subjetividade que confronte responsabilidades e limites da realidade da sociedade. Sendo a profissão um exemplo de trabalho atualmente realizado na realidade social.
As observações estabelecidas nas fronteiras que por muito tempo prenderam o serviço social promoverão uma evolução profissional, promovendo apoio, autonomia e proteção social. De modo que os assistentes sociais conquistaram seu código de ética, um trabalhador especializado, que apesar de buscar a promoção cidadã e libertação capitalista, tem de manter uma relação de venda de capacidade de trabalho para sua sobrevivência.
O serviço social passa a compor o grupo do trabalho social, onde o assistente social participa de um trabalho coletivo, contribuindo e compartilhando as relações das classes sociais, imprimindo em seu trabalho direções diferenciadas embasadas por uma literatura especializada.
Colocando-se como uma profissão que relaciona-se com varias dimensões da vida social, é uma profissão que necessita de profissionais diversificados, bem preparados e com boa capacidade comunicativa, alem de um excelente embasamento teórica, pois a teoria e a pratica para um profissional caminham lado a lado na busca pela melhor atuação profissional.
Estas afirmações relatam à dimensão da importância do entendimento da inovação da atuação profissional por parte de profissionais que estão sempre a buscar uma atuação mais qualificada, atuações que superem o esperado e promovam cada vez mais efetivamente a autonomia cidadã no âmbito profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (173.7 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com