TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA ESQUELÉTICO

Ensaios: SISTEMA ESQUELÉTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA ESQUELÉTICO

FUNÇÕES:

Esse sistema serve para proteção, produção de células sanguíneas, armazenamento de minerais e íons, sustentação e locomoção.

O sistema esquelético (também chamado de sistema ósseo) é formado por vários ossos, cujo estudo é chamado de osteologia. O crânio e a coluna vertebral são estruturas ósseas complexas e importantes que ajudam e evoluem na medida em que o homem se desenvolve. Já a coluna vertebral tem o objetivo de dar maior flexibilidade ao nosso corpo.

Ossos do corpo humano se juntam por meio das articulações. E são responsáveis por oferecer um apoio para o sistema muscular permitindo ao homem executar vários movimentos. Num corpo adulto, existe cerca de 208 ossos que geram alavancas para o sistema muscular.

Funções do Sistema Esquelético

- Sustentar o organismo;

- Proteger os órgãos vitais;

- Armazenar os sais;

- Ajudar no movimento do corpo;

- Hematopoiética.

Divisão do Esqueleto:

Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.

Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores.

A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.

Classificação dos Ossos:

Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em:

Ossos Longos

Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises.

Exemplo: Fêmur.

Ossos Curtos

São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto.

Exemplo:

Ossos do Carpo.

Ossos Laminares (Planos)

São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos.

Exemplos:

Frontal e Parietal.

Além desses três grupos básicos bem definidos, há outros intermediários, que podem ser distribuído em 5 grupos:

Ossos Alongados

São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central.

Exemplo: Costelas.

Ossos Pneumáticos

São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume.

Exemplo: Esfenóide.

Ossos Irregulares

Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles tem quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto.

Exemplo: Vértebras.

Ossos Sesamóides

Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos.

Ossos Suturais

São pequenos ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio. Seu número varia muito de pessoa para pessoa.

Configuração Externa dos Ossos:

Saliências Ósseas

Articulares Não Articulares

- Cabeça

- Côndilos

-Facetas

- Processos

- Tubérculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com