TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA MEMBRANOSO

Pesquisas Acadêmicas: SISTEMA MEMBRANOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA MEMBRANOSO

1. Permeabilidade celular.

É a passagem de substâncias através da membrana plasmática pode ocorrer através de vários processos, tais como:

1.1. Difusão

1.2. Osmose

1.3. Células em solução Hipotônica – Células em solução Hipertônica

1.4. Difusão facilitada

1.5. Transporte ativo

A difusão é um processo espontâneo, portanto passivo (a célula não gasta energia para que ele aconteça), em que as partículas de um soluto se espalham (difundem) em uma solução. Esse processo sempre ocorre com a passagem de soluto da região mais concentrada para a menos concentrada, resultando na igualdade das concentrações das soluções envolvidas.

A osmose é um processo através do qual ocorre trânsito de água através de uma membrana semipermeável, como a membrana plasmática. Se considerarmos um tecido cujas células estão em contato com solução mais concentrada do que a do seu interior, haverá saída de água e esse tecido (ou organismo) sofrerá desidratação. O inverso (reidratação) irá ocorrer no caso da concentração da solução externa ser menor do que a encontrada no interior da célula, com entrada de água por esse processo, que é considerado um processo passivo, pois não ocorre gasto de energia.

Células em solução Hipotônica. Se colocada em uma solução de pressão osmótica inferior à do soro fisiológico, entrará água na hemácia, fazendo-a aumentar de volume (fenômeno denominado turgência). Caso a hemácia seja colocada em uma solução muito hipotônica ou água destilada, o equilíbrio nunca será alcançado, ocasionando o rompimento da hemácia (fenômeno denominado hemólise ou plasmoptise).

Células em solução Hipertônica. É um caso especial de Osmose, que consiste na tendência do deslocamento de água da solução menos concentrada para a mais concentrada. Uma célula animal como, por exemplo, a hemácia, apresentará alterações de volume se for colocada em uma solução com pressão osmótica diferente da sua. No caso da Solução Hipertônica, se colocada em uma solução de concentração superior à do soro fisiológico, a hemácia perderá água e sofrerá crenação ou plasmólise.

A difusão facilitada é um processo de passagem de substâncias de um lado ao outro da membrana plasmática, com a ajuda de proteínas chamadas permeases. Essas proteínas são responsáveis pelo reconhecimento de substâncias que devem entrar na célula, como a glicose, por exemplo. Neste processo também não há gasto de energia.

O transporte ativo é um processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática, com gasto de energia. O principal exemplo é a bomba de sódio e potássio, que funciona da seguinte maneira: a concentração de íons potássio dentro das células é maior do que a do lado de fora da célula; já os íons sódio são maioria no espaço extracelular.

2. Fagocitose e Pinocitose

Fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células amebóides.

Pinocitose é um processo de endocitose em que a célula engloba partículas sólidas inespecíficas em solução aquosa, sem ser por difusão, mas por transporte ativo através da membrana plasmática.

2.1. Comparação entre fagócitos e pinocitose quantos aos seguintes aspectos:

a) Modo de capturar uma partícula.

Ambos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com