TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS OPERACIONAIS

Artigos Científicos: SISTEMAS OPERACIONAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Análise

E Desenvolvimento de Sistemas

Atividade Avaliativa - ATPS

Sistemas Operacionais

Prof. Luiz Cezar Ribeiro

Evandro Canhete Dias - RA: 6577301506

Eraldino Junior - RA: 6945457435

Maria Noelia - RA: 6576296790

Claudevan Dias - RA: 6787394480

JUNDIAÍ / SP

2013

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD Luiz Cezar Ribeiro

Professor tutor presencial Mauricio Portolann

Professora tutora a distância: João Alexandre Baldovinotti

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Sistemas Operacionais para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

JUNDIAÍ / SP

2013

Essa atividade foi elaborada em grupo, e tem como objetivo aprofundar o conhecimento relacionado ao Sistema Operacional comercial.

Cada etapa descrita foi analisada minuciosamente para que tenhamos as informações necessárias sobre o proposto.

Relatório 4 – Sistema Operacional Comercial

Introdução

O sistema operacional comercial deve controlar a execução de diversos programas e o uso concorrente da UCP. Para ser executado num ambiente multiprogramável, um programa deve estar sempre associado a um processo.

A gerência de processos é uma das principais funções de um sistema operacional comercial. Através de processos, um programa pode alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar sua execução. .

Estrutura do Processo

Um processo pode ser definido, de forma mais abrangente, como o ambiente onde um programa é executado. Este ambiente, além das informações sobre a execução, possui também o quanto de recursos do sistema cada programa pode utilizar, como o espaço de endereçamento, tempo de UCP e área em disco.

A execução de um mesmo programa pode variar dependendo do processo no qual ele é executado, ou seja, em função dos recursos disponíveis.

Um processo é formado por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento, que juntas mantêm todas as informações necessárias à execução de um programa.

Contexto de Hardware

O contexto de hardware armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status (PSW). No momento em que o processo perde o uso da UCP, o sistema salva as informações no contexto de hardware do processo. A troca de um processo por outro na UCP, comandada pelo sistema operacional, é denominada mudança de contexto, consistindo em salvar o conteúdo dos registradores do processo que está deixando a UCP e carregá-los com os valores referentes ao do novo processo que será executado.

Contexto de Software

No contexto de software são especificados características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como o número máximo de arquivos abertos simultaneamente, prioridade de execução e tamanho do buffer para operações de E/S.

O contexto de software é composto por três grupos de informações sobre o processo: que são eles:identificação, quotas e privilégios.

Identificação

Cada processo criado pelo sistema recebe uma identificação única (PID) representada por um número. Alguns sistemas, além do PID, identificam o processo através de um nome.

O processo também possui a identificação do usuário ou processo que o criou (owner). Cada usuário possui uma identificação única no sistema (UID).

Quotas

As quotas são os limites de cada recurso do sistema que um processo pode alocar. Caso uma quota seja insuficiente, o processo poderá ser executado lentamente, interrompido, ou mesmo não ser executado.

Privilégios

Os privilégios ou direitos definem as ações que um processo pode fazer em relação a ele mesmo, aos demais processos e ao sistema operacional.

Privilégios que afetam o próprio processo permitem que suas características possam ser alteradas, como prioridade de execução, limites alocados na memória principal e secundária. Já os privilégios que afetam os demais processos permitem, além da alteração de suas próprias características, alterar as de outros processos.

Espaço de Endereçamento

O espaço de endereçamento é a área de memória pertencente ao processo onde as suas instruções e os dados do programa são armazenados para execução. Cada processo possui seu próprio espaço de endereçamento, que deve ser devidamente protegido do acesso dos demais processos.

Bloco de Controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com