TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERVISÃO OBSERVAÇÃO ORIENTADA

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PAN-AMAZÔNICA

Curso de Serviço Social

SUPERVISÃO OBSERVAÇÃO ORIENTADA

A importância da técnica de observação na intervenção do Assistentes Social

Severa Romana do S. Pantoja Janahú.

Belém

Abril /2016

    A importância da técnica de observação na intervenção do Assistentes Social

          Os assistentes sociais defrontam-se, cotidianamente, com as mais variadas expressões da questão social, nas mais diversas áreas, tais como saúde, habitação, previdência, assistência social e judiciário.

          A apreensão dessas situações como expressões do conflito entre capital e trabalho demarca a especificidade do Serviço Social no espaço sócio-ocupacional. Por isso, os profissionais de outras áreas que trabalham na instituição nem sempre possuem o mesmo entendimento acerca das demandas institucionais. Os assistentes sociais buscam o conhecimento de como os processos decorrentes da estrutura econômica da sociedade como a violência, a pobreza, o desemprego, a falta de acesso à saúde, à educação, ao trabalho, à habitação, etc. Esses profissionais intervêm em situações em que os idosos sofrem a violação de direitos previstos constitucionalmente, as crianças e adolescentes estão envolvidos com o narcotráfico, as mulheres são vítimas de violência, enfim, essas são algumas das expressões da questão social evidenciadas nos processos de trabalho, nos quais os assistentes sociais se inserem.

A questão teórico-metodológica diz respeito ao modo de ler, de explicar a sociedade, e a proposta de formação, que não separa história, teoria e método, é própria da matriz crítico-dialética (SIMIONATTO, 2004). O termo apreensão refere-se à apropriação do real com base em uma teoria que orienta as leituras de realidade e a formação dos assistentes sociais, ou seja, refere-se aos fundamentos teóricos acionados nos processos de trabalho em que os assistentes sociais participam.

Como prática profissional, o Assistente Social deve coordenar e executar programas de enfrentamento à pobreza, que assegurem a elevação da auto-estima, o acesso a bens, serviços e renda para segmentos mais vulnerabilizados pela situação de pobreza e exclusão social, desenvolver programas voltados para o atendimento aos grupos de maior risco, realizar e disponibilizar estudos e pesquisas no âmbito das Políticas Sociais.

Quanto às atribuições do assistente social enquanto prática profissional deve coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas e projetos na área de Serviço Social; prestar informações e elaborar pareceres na área de atuação do Serviço Social; planejar, coordenar, executar atividades sócio-educativas; estabelecer parcerias e contatos institucionais; atuar como facilitadora de processos de formação de lideranças e organização comunitária; planejar, coordenar e realizar reuniões e palestras na área de atuação do Serviço Social; elaborar relatórios técnicos e analíticos; treinar, avaliar, supervisionar e orientar estagiários de Serviço Social.

Os instrumentos técnico-operativos utilizados pelo assistente social do Programa Acesso à Cidadania são: folha de produção diária, conversas informais, documentação, Reunião, observação, entrevistas, fichas de cadastro, encaminhamentos, registros, acompanhamento social, relatórios e visitas domiciliares.

A observação consiste na ação de perceber, tomar conhecimento de um fato ou conhecimento que ajude a explicar a compreensão da realidade objeto do trabalho e, como tal, encontrar os caminhos necessários aos objetivos a serem alcançados. É um processo mental e, ao mesmo tempo, técnico. ” SOUZA (2000).

        Os Assistentes Sociais inquiridos na sua intervenção técnica usam como técnicas, “a entrevista, a pesquisa, a observação direta, participante e não participante, trabalho de campo (visitas domiciliárias), e questionários (em alguns casos é importante elaborarmos um conjunto de perguntas, para complemento do diagnóstico da situação), e a investigação-ação”. Procuram desenvolver uma metodologia que para além de “informar, incentive e capacite os pais para a mudança/alteração do problema”. Os inquiridos responderam na totalidade utilizar na sua intervenção, reconhecendo-os com facilitadores de identificação dos fatores de risco e de proteção ao usuario. Os assistentes sociais elaboram o diagnóstico sobre o usuario através de “contactos pessoais e/ou telefónicos, pedidos de informação e de relatórios escritos aos serviços implementados na comunidade ou instituição ,junto de informadores qualificados que fazem parte do quotidiano do usuario, tais como agentes educativos, médicos de família”. 

A observação exige de você uma postura ética, não emitindo julgamentos de valor sobre os fatos que observa e, sobretudo, atentando para o fato de que deve guardar sigilo do que constatou. Nesse processo, é importante ainda que você mantenha uma postura discreta, evitando assim que sua atividade assuma características de fiscalização. Partindo das informações obtidas, você deverá buscar no referencial teórico até então recebido da Universidade as conexões possíveis, posto que o objetivo desta disciplina é que você realize uma interlocução de teoria e prática. Com o objetivo de oferecer a você os parâmetros mínimos a serem destacados no processo de observação apresentamos o modelo a seguir, explicando-o, para que você possa compreender o que deve ser identificado em cada item.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com