TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde comunitária

Por:   •  1/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.513 Palavras (19 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 19

   FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA[pic 1]

  Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Jd. Vera Cruz – Sorocaba/SP – CEP:18050-000 – (15) 3321-1520

www.anhanguera.com

              0800 15 21 36

SAÚDE COMUNITÁRIA

Relatório apresentado como exigência para obtenção da Nota Parcial da Matéria de Saúde Comunitária do Curso de Fisioterapia 3º/4º Semestre, da Faculdade Anhanguera – Sorocaba - SP.

Orientador: Prof ª. Maysa Soares

Alunas:
Dara Diana Garcia        RA

Edilaine C. Rodrigues RA8872431619
Larissa F. Rinaldini    RA8206979468
Soellyn Menezes            RA8832386094

     FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA[pic 2]

  Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Jd. Vera Cruz – Sorocaba/SP – CEP:18050-000 – (15) 3321-1520

www.anhanguera.com

              0800 15 21 36  

RESUMO

O relatório veio com o intuito à nós, como alunos, e parte da sociedade, ter o conhecimento do sistema da nossa saúde num todo,  na importância da prevenção, incentivando e participando de campanhas com a comunidade, conhecer historicamente o processo até chegar o Sistema Único de Saúde (SUS), os progressos, a assistencialidade sendo feita, a realidade das fraudes dentro de um programa com renda que poderia estar melhor do que já funciona.

Esse relatório veio foi oportunidade de conhecer um programa do nosso país que por muitos é criticado, mais pouco conhecido profundamente para entendimento das falhas e até melhorias por nós mesmos, população adquirente dos direitos da saúde no Brasil.

Palavra-chave: conhecimento, saúde comunitária, comunidade.

SESSÃO DE FILME

- Processo de saúde e doença e conclusão sobre o assunto

O filme morte negra relata a escassez de higiene em que a população vivia; desta forma estavam sujeito a muitas doenças por conta das cidades todas sujas, dormiam em lugares onde os ratos passavam. A cidade com certeza tinha um grande mal cheiro por conta dos mortos que onde morriam e ali ficavam ate sua decomposição ou ate serem comidos pelos bichos. 
As pessoas ficavam doentes freqüentemente pois alem da vivencia em um lugar imundo as pessoas não tomavam banho, as condições eram precárias, ai a pessoa morria com uma determinada doença e por não serem enterradas elas eram veladas por dias, transmitindo assim aqueles vírus ou infecção a outras pessoas. 

 
- Questões religiosas que interferem na saúde

 As pessoas naquela época acreditavam que o fato de se estar doente não significava sinal de falta de higiene e sim o fato de terem cometido pecados contra Deus onde estavam sendo castigados por todo mal cometido, quando uma pessoa apresentava um sinal de doença ela era imediatamente morta por conta das crenças que eles tinham. 


Acreditavam também que as bruxas era capazes de lançarem sobre as pessoas certos feitiços nos quais os afetavam e traziam a população muitos tipos de doenças. 

      FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA[pic 3]

  Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Jd. Vera Cruz – Sorocaba/SP – CEP:18050-000 – (15) 3321-1520

www.anhanguera.com

              0800 15 21 36  

- Questões míticas

 

 A historia relata o ano de 1348 na Inglaterra medieval, onde nesta época houve o surgimento da peste negra onde as pessoas não conseguiam relacionar o fato das doenças com a falta de higiene, e sim com o fato de cometerem pecados contra Deus e por esse motivo ele encaminhava pragas para que a população sofresse.

 
 Imaginavam que as bruxas fossem capazes de lançarem sobre eles feitiços, Osmund, um sacerdote da igreja católica, se junta a um grupo de homes para uma missão de irem a aldeias com a finalidade de matarem uma das bruxas na qual acusavam de ser a responsável pela peste, um grupo de homens já havia sido encaminhado com a mesma finalidade porem não retornaram.  


 A aldeia na qual procuravam havia uma bruxa que trazia os mortos a vida. 
Passaram por problemas durante a caminhada no qual precisaram matar um dos homens pois o mesmo estava doente e não podiam correr o risco de serem infectados pela doença que ele estava, apos foram atacados por um grupo de bandidos conseguem vencê-los e seguem a caminho do vilarejo. Osmund também é surpreendido quando encontra as roupas de sua amada na floresta ele deduz que ela havia sido morta pelos bandidos que os atacaram, mesmo em meio a dor com a perda de sua amada ele segue por todo caminho, ao chegarem a aldeia as pessoas ficam desconfiadas e questionam o motivo de la estarem eles alegam que só querem um abrigo, um lugar para passarem a noite, apos essas informações são recebidos bem pelas pessoas que la habitavam, lá já é possível notar que as pessoas são limpas que ha higiene as casas são bem feitas, as pessoas se vestiam um pouco melhor. 
 A bruxa na qual procurava habitava naquela aldeia, e ela ficou sabendo o real motivo pelo qual aqueles homens estavam ali, então ela os embebedou e enquanto dormiam os prenderam, e lá começaram as torturas onde eles só seriam soltos após afirmarem que Deus não existia. Um dos homens com medo de morrer fez o que eles mandaram mas foi morto enforcado na floresta, outro não negou a Deus e foi estilhaçado por quatro cavalos. 
 Soltaram então Osmund para que visse sua amada na qual havia sido resgatada pelo povo na floresta, a bruxa alega a ter ressuscitado, ele não acreditou e a matou com uma faca. Apos os homens sobreviventes conseguiram escapar da armadinha e mataram todos os homens da aldeia, e a bruxa conseguiu escapar. 

  Osmund voltou para o mosteiro e ficou transtornado por conta de sua amada e saiu a procura da bruxa que a matou, quando via uma mulher via nela o rosto da bruxa e as torturava e apos a matava. 

     FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA[pic 4]

  Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Jd. Vera Cruz – Sorocaba/SP – CEP:18050-000 – (15) 3321-1520

www.anhanguera.com

              0800 15 21 36  

Conclusão:  O que mais chama atenção no filme morte negra é a questão religiosa do povo da época onde acreditavam que as pessoas morriam se cometessem pecados contra Deus ou se fosse vitimas de bruxaria, quando na verdade o fato de muitas doenças se ligavam a falta de higiene, as pessoas não tinham condições básicas de sobrevivência, não havia saneamento básico, as condições eram realmente consideradas precárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (234.3 Kb)   docx (119.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com