TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sentido Tato

Ensaios: Sentido Tato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Tato

O tato é um dos cinco sentidos. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano.

- Epiderme: Constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. As células mais abundantes desse epitélio são os queratinócitos. A epiderme ainda apresenta melanócitos, células de Langerhans e as células de Merkel.

• Camada basal: constituída por células prismáticas ou cuboides, basófilas, repousando sobre a membrana basal. A membrana basal, ou germinativa, apresenta intensa atividade mitótica. As células da camada basal contém filamentos intermediários de queratina, que se tornam mais numerosas a medida que se aproximam da superfície.

• Camada espinhosa: células cuboides ou ligeiramente achatadas, de núcleo central, citoplasma com curtas expansões que contém feixes de queratina (tonofilamentos). Os tonofilamentos terminam inserindo-se nos espessamentos citoplasmáticos dos desmossomos. Os filamentos de queratina e os desmossomos têm importante papel na coesão entre as células da epiderme e na resistência ao atrito. Nela também ocorrem mitoses, mas em menor número que na camada basal.

• Camada granulosa: células poligonais achatadas, núcleo central e citoplasma carregado de grânulos basófilos, grânulos lamelares

• Camada lúcida: mais evidente na pele espessa, constituída por uma delgada camada de células achatadas, eosinófilas e translúcidas. O citoplasma apresenta numerosos filamentos de queratina.

• Camada córnea: tem espessura muito variável e tem células achatadas, mortas e sem núcleo. Citoplasma dessas células apresenta-se repleto de queratina.

Células de Langerhans: muito ramificadas, localizam-se em toda a epiderme entre os queratinócitos. Elas são capazes de captar antígenos, processa-los e apresenta-los aos linfócitos T. Portanto, tem papel nas reações imunitárias cutâneas.

Células de Merkel: Estão em maior quantidade na pele espessa da palma das mãos e planta dos pés, principalmente na ponta dos dedos. Elas se localizam na parte profunda da epiderme. Em contato com a base das células de Merkel existe uma estrutura em forma de disco, onde se inserem fibras nervosas aferentes (conduzem impulsos para o sistema nervoso central). As células de Merkel são mecanorreceptores (sensibilidade tátil).

- Derme: Tecido conjuntivo em que se apoia a epiderme e une a pele ao tecido subcutâneo ou hipoderme. Sua superfície externa é irregular, observando-se saliências.

A derme é constituída por duas camadas: a papilar, superficial, e a reticular, mais profunda. A papilar é delgada, constituída por tecido conjuntivo frouxo que forma as papilas dérmicas. A camada reticular é constituída por tecido conjuntivo denso. Ambas as camadas contêm muitas fibras do sistema elástico, responsáveis em parte pela elasticidade da pele.

Na derme são encontrados também vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e outras estruturas derivadas da epiderme, como folículos pilosos, glândulas sebáceas e sudoríparas.

Uma das funções mais importantes da pele, devido a sua grande extensão e inervação sensorial, é receber estímulos do ambiente. Além de numerosas terminações livres na epiderme, existem receptores encapsulados e não encapsulados na derme e hipoderme. As terminações nervosas livres são sensíveis ao toque e a pressão, e também a temperatura, dor, coceira etc. Os receptores encapsulados são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com