TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Humano E Saúde

Resenha: Ser Humano E Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Resenha  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

Ser humano e saúde (1º ciclo)

Ao se falar de corpo humano com as crianças, entre elas surgem aquelas brincadeiras sobre gordos, magros, altos, baixo ou qualquer diferença física que este possa ter. O professor deve incentivar os alunos a valorizarem as diferenças.

O ciclo de vida pode ser estudado com a ajuda de figuras ou retratos de pessoas em diferentes fases da vida. Podendo apresentar um painel apresentando uma sequência de diferentes idades.

Esse painel permite estudar diferentes comportamentos nas diferentes faixas etárias. E é sempre bom salientar que a vida compreende a morte e esse é o ciclo vital de todo ser vivo.

As crianças podem conhecer as características externas do corpo, comparando crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos. É possível que encontrem dificuldades de diferenciar meninos e meninas pequenos desde que vestidos, isso deixa de existir quando adolescentes e adultos por causa do aparecimento de pelos no homem e o surgimento de seios na mulher.

É interessante comparar seres humanos com animais de diferentes espécies. Essas comparações podem identificar comportamentos semelhantes, como a alimentação dos filhotes, cuidado com a prole e rituais de conquista e acasalamento.

Mostrar para os alunos que bebês humanos são totalmente dependentes dos pais. Recebem atenção, alimentação e o asseio especial são determinantes para sua saúde e desenvolvimento.

Na infância os alunos verificam que sob a orientação de um adulto eles são capazes de cuidar de várias coisas para si. Inicia-se a tomada de consciência do corpo.

Pensando na juventude os alunos verificam que a independência aumenta e as mudanças do corpo são acentuadas, é o momento da transição da infância para a vida adulta.

Muito importante é a investigação sobre a velhice, fase da aposentadoria: sem trabalho, sem sonhos, sem necessidades especiais, só doenças. É preciso reverter esse quadro de valores, incentivando as crianças desde cedo a valorizem a experiência dos idosos.

O professor junto com os alunos prepara entrevistas relacionando-as ao cotidiano das pessoas, no presente e no passado. Leva-los ao posto de saúde local fornecendo referências quanto aos cuidados com a higiene e alimentação. Se informar também sobre verminose, doenças frequentes na infância e sobre a AIDS (formas de transmissão e de contágio, cuidados necessários).

Ser humano e saúde (2º ciclo)

É comum haver analogia entre o corpo humano e uma máquina mais isso é errado, pois o corpo é um sistema vivo capaz de se reproduzir diferentemente da máquina.

O corpo humano tem diversos aparelhos e sistemas que realizam funções especificas. O equilíbrio depende também das interações com o meio.

Se algum aparelho, sistema ou órgão não funciona significa um problema no organismo todo. O professor analisa através de suas proposições o que os alunos sabem para assim traçar o caminho a ser percorrido a partir desse ponto.

Ele busca informações em um texto selecionado e compatível com os estudos do segundo ciclo.

O ponto de partida não importa, o importante é garantir a construção da noção do corpo como um todo integrado e dinamicamente articulado a vida emocional e ao meio físico e social.

Ao trabalhar com diferentes sistemas ou aparelhos, é importante que os alunos em grupos representem de alguma forma o assunto estudado.

Uma roda de conversa com os alunos acerca de um determinado tema é importante para saber quais são os conhecimentos adquiridos.

Buscas de informações em atlas anatômicos e simplificados, livros ou outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com