TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servidor DNS E DHCP

Ensaios: Servidor DNS E DHCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

Servidor DNS

e

Servidor DHCP

João Pedro Fechine Candido - nº 16

2º A - ELO

Rede de Computadores

Profº Fernando

São Paulo

2014

Servidor DNS

O que é?

O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), é um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Existem duas formas de acessar uma página na internet: pelo nome de domínio ou pelo endereço IP dos servidores nos quais ela está hospedada. Para que você não precise digitar a sequência de números no navegador sempre que quiser visitar um site, o DNS faz o trabalho pesado de traduzir as palavras que compõem a URL para o endereço IP do servidor.

Como funciona?

A conversão dos nomes para endereços IP é feita por uma série de servidores DNS que funcionam de uma forma distribuída e hierárquica.

No topo dessa hierarquia estão os servidores raízes que sabem os endereços de todos os servidores DNS responsáveis pelo primeiro nível do domínio de nomes, ou seja, .br, .fr, .com, etc.

Esses, por sua vez, tem os apontadores para os servidores DNS dos níveis imediatamente abaixo na sua árvore e assim sucessivamente até chegar aos servidores que tem autoridade sobre o domínio pesquisado. Costuma haver mais de um servidor para o mesmo domínio para garantir a disponibilidade do serviço.

Os computadores que precisam resolver os nomes não costumam fazer essa busca sozinhos. Eles perguntam a servidores DNS oferecidos pela infraestrutura de rede de uma empresa ou do provedor de acesso à internet. Esses servidores fazem todo o trabalho de pesquisar um nome e guardam a informação por um tempo para o caso de outro computador fazer a mesma consulta. Esse esquema de cacheamento das informações é fundamental para não sobrecarregar todo o DNS.

Um exemplo prático de utilização é quando uma pessoa acessa uma página no navegador, por exemplo www.google.com.br, o navegador pede ao seu servidor DNS para resolver esse endereço. Este pergunta a um dos servidores raízes que indica o responsável pelo domínio .br. O responsável pelo domínio .br, que nesse caso também é responsável por .com.br aponta para o servidor DNS da Google que finalmente responde com o endereço IP associado à www.google.com.br

A forma como o DNS é distribuído com delegação de autoridade e o uso de cache das informações torna o sistema bastante eficiente e escalável. Também confere grande agilidade para a troca e inclusão de novos nomes pelos responsáveis por cada domínio.

Qual a sua função?

A principal função de um servidor DNS é oferecer resolução de nome para redes baseadas em TCP/IP. Ou seja, possibilita que usuários de computadores clientes usem nomes, em vez de endereços IP numéricos, para identificar hosts remotos. Um computador que execute a função de servidor DNS pode hospedar os registros de um banco de dados DNS distribuído e usá-los para resolver consultas de nomes DNS enviadas por computadores cliente DNS. Essas consultas podem incluir solicitações como os nomes de sites ou computadores na sua rede ou na Internet.

Também é possível integrar a função de servidor DNS ao AD DS (Serviços de Domínio Active Directory) para armazenar e replicar zonas DNS. Isso torna possível a replicação de vários mestres e a transmissão mais segura de dados DNS. Em troca, o AD DS precisa do DNS para que os clientes possam localizar controladores de domínio.

Quais são os Hardwares e softwares utilizados?

Um servidor é, basicamente, um computador mais potente do que seu desktop comum. Ele foi desenvolvido especificamente para transmitir informações e fornecer produtos de software a outros computadores que estiverem conectados a ele por uma rede. Os servidores têm o hardware para gerenciar o funcionamento em rede wireless e por cabo Ethernet, normalmente através de um roteador.

Algumas das recomendações comuns de hardware para servidor DNS:

• Computadores de processador único com CPUs Pentium II de 400 MHz (megahertz)

• 512 MB (megabytes) de RAM para cada processador

• Pelo menos 4 GB (gigabytes) de espaço disponível no disco rígido

• Um adaptador de rede

Como exemplo de servidores DNS podemos citar Google Public DNS, OpenDNS, GigaDNS, Level 3 e DNS Benchmark.

Servidor DHCP

O que é?

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo que permite que as diversas máquinas presentes na rede obtenham o seu endereço a partir da rede, para além de obterem outra informação de configuração essencial para o seu funcionamento como, por exemplo, o servidor de DNS e o gateway que devem utilizar para comunicação com o exterior.

Como funciona?

Ao ligarem-se à rede, os clientes difundem um pedido para a rede, solicitando informação de configuração. O pedido é recebido pelo servidor de DHCP, que responderá fornecendo a informação solicitada. Sendo um protocolo normalizado, clientes com diferentes sistemas operativos poderão interactuar com este serviço, independentemente da plataforma na qual ele esteja implementado.

O DHCP oferece três tipos de alocação de endereços IP:

Atribuição manual – Onde existe uma tabela de associação entre o Endereço MAC (MAC Adress) do cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede; por conseguinte, apenas os clientes cujo endereço MAC consta nesta lista poderão receber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com