TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social no Centro de Referência Especializado de Assistência

Por:   •  9/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

1 APRESENTAÇÃO DO TEMA:

       O Tema proposto tem como foco de estudo, a intervenção do Serviço Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Mocajuba, especificamente, o trabalho junto aos idosos vítimas de violência física, psicológica e negligência, abuso e/ou exploração sexual, etc.  Ressalta-se que, qualquer idoso que tenha seus direitos violados, constitui-se em demanda do atendimento do CREAS, através do Serviço de Proteção Social a Pessoa Idosa(PSDI), previsto na Tipificação Nacional de Serviços Sócio Assistenciais.

2 PROBLEMÁTICA:

    A intervenção do Serviço Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social tem contribuído para que os idosos vítimas de violência física, psicológica, ou seja,  com seus direitos violados, de fato consigam alcançar a condição de cidadão de direito? Enquanto unidade pública estatal que presta serviços continuados de proteção social especial de assistência social para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, o Serviço de Proteção Social à Pessoa Idosa (PSDI), ofertado pelo CREAS, tem conseguido alcançar o seu objetivo no que condiz a proposta de atendimento ao idoso previsto na Tipificação Nacional de Serviços Sócio Assistenciais?

3 JUSTIFICATIVA:

O trabalho desenvolvido no CREAS, visa uma intervenção pautada em ações que favoreçam a elevação do sujeito à condição de cidadão através de orientação, proteção e acompanhamento individualizado e sistemático, assim como ações educativas e outros procedimentos que se julguem necessários.

Nesse sentido, o tema proposto visa a ampliação da discussão sobre a Intervenção do Serviço Social, no que condiz a aplicabilidade das políticas públicas voltadas a pessoa idosa, chamando para debates, a sociedade, as famílias e o poder público, a fim de que tais sujeitos usufruam dos benéficos garantidos em lei, contribuindo também para a ampliação das discussões em âmbito acadêmico, no sentido de favorecer aos futuros profissionais o conhecimento sobre a realidade das demandas de seu atendimento.

4 OBJETIVOS:

4.1 GERAL:

Refletir sobre a atuação do Serviço Social junto a pessoa idosa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Mocajuba.

4.2 ESPECÍFICOS:

- Acompanhar o processo de intervenção do Assistente Social junto ao idoso em situação de violação de direitos;

- Estudar os instrumentais jurídicos voltados à garantia dos direitos dos idosos;

- Compreender as instâncias de responsabilização com a pessoa idosa.

5 METODOLOGIA

Este trabalho será desenvolvido, através de Pesquisa Bibliográfica, a fim de subsidiar o tema proposto, pesquisa documental e pesquisa de campo.

 


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com