TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social 1° semestre

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO a distância

Serviço Social

janiny fernanda gomes da rocha araujo

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

[pic 2]

Taguatinga

2013

janiny fernanda gomes da rocha araujo

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplina Ética,Política e sociedade, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do serviço Social.

Taguatinga

2013

        SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1

2 EXCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL...........................................................................1

3 VIOLÊNCIA E DESIGUALDADE SOCIAL...............................................................2

4 VIOLÊNCIA DECORRENTE DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL......2

5 CONCLUSÃO...........................................................................................................3

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................5        


1 INTRODUÇÃO

A Exclusão social refere-se a dificuldades ou problemas sociais que ocorrem na vida das pessoas e as levam a sofrer isolamento e até mesmo discriminação por parte de determinados grupos ou até mesmo da sociedade. O excluído não é só aquele que se encontra em situação de carência material, mas sim os desempregados, os sem-terra, os moradores de rua, os favelados, aos que não tem oportunidades de saúde e educação, etc. Essa exclusão é causada pela desigualdade social que vivemos em nosso país.

        A desigualdade social dentre outros vários problemas, também afeta diretamente na questão da violência. Podemos ver que a maior concentração de homicídios ocorre nas áreas de maior pobreza, como favelas, onde normalmente há uma carência nos setores de saúde, educação, lazer, etc.

        A homofobia é definida como o preconceito e a discriminação em relação às pessoas homossexuais. Esse é um assunto que atualmente vem gerando uma grande repercussão na sociedade. Enquanto muitos fazem protestos, manifestações contra esse tipo de preconceito, outros praticam violência contra os homossexuais. Podemos entender a homofobia, assim como outras formas de preconceito, como a atitude de colocar a outra pessoa, no caso o homossexual, em posição de inferioridade, de anormalidade, baseado na heterossexualidade como padrão.

2 A EXCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL

A Exclusão social no Brasil vem desde os tempos da escravidão, que predominou por mais de três séculos, sendo um regime de exclusão social por excelência. Nos dias de hoje, ela vem sendo tratada com um enfoque relacionado à restrição de renda. Pelo fato de não termos uma justa distribuição da renda nacional, muitos de nossos jovens tem de abandonar as escolas, e ingressar no mercado de trabalho precocemente.

O Brasil é um dos campeões mundiais da desigualdade social, apesar de ser um país democrático, nossa sociedade ainda é essencialmente cruel e autoritária, onde o acesso à educação, saúde, lazer, ou até mesmo à condições mínimas de sobrevivência não chegam às mãos de todos, e apesar de sermos um país rico, esta riqueza se acomoda nas mãos de uma minoria, enquanto a maioria da população é obrigada a conviver com a pobreza e a exclusão social.

O governo Brasileiro possui alguns programas de combate à exclusão social como o Bolsa Família, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo país. Mais recente que este, temos o Plano Brasil sem Miséria, que parece ser bem mais completo, pois oferece cursos técnicos, água, luz, além da construção de creches, postos e unidades de saúde.

3 VIOLÊNCIA E DESIGUALDADE SOCIAL

        Conforme estudos que relacionam a violência com a desigualdade social, existem fatores que representam risco e proteção contra a violência: Os fatores de risco seriam a falta de capital social e a superposição de desvantagens, já os fatores de proteção são a presença do capital social e o acesso à direitos tais como saúde, educação, cultura e lazer.

        Muitas vezes a falta de capital social e as inúmeras privações, como a falta de estudo, acaba por levar as pessoas ao desemprego, e a falta do que fazer pode levá-las a busca por algo ilícito, mas de maior facilidade, como as drogas, o alcoolismo. Nessas áreas, as crianças e adolescentes são os grupos mais vulneráveis.

        Por outro lado nas áreas onde as famílias tem uma renda superior, há um  percentual elevado de pessoas com educação de nível universitário e ocupando melhores empregos.

        Outro ponto é a presença da segurança pública, que é bem maior em áreas que na realidade tem menos necessidade, do que em outras que os níveis de violência são maiores.

4 VIOLÊNCIA DECORRENTE DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL

        A violência contra homossexuais é sem dúvida uma das faces mais trágicas da discriminação por orientação sexual ou homofobia no Brasil. Levantamentos feitos a partir de notícias sobre a violência contra homossexuais publicadas em jornais brasileiros mostram dados alarmantes, revelando que nos últimos anos centenas de gays, travestis e lésbicas foram assassinados em nosso país.

        Existem muitas outras formas de violência, além do assassinato, envolvendo familiares, vizinhos, colegas de trabalho ou de instituições públicas como as escolas, as forças armadas, que envolvem a humilhação, ofensas, agressões físicas  e até extorsão.

        As manifestações de preconceito contra essa diversidade sexual ocorrem das mais variadas formas, como expulsão de casa, impedimento de ingresso em estabelecimentos comerciais, mau tratamento por parte de servidores públicos, colegas, amigos e familiares, chacotas, problemas na escola, trabalho ou na comunidade onde vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com