TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teóricos Metodológicos Do Serviço Social III 5° Semestre - Serviço Social

Trabalho Escolar: Fundamentos Históricos E Teóricos Metodológicos Do Serviço Social III 5° Semestre - Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  3.621 Palavras (15 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 15

Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social III

Tutores à distância: Daniel OsterreicherLaporta

Santo André 23 de novembro de 2013.

SUMÁRIO

Introdução 3

A Importância do Serviço Social nos dias de Hoje 4

Áreas de atuação no Segundo Setor Privado 7

Atuação do Assistente Social no Setor Público 7

Atuação do Assistente Social no Terceiro Setor 8

A Pedagogia da participação e a pratica do Assistente Social 9

As reflexões entre Serviço Social e Educação: Política 11

Conclusão 13

Referências Bibliográficas 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do serviço social nos dias de hoje, identificando perfis pedagógicos da prática profissional, mostrando a diferença entre a Filantropia e o Assistencialismo e a evolução do Serviço Social diante das mudanças ocorridas, sua diversificação da área de trabalho em vários setores e as tendências de mercado.

O Serviço Social na atualidade situa alguns desafios históricos que se apresentam aos Assistentes Sociais. Pensar o Serviço Social na contemporaneidade nos remete primeiramente a pensar no compromisso com a população, nos limites, nos desafios e acima de tudo, na busca por novos caminhos norteadores, enfatizando também a verdadeira finalidade.

A profissão do Serviço Social, ao longo de sua trajetória, foi se moldando delineada mente, e em cada momento histórico, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Desta forma, obteve conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindas de pesquisas, lutas e persistência. Tendo a oportunidade de conquistar novos espaços ocupacionais, e ao mesmo tempo, se deparando com uma realidade completamente antagônica aos objetivos profissionais.

As formações profissionais do Assistente Social precisaram aprender o cenário em que a profissão se efetiva, bem com a realidade social que acerca. Acredita-se que as mudanças políticas, sociais, culturais e ideológicas que vivemos nos tempos atuais; as profundas transformações nos processos de produção da vida social; assim como as relações entre os sujeitos, nos impulsionam a refletir sobre novas demandas e dinâmicas do mundo do trabalho.

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

O Serviço Social atualmente está inserido emum cenário em que as múltiplas faces da questão social vêm aumentando exacerbadamente. Contudo, o desafio principal para a profissão nesta conjuntura é se capacitar permanentemente, criando novas estratégias junto das equipes multidisciplinares e interdisciplinares e seus usuários, através de uma leitura critica da realidade, refletindo sobre todas as mudanças que vem ocorrendo de forma rápida e excludente.Vale salientar que pensamento e natureza, sujeito, objeto, teoria e prática não são iguais, o que ocorre é uma interconexão entre ambos, ampliando uma relação capaz de promovermudanças, projetadas em uma postura dialética possibilitando a apropriação da totalidade dos fatos.

O Serviço Social se estabelece como umaprofissão que tem por princípio central a emancipação da sociedade, através do acesso aos direitos sociais dosusuários por meio das políticas públicas. No entanto, é por meio de umrespaldo teórico, crítico e reflexivo que estes profissionais materializam o compromisso com o Projeto Ético Político, tendo nas expressões da questão social o seu objeto de trabalho.

Todavia, ao assumir o Projeto Ético Político os assistentes sociais assumiram também a luta contra a ordem social vigente, estando sempre comprometidos em atuar na contra corrente, criando bases e caminhos direcionados à transformação. Sendo assim, o Projeto Ético Político além de norte e referência para os assistentes sociais, permite a estes profissionais compreenderem sua prática, no sentido da transformação coletiva e na promoção de mudanças, avançando de forma qualitativa a prioridade na atuação com os seusdemandantes.

As convergências históricas objetivam-se sob a forma de uma função pedagógica assumida pelos Assistentes Sociais em sua história profissional. O primeiro perfil refere-se ao surgimento da profissão. Classificado como pedagogia da “ajuda” baseia-se na visão psicológica da questão social, atuando na perspectiva de uma reformamoral. O segundo, surge com as experiências do Desenvolvimento de Comunidade e é denominado de pedagogia da “participação”. Combases na teoria modernizadora, este perfil redimensiona a “ajuda” para a “autoajuda” e para “ajuda mútua”. O terceiro, tem início na década de 70 e é consolidado nos anos 80. Articulado ao projeto ético-político da profissão esteperfil refere-se à construção de uma nova pedagogia emancipatória das classes sociais dominadas, apresentando-se como uma alternativa ao trabalho tradicional conservador. As convergências teóricas se expressamatravés da função ideológica ou utópica do Serviço Social vinculada a uma visão social de mundo. Esta função se objetiva pela dimensão educativa sistemática e/ou assistemática das ações profissionais, que produzem efeitos no modo de pensar e agir dos sujeitos envolvidos na prática profissional e estão inscritas no processo de organização política destes sujeitos. A política, portanto, é o campo pelo qual uma visão social de mundo se manifesta objetivamente, estão organicamente ligadas formando a práxis.

Desde o século XVIII, a filantropia e a assistência social associavam-se às práticas de caridade no Brasil. As iniciativas eram dependentes de ações voluntárias e partiam das instituições religiosas, dispensavamseus cuidados, oferecendo abrigos, roupas e alimentos, em especial às crianças abandonadas, aos velhos e doentes em geral. As casas de misericórdia da Igreja Católica e os serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com