TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social contemporaneo

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

       UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP/CENTRO EDUCACIONAL EAD

                                            Polo Juazeiro do Norte - CE

Disciplina Serviço Social Contemporâneo

1° semestre

Curso: Serviço Social

Tutor Presencial: Izabel Santina Fechine

Tutor EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Titulo da atividade: O Serviço Social contemporâneo se compromete com a ética

                                               

Juazeiro do Norte - CE

13/06/2013

            Introdução

                            O presente trabalho foi uma forma de mostrar o serviço social contemporâneo e sua relação com a atualidade em determinadas fases do seu crescimento desde seu início em 1932 aqui no Brasil e enfocar suas mudanças ao decorrer dos anos 1932, 1980,1990. O serviço social no Brasil teve início na década de 1932 e veio como a necessidade do capitalismo em suas fases dentro do monopólio na verdade ele surgiu através da igreja católica que necessitavam fazer caridade ao povo pobre, as damas de caridade da época eram: As esposas do burguês ou de gente rica ligada ao clero e assim praticavam suas benevolências como achavam melhor livre de controle do estado que ainda não se manifestava naquela época.

        No intuito de mostrar as mudanças significantes em vários tempos. Entre os anos de 1945 a 1958, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia moderna, científica e cultural houve maior intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos. Os profissionais conscientizaram-se da necessidade de criar novos métodos e técnicas adaptados à realidade brasileira. Em 1946, foram fundados mais dois órgãos importantes para o atendimento dos trabalhadores: o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC). A ABESS também foi criada em 1946, então denominada Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, uma década após a instalação do primeiro curso de serviço social no Brasil, a Escola de Serviço Social da PUC-SP, veio despertar os interesses do profissional assistente social.

                            Na atual contemporaneidade o serviço social se fortalece com o código de ética de 1993 que está vigorando até hoje. Discutiremos o período neoliberal de (FHC) Fernando Henrique Cardoso. E o período Collor junto a LBA- Associação brasileira de Assistência Social. O processo de renovação do Serviço Social no Brasil está articulado às questões colocadas pela realidade da época, mas por ter sido um movimento de revisão interna, não foi realizado um nexo direto com outros debates, também relevantes, que buscavam a construção de práticas democráticas, como o movimento pela reforma sanitária. Na nossa análise, esses são os sinalizadores para o descompasso da profissão com a luta pela assistência pública na saúde (Bravo, 1996). Enfocaremos a reforma sanitária na saúde e a atuação deste profissional nesta área

               Desenvolvimento

O serviço social passa por um período de transformação e emancipação na metamorfose sofrida e preciso compreender esse processo que se dá desde 1923 até os anos de 1980, é preciso uma síntese bem detalhada para entender, a luta de classes proletariados que no período do neoliberalismo surge sua maior perspectiva de atuação e constituição.

Neste período ele se compromete no compromisso profissional lutando pela manutenção de seus direitos de lutar por as classes menos favorecida pelo sistema economicamente, pois o sistema nunca oferece de fato uma subsistência às classes já citadas, o capital é sempre negado a população que dele precisa se extraindo apenas o mínimo do que se tem. Mesmo com a constituição Brasileira e vigor as políticas sociais deixam duvidas quanto à distribuição de rendas, seu poder e desfragmentado è frágil diante de uma sociedade já esclarecida de seus direitos e deveres.

         Mas a luta do profissional assistente social vai estar sempre de encontro com esse sistema mesmo que inúmeras das vezes as respostas estejam ainda no casulo. O serviço social passa por um período de transformação e emancipação na metamorfose sofrida é preciso compreender esse processo que se dá desde 1932 até os anos de 1980 e 1990, com isso entender a reforma sanitária na saúde.

É preciso uma síntese bem detalhada para entender, a luta de classes proletariados que no período do neoliberalismo surge sua maior perspectiva de atuação e constituição. Neste período ele se compromete no compromisso profissional lutando pela manutenção de seus direitos de lutar, por as classes menos favorecida pelo sistema economicamente, pois o sistema nunca oferece de fato uma subsistência às classes já citadas, o capital e sempre negado a população que dele precisa se extraindo a penas o mínimo do que se tem.

          Mesmo com a constituição Brasileira em vigor as políticas sociais deixam duvidas quanto à distribuição de rendas, seu poder ainda que desfragmentado è frágil diante de uma sociedade já esclarecida de seus direitos e deveres. Mas a luta do profissional assistente social vai estar sempre de encontro com esse sistema mesmo que inúmeras das vezes as resposta estejam ainda no casulo. Somos obrigados à mostrar a realidade social de nossos, pois compreendermos que o século XX rompe com a tradição do conservadorismo incluindo assim uma critica positivo ao serviço social através dos setores progressista, tanto da própria característica quanto a ela se incorporar uma razão a qual tem conferido um momento diferenciado ao projeto profissional que visa ajudar a classe trabalhadora, comprometido com as defesas universais.

O serviço social é constituído na base da relação crítico - dialético então ele não se resume ao aspecto das dimensões que a conformam dessa forma o serviço social se desenvolveu na construção dos fundamentos que vincula dos contextos que o capitalismo o envolve. Sobre tudo pelas carentes progressistas que influenciou o projeto ético - político profissional na atualidade foram os esforços destes profissionais que conquistaram o espaço na categoria e garantiu sua conquista. Hoje código de ética de 1993. Fortalece a profissão e a lei que regulamenta esse profissional e a lei 8662/ 1993 criado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com