TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social do Brasil

Artigo: Serviço social do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Artigo  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

os profissinais buscam um psiocionamento concervador na pratica , nas suas tecnicas de intervençao, diante da pratica de intervençao,consoliaçao do serviço social do brasil,pois suas devida importancia no brasil, onde surgitam profiionais que adquiriram espaços na sociedade apos, o serviço social, passou a ser praticado,

Devido todo esse envolvimento, o país pode se desenvolver apos a consolidaçao da constituiçao brasileira., nesse período, que profissionais deparam-se com a necessidade de novas perspectivas para a profissão e vislumbram a exigência de renovar as discussões que fundamentam as questões teóricas, metodologias e interventivas da categoria.

• Nesta perspectiva, não podemos considerar um golpe revolucionário um regime que concentra suas ações para a conservação da desigualdade social, ruptura do processo de reformas e retrocesso na questão dos direitos democráticos. Percebe-se então, neste contexto, uma profunda desmobilização dos movimentos políticos emergentes, no período populista, tais como os sindicatos rurais, o movimento de educação, junto com os quais a categoria dos assistentes sociais está atuando e buscando compromisso com a profissão e os setores populares. Percebemos a repressão nos setores organizados que são contrários ao regime militar.

A política social se coloca como estratégia para minimizar as marcas do capitalismo, que são expressas pela exploração da força de trabalho e pela concentração de renda.

Neste contexto, a política social é definida como integração social e visa a articulação harmoniosa entre o público e o privado, efetivando-se através de programas. Estes, por sua vez, surgem para eliminar os entraves que impediam o crescimento econômico e objetiva a condição para expansão do capital.

O assistente social, no contexto da ditadura militar, é responsável pela operacionalização desses programas.

• Desse ponto, sob a influência do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, elencando a insatisfação dos assistentes sociais diante da limitação teórica e política, vislumbram a perspectiva de mudança de postura e questionamentos da profissão. Os profissionais assumem a postura de reflexão, de conscientização sobre o sistema capitalista, da exploração da mão-de-obra das classes menos favorecidas, sobre o domínio ao qual a população está submetida no Regime Militar.

• Nesse momento, os profissionais se percebem como executores das políticas sociais e vislumbram um processo crítico do Serviço Social tradicional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com