TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço socialestagioII

Por:   •  11/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]   

        

         ANA PAULA DA SILVA CHAGAS – RA 392559

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

II

LIMOEIRO DO NORTE – CE   2015

ANA PAULA DA SILVA CHAGAS- RA 392559

  RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

II

Relatório de Estágio apresentado

Ao curso de Serviço Social do centro de

Educação a Distância –CEAD da

Universidade Anhanguera

UNIDERP como requisito

Obrigatório para cumprimento

            Da disciplina de

Estágio supervisionado II

LIMOEIRO DO NORTE – CE

2015

SUMÁRIO

IDENTIFICAÇÃO........................................................................03

INTRODUÇÃO............................................................................04

DESENVOLVIMENTO.................................................................05

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................06

REFERÊNCIAS...........................................................................07

IDENTIFICAÇÃO:

Nome da Estagiária: Ana Paula da Silva Chagas

Curso: Serviço Social

Telefone: (88) 92305543 E-mail: paulinhaenarcelo57@gmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: Nível II

Local do Estágio: CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Endereço: Manoel Franklin, nº 4996

Nome do(a) Supervisor(a) Acadêmico(a):Maria Eliane Moreira Magalhães.

Nome do(a) Supervisor(a) de Campo: Juliana Campelo Guimarães

Carga Horária: 98 horas

INTRODUÇÃO:

     O presente relatório de Estagio Supervisionado II em Serviço Social tem como meta fazer uma descrição da instituição do campo de estagio CREAS (Centro de referência Especializado de Assistência Social) de Tabuleiro do Norte-CE. Durante esse estágio entendesse que as políticas sócias desenvolvidas no CREAS são voltadas para melhoria do convívio familiar, melhoria de vida do usuário. À importância para a vida profissional do estágio é muito valido, nos leva a compreensão e o entendimento do processo de super visão como elemento importante na formação profissional. A realização do estágio é uma oportunidade de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando momentos de exercitar a pratica profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida.

       O estágio tem a intenção do envolvimento do aluno em situações reais da pratica profissional. Pode-se atribuir então a uma reflexão critico-analítica das dificuldades e facilitadores dentro da dinâmica que acontece nas relações sócias existentes no campo de estágio, portanto a parti do conhecimento adquirido, compreende bem o contexto da profissão que irá exercer. E as funções dos alunos são: conhecer e cumprir as normas da instituição respeitando então as atividades programadas concedentes ao estágio.

          Meu estagio supervisionado II de intervenção foi realizado no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) as funções do estágio são: conhecer e cumprir as normas da instituição cumprindo todas as atividades programadas ao estágio, atuando diretamente nas realidades e demandas sócias onde estão: declarações de renda familiar, Requerimentos, estudos de casos, visitas domiciliar, bolsa família, atendimento individual. E realizei como interversão o projeto visando a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

        A Família encontra dificuldades para o desempenho das funções atribuídas a ela, de educadora de criança e cuidadora dos mais velhos. Idosos podem apresentar vários perfis, desde sedentarismos, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais, esse projeto é composto por assistência multifuncional ao idoso, levando a eles uma vida mais saudável e dinâmica.

 

DESENVOLVIMENTO:

Identificação da instituição

 

  O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), está localizado, na Rua: Manoel Franklin, nº 4996, um órgão vinculado à Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Tabuleiro do Norte-CE, sua implantação, funcionamento e oferta direta dos serviços constituem responsabilidade do poder público, seu público alvo são famílias e indivíduos que vivenciam situações de risco social e pessoal, por violação de direitos, tais como: violência física, psicológica e negligencias; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual, e tem como objetivo solucionar e acompanhar as situações de vulnerabilidade social no território de abrangência.

    O Centro de Referência Especializado de Assistência Social realiza suas ações e serviços balizados no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), é um trabalho pautado na Política de Assistência Social, referente as condições físicas e técnicas da pratica profissional do assistente social, alguns procedimentos exigem garantia de espaço para atendimento dos usuários, em como local adequado para guarda de prontuários, fichas e documentos pertinentes ao atendimento aos usuários. Atualmente com média de 30 famílias em acompanhamento.

   O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social tem por objetivo, Acompanhar, intervir e solucionar situações de negligencias na família e na sociedade, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; buscando soluções no afastamento do convívio familiar e social. Diante dessas situações supra referidas é realizado acompanhamento especializados das famílias e indivíduos em situações de violação, pela equipe de referência do CREAS(Assistente Social,Psicologa,Educadoras Sociais e Advogado) através de visitas domiciliares e atendimentos psicossociais no espaço da instituição citada acima, caso seja necessário ,a família ou individuo será encaminhado para outro serviço da rede de proteção social, sistema de garantia de direitos e outras políticas públicas( Saude,educação,etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com