TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Shampoo

Trabalho Universitário: Shampoo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  3.038 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

De origem Alemã do ano de 1890 causou grande impacto, já que era uma novidade, pois antes as pessoas lavavam os cabelos com água e sabonetes. Mas só começou a ser comercializado em grande escala após a primeira Guerra Mundial. John Brek, americano, também fez história na área da invenção do shampoos, pois criou em 1930 uma linha de shampoos para cabelos secos e oleosos.

Esse nome surgiu do modismo indiano presente na Inglaterra, porque shampoo oriunda da língua hindu ‘champo’ e significa massagear. Desde início do século XX, as empresas especializadas na fabricação de shampoos criaram novas fórmulas para diferentes tipos de cabelos.

Matérias Primas

Para se obter o shampooé necessária as seguintes matérias primas:

Cloreto de amônio

Lauril sulfato de amônio

Glicol

Lauril sulfato de sódio é obtido a partir de óleos de coco e é utilizado para amaciar a água e criar uma espuma. Houve alguma preocupação com este ingrediente especial circa 1998 sobre este produto químico ser um agente cancerígeno, mas que tem sido refutada [ carece de fontes ] .

Lauroamphoacetate de sódio é, naturalmente, derivado de óleos de coco e é usado como um produto de limpeza e anti-irritante. Este é o ingrediente que faz com que o produto de lágrima livre.

Polissorbato 20 (abreviado como PEG (20) ) é uma ligeira glicol tensioactivo à base de que é usado para solubilizar óleos de fragrâncias e óleos essenciais, o que significa que causa líquido a espalhar-se e penetram na superfície de um sólido (isto é, o cabelo).

Polissorbato 80 (abreviado como PEG (80) ) é um glicol usado para emulsionar (ou dispersar) óleos na água (por isso os óleos não flutuar em cima como molho de salada italiano).

Diestearato de PEG-150 é um agente espessante simples.

Ácido cítrico é naturalmente derivada de citrinos e é utilizado como antioxidante para preservar os óleos no produto. Embora seja uma grave irritação ocular, o lauroamphoacetate de sódio neutraliza essa propriedade. O ácido cítrico é utilizado para ajustar o pH até aproximadamente 5,5. É um ácido relativamente fraco, que torna o ajuste mais fácil. Shampoos são geralmente em pH 5,5, pois em pH ligeiramente ácido as escalas em um folículo piloso colocar o plano fazendo com que o cabelo se sentir suave e olhar brilhante. Tem também uma pequena quantidade de acção conservante. O ácido cítrico, em oposição a qualquer outro ácido irá impedir o crescimento bacteriano.

Quaternium-15 é utilizada como um conservante bacteriana / fungicida.

Polyquaternium -10 tem nada a ver com o produto químico Quaternium-15. Este produto químico actua como ingrediente condicionado, fornecendo humidade e plenitude ao cabelo.

Di-PPG-2-10 myreth adipato é um emoliente dispersível em água, que forma soluções claras com sistemas tensioactivos

Methylisothiazolinone ou MIT, um poderoso biocida e conservante.

Processo de Produção

Tabela para Produção de Shampoo

Teste da fórmula

O sahmpoo é testado em vários momentos no processo de desenvolvimento e produção. Atualmente o shampoo é avaliado sobre as habilidades de limpeza mas também a cor, odor e textura do líquido. O primeiro teste é feito em laboratório para avaliar a fórmula. Isso pode ser feito em seres humanos, mas algumas empresas usam pequenos animais para avaliar a dureza do detergente e a toxicidade das substâncias químicas. Testes químicos também são feitos para garantir que as qualidades de shampoo permanecem estáveis, como o produto é enviado e armazenado na tomada de varejo e em casa dos consumidores.

Uma vez que a formulação do produto é testada, novos shampoos são testados por voluntários do consumidor. Estudos demográficos são usados para isolar os principais grupos de consumidores que estão mais propensos a usar e comprar o produto. Amostras de shampoo são distribuídas para testar grupos e os temas são convidados a avaliar o produto com base no cheiro, resultados, textura, cor e embalagem do produto de limpeza. Grupos são igualmente convidados a avaliar o custo do produto para determinar o sucesso de vendas. Os resultados dos grupos de teste são tabulados e alterações para a fórmula são feitas com baseadas em comentários de consumidores. A nova fórmula (ou embalagem), em seguida, é testada novamente.

Produção de xampu

Uma vez os grupos de teste e os desenvolvedores estão satisfeitos com o produto, o shampoo é colocado em produção em grande escala. A fórmula é dividida em etapas e a planta de fabricação de misturas de ingredientes em grandes cubas. A maioria do trabalho é feito por máquinas, mas humanos supervisores observam o processo para garantir os lotes de xampu são misturados corretamente. Alguns shampoos exigem refrigeração ou aquecimento para criar o correto equilíbrio químico e o processo de mistura. Shampoo em cada Cuba, em seguida, é testado para garantir que os ingredientes correspondem a fórmula original. Os montantes dos conservantes também são avaliados neste momento. Uma vez que é dada a aprovação dos ingredientes e mistura, o shampoo é transferido para máquinas para bombear o shampoo nas embalagens. Mas, para esse produto ser liberado para venda tem que ser aprovado pela ANVISA (Órgão do Ministério da Saúde- Brasil).

Formas de Uso

Primeiro passo: escolher o shampoo certo.

As pessoas são diferentes, portanto, também têm cabelos diferentes. Alguns possuem cabelos oleosos, outros têm cabelos secos e sem brilho, finos, com caspa, enfim, a lista segue infinitamente. A conclusão essencial é de que existem milhares de problemas em diferentes tipos de cabelo e, para lidar com eles, milhões de tipos de shampoo. O uso de um produto errado, principalmente a longo prazo, pode danificar imensamente os fios. Portanto, o melhor é: conhecer o seu cabelo e, a partir disso, escolher o caminho certo para você. Se necessário consulte um especialista, ele ajudará na escolha do shampoo ideal.

Segundo passo: prepare o seu cabelo para o shampoo.

Antes de molhar os fios, é fundamental certificar-se de que o cabelo está completamente livre de nós. Isso é importante porque com os emaranhados o shampoo não é capaz de agir corretamente. Além disso, pentear o cabelo enquanto ele está seco pode ajudar a remover a sujeira. Também é importantíssimo que os cabelos sejam molhados completamente antes que o produto seja aplicado, shampoo não funciona em cabelos secos.

Terceiro passo: diluir o seu shampoo.

Antes de aplicar o produto no cabelo é necessário diluí-lo em água. Sem esse cuidado, pode-se potencializar as partes secas, oleosas e danificadas. Uma sugestão é que você coloque em uma caneca a quantidade de shampoo que pretende passar e misture uma quantidade igual de água.

Quarto passo: aplicação do shampoo.

A lavagem deve começar na parte da frente do cabelo e gradualmente indo para trás. Ao aplicar o produto comece a massagear o couro cabeludo com a ajuda dos dedos. Essa massagem é essencial para remover a sujeira e gordura dos fios, além de melhorar a circulação sanguínea na região. Certifique-se de que aplicou o produto em todo o cabelo, espere de 3 a 4 minutos antes de lavar.

Quinto passo: Lavar o cabelo.

Depois de lavar todo o cabelo enxague-o. Um fluxo continuo de água é necessário para lavar corretamente os fios, e ao fazê-lo certifique-se de que tirou completamente o produto. É válido um cuidado especial ao lavar o couro cabeludo, pois restos de shampoo ou qualquer tipo de resíduo podem gerar problemas como a caspa. Isso ressalta ainda mais a importância de remover completamente o produto. Após a lavagem, esprema todo o excesso de água.

Questões Ambientais

Impacto Ambiental, que pode ser definido como qualquer alteração das propriedades físico-químicas e/ou biológicas do meio ambiente, devida a qualquer forma de matéria ou energia gerada por atividades humanas.

Nos processos de produção e usos do shampoo os despejos amoniacais que são tóxicos e tendem a alcalinizar o meio líquido, necessitando de neutralização antes do lançamento. Os Tensoativos apesar de não apresentarem alta toxicidade, são resistentes à biodegradação. Suas propriedades lipossolventes lhes conferem efeito bactericida, prejudicando processos biológicos importantes ao bom funcionamento dos ecossistemas aquáticos.

O processo industrial orgânico é mais natural, sendo assim, os impactos ambientais são menores, mas o custo da produção é mais elevado, e o produto final é mais caro, ficando o seu consumo limitado a uma classe mais privilegiada.

Conclusão

Fonte (s)

https://en.wikipedia.org/wiki/Shampoo

http://fdr.com.br/formacao/produtor-de-cosmeticos/fabricacao-de-xampu/

http://impactosambientaisproducaoshampoos.blogspot.com.br/2010/09/impactos-ambientais-no-processo-de.html

http://www.tums-ped.org/como-o-shampoo-e-feito.html

http://www.clickgratis.com.br/virtual/mulher/dicas-de-beleza/dicas-de-como-usar-de-forma-correta-o-shampoo/

...

Baixar como  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »