TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Shampoo

Resenha: Shampoo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

Os shampoos têm muito em comum com os sabões e os detergentes, visto que todos são produzidos, basicamente por uma reação de saponificação. A reação de saponificação é uma das mais antigas conhecidas pelo homem, consiste na reação de ésteres de ácidos graxos em sais de um ácido carboxílico e um álcool, de acordo com a reação química abaixo.

No caso específico dos lipídeos temos:

Os produtos da reação de saponificação possuem estruturas com uma extremidade apolar, portanto insolúvel em água e outra polar, essas estruturas são chamadas de “micelas” e são o que confere ao sabão sua capacidade de limpeza.

Estruturas apolares são miscíveis entre si, assim com as polares, portanto quando o sabão é aplicado sobre uma área que esteja suja com óleos e afins a parte apolar se “agarrará” à sujeira e ao adicionar a água, a mesma se unirá a parte polar e “arrastará” a sujeira consigo.

Em geral, o sabão comum é um sal de sódio. Esses sais são solúveis em água (formando a micela). Ao contrário, os sais de Ca2+, Mg2+ ou Fe3+ são insolúveis em água. Dessa forma, um sabão não pode ser utilizado com eficiência num meio que contenha esses íons (água dura); uma vez que nesse caso os sais insolúveis precipitam e aderem ao tecido que está sendo lavado (ou à beira da pia, do tanque, da banheira etc.). A equação química que descreve este fenômeno é a seguinte:

2C17H35-COO–Na+(aq) + Ca2+(aq) → (C17H35-CO-O)2Ca(s) + 2Na+(aq)

Os problemas relacionados ao uso dos sabões comuns em água dura (formação de sais insolúveis) levaram ao desenvolvimento de detergentes sintéticos. Como os sabões, os detergentes contêm uma parte orgânica com um grupo com carga na extremidade da cadeia. Quando os detergentes têm cadeias com carga positiva, são denominados catiônicos; quando a carga é negativa, são aniônicos; quando não têm carga são não-iônicos, e quando possuem uma carga negativa e outra positiva são chamados detergentes anfóteros.

Um detergente é qualquer composto que pode ser utilizado como agente de limpeza. Embora o sabão seja um detergente, esse termo geralmente é usado para designar os substitutos sintéticos do sabão. O nome genérico para essa classe de compostos é ‘agentes tensoativos’. Assim, agente tensoativo é qualquer composto que reduz a tensão superficial da água1, permitindo que óleos e gorduras possam ser emulsionados.

Os detergentes sintéticos aniônicos mais comumente empregados em limpeza no Brasil contêm alquilbenzeno- sulfonatos de sódio, de cadeia linear:

No mercado, são encontrados como uma mistura de alquil-benzenos sulfunatos, sendo que o componente principal dessa mistura é o dodecilbenzenossulfonato de sódio que no Brasil é estabelecido como padrão de detergente aniônico biodegradável.

Os sulfonatos de alquilbenzeno ou os sulfatos de alquila são superiores aos sabões comuns na ação de limpeza, principalmente por não formar sais insolúveis com íons Ca2+, Mg2+ ou Fe3+, como acontece com os sabões comuns.

Os detergentes sintéticos catiônicos são usados como condicionadores capilares (creme rinse) e também como amaciantes de roupas. Os íons carregados positivamente aderem aos fios dos cabelos (e também aos tecidos), formando uma camada uniforme. Essa camada tem uma forte atração pela água, deixando os fios mais úmidos, reduzindo a fricção entre os fios e, conseqüentemente, a eletrização estática. Por conseguinte, os cabelos ficam mais macios e fáceis de pentear. Alguns detergentes sintéticos anfóteros possuem a propriedade de não irritar os olhos, além de formarem uma quantidade moderada de espuma. Por esta razão, são usados nos xampus para bebês.

Os xampus são materiais utilizados na limpeza dos cabelos e contêm em suas formulações um ou mais tipos de detergentes sintéticos (além de outras substâncias, tais como perfumes, conservantes, espessantes etc).

Apresentamos aqui um processo básico de produção de shampoo a partir do óleo de coco:

O óleo de coco é composto, principalmente, de ácido láurico, ácido merístico e ácido cáprico. O ácido láurico, de fórmula molecular C12H24O2 é um ácido graxo, portanto pode ser utilizado como matéria prima para a produção do shampoo, mas por estar misturado com outros ácidos no óleo de coco é necessário primeiro passar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com