TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Shareholders E Stakeholders

Exames: Shareholders E Stakeholders. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  375 Visualizações

Shareholders e Stakeholders

O termo “Shareholders” significa acionistas, são um termo utilizado para designar todos aqueles que possuem parte da empresa ou da organização, é um assunto bastante direto, pois falou de shareholders já se sabe que são os acionistas. Já o termo “Stakeholders” significa “parte interessada” e é um tema pouco mais amplo que os Shareholders, foi utilizado pela primeira pelo americano R. Edward Freeman, no livro “Gerência estratégica: Uma aproximação da parte interessada” (Ptiman 1984). Como na própria tradução, dá-se a entender que Stakeholders são os componentes , meio externo, interessados na empresa, ou seja, todos que são atingidos ou atingem de forma positiva ou negativa pelas ações que a empresa vem a praticar.

A princípio toda empresa trabalha para agradar o seu púbico alvo, ou seja, os seus consumidores. Mais uma empresa com responsabilidade social não visa somente isso, ela procura englobar em seus atos todos aqueles que vem a se influenciar, ganhado ou perdendo, pelas suas ações. São os chamados Stakeholders.

“Responsabilidade Social Corporativa é o resultado da obrigação de uma empresa de prestar contas aos seus stakeholders sobre todas as suas atividades e operações com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável, não apenas em sua dimensão econômica, mas também nas dimensões social e ambienta ” (ALVES M. A.. 2006).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com