TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar Um Stakeholder Positivo E Um Negativo Do Filme Apollo 13

Artigo: Identificar Um Stakeholder Positivo E Um Negativo Do Filme Apollo 13. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  1.873 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho: Identificar um stakeholder positivo e um negativo do Filme Apollo 13.

Positivo:

Stakeholder: Ken Malttingly, interpretado pelo ator Gary Sinise.

Justificativa: A primeira tripulação definida para comandar a Apollo 13 era composta pelo comandante James Lovell, Fred Haise e Ken Malttingly. Dois dias antes da decolagem, o exame médico de Haise detectou sarampo. Como Malltingly não havia desenvolvido a doença, não pode viajar. Após os problemas apresentados pela Nave, Ken é chamado pela NASA e passa a simular, nas mesmas condições de luz, calor e as condições dos instrumentos disponíveis, o que a equipe estaria passando.

Seu objetivo foi reativar o módulo lunar com a carga de apenas 20 amperes. Em nenhum momento do filme Ken desanima, ao contrário, ele está empenhado em trazer os companheiros de volta a terra.

Ele está envolvido no processo em caráter temporário e simboliza um stakeholder positivo, pois, é uma pessoa que afeta diretamente a missão de trazer viva a tripulação ao planeta Terra.

Negativo:

Stakeholder: Diretor da NASA, interpretado pelo ator Joe Spano.

Justificativa: Representa um stakeholder negativo por ter alterado a tripulação dois dias antes do lançamento. O sucesso do lançamento da Apollo 13 depende da participação das partes interessadas e por isso é necessário assegurar que as expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas. Por Haise ter sido detectado com sarampo e por Malltingly não ter tido a doença, os médicos identificaram a probabilidade de Ken ter febre durante a missão.

O comandante da missão James Lovell não reage bem à notícia e afirma que a tripulação está alinhada e que já se conhecem; antecipam os movimentos um dos outros pela voz. Além disso, um dos substitutos, como Jack Swigert, não possui experiência no simulador, mas, o Diretor da NASA o coloca como qualificado. Apresenta duas alternativas para Lovell, substituir o Ken, ou, que os três (James Lovell, Fred Haise e Ken Malttingly) participem em uma próxima missão. No decorrer do filme, o diretor apresenta visões pessimistas quanto à missão do resgate, questionando, a pedido do presidente, qual a porcentagem de chances de alguém sobreviver.

É um satkeholder negativo por não gerar valor, ao contrário, transmite uma posição pessimista enquanto a equipe, liderada por Gene Kranz, faz o “possível e impossível” para ter sucesso na missão. Interferiu diretamente no “projeto” ao modificar a equipe já divulgada, conhecida e treinada; uma observação importante é que Ken nunca teve sarampo.

Bibliografia utilizada:

Apollo 13. Direção: Ron Howard, USA, 1995.

História Apollo 13.

Disponível em: http://www.caastro.hpg.ig.com.br/apollo13.htm

Acesso em novembro, 2009.

Qualidade, Prazo ou Custo, por Gleison Caneiro.

Disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com