TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Esqueletico

Monografias: Sistema Esqueletico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA ESQUELÉTICO

Conceito de esqueleto:

Osteologia, em sentido restrito e etimologicamente, é o estudo dos ossos. Em sentido mais amplo inclui o estudo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, com eles formando todo o esqueleto.

Assim sendo, podemos definir o esqueleto como o conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo humano e desempenhar várias funções.

Por sua vez, os ossos são definidos como peças rígidas, de número, coloração e forma variáveis e que, em conjunto, constituem o esqueleto

Funções do Sistema Esquelético:

Sustentação e conformação do corpo

Proteção: Para órgãos como o coração, pulmões e sistema nervoso central

Local de armazenamento de íons de Cálcio (Ca) e Fosfato (P): durante a gravidez a calcificação fetal se faz, em grande parte, pela reabsorção destes elementos armazenados no organismo materno

Sistema de alavancas: que movimentadas pelos músculos permitem os deslocamentos do corpo, no todo ou em parte

Hematopoiética: local de produção de certas células do sangue

Número de ossos:

No indivíduo adulto, idade na qual se considera completado o desenvolvimento orgânico, o número de ossos é de 206. Este número, todavia, varia, se levarmos em consideração os seguintes fatores:

a) Fatores etários: do nascimento à senilidade há uma diminuição do número de ossos. Isto deve-se ao fato de que, certos ossos, no recém-nascido, são formados de partes ósseas que se soldam durante o desenvolvimento do indivíduo para constituir um osso único no adulto.

Por exemplo, o osso do quadril, que no feto, é formado de três partes: ísquio, pudbe e ílio, que, posteriormente se soldam para formar um osso único no adulto.

Por outro lado, nos indivíduos muito idosos, há tendência para a soldadura de dois ou mais ossos, levando a uma diminuição do seu número total. Este fato ocorre principalmente entre os ossos do crânio.

b) Fatores individuais: Em alguns indivíduos pode haver persistência da divisão do osso frontal no adulto e ossos extranumerários podem ocorrem, determinando variação no número de ossos.

c) Critérios de contagem: Os anatomistas utilizam, às vezes critérios muito pessoais para fazer a contagem do número de ossos do esqueleto e isto explica a divergência de resultados quando comparados ao padrão.

Divisão do Esqueleto:

O esqueleto pode ser dividido em duas grandes porções.

Esqueleto Axial – Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.

Esqueleto Apendicular – Composta pelos ossos dos membros superiores e

inferiores.

A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular (escápula e clavícula) e pélvica (ossos do quadril).

Axial (80 ossos):

Crânio – 28 ossos

Osso Hióide

Vértebras – 33 ossos

Costelas – 24 ossos (7verdadeiras; 3 falsas; 2 flutuantes)

Osso Esterno

Apendicular (126 ossos):

Membros superiores – 64 ossos

Membros inferiores – 62 ossos

Classificação dos ossos:

Há várias maneiras de classificar os ossos. Eles podem, por exemplo, ser classificados pela sua posição topográfica, reconhecendo-se os ossos axiais e apendiculares. Entretanto, a classificação mais difundida é aquela que leva em consideração a forma dos ossos, classificando-os segundo a predominância de uma das dimensões (comprimento, espessura ou largura) sobre as outras. Assim, reconhecem-se:

a) Osso Longo: é aquele que apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura. Exemplos típicos são os ossos do esqueleto apendicular: fêmur, úmero, rádio, ulna, tíbia, fíbula e falanges. Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas epífises e um corpo, a diáfise. Esta possui, no seu interior, uma cavidade, o canal medular, que aloja a medula óssea. Por esta razão os ossos longos são também chamados tubulares. Nos ossos em que a ossificação ainda não se completou, é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com