TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema N Periferico

Dissertações: Sistema N Periferico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

1. Sistema nervoso

(Imagem retirada do livro Enfermagem M.c. Aplicada Sistema Nervoso pg 59 )

O sistema nervoso controla, regula e integra todos os outros sistemas. e o sistema nervoso é responsável por receber estímulos do próprio corpo e de ambiente externo, e cada parte do sistema nervoso funciona de uma maneira para receber os estímulos e também enviar respostas à esses estímulos.

(Imagem do livro neuroanatomia pag 30)

1.1Sistema nervoso periférico

O sistema nervoso periférico (SNP) é formado inicialmente por Cristas neurais, que são porções laterais da placa neural que se desprendem do ectodema mas não dão origem ao tubo neural. À medida que o embrião se desenvolve essas cristas se fragmentam assim formando as estruturas neurais de todo o SNP, (Ganglio-Micrograph of a ganglion. H&E stain.)e também dos gânglios que são um tecido biológico mais comumente sendo uma massa de células nervosas; as células cromafins da medula das suprarrenais, que são células especificas crista neural são células que sintetizam e secretam catecolaminas como resposta ao sinais de fibras nervosas pré-ganglionares do sistema nervoso simpático; as células de Schwann, são células que produzem mielina "Bainha que envolve os tratos nervosos no Sistema Nervoso Central e Periférico, constituida de camadas bimoleculares de lipídeos intercaladas com proteínas." (Grupo Brasileiro Neuro Imunologia - design by biosphera) e células pigmentares.

(Imagem retirada do livro A Psicologia e a Vida -Pg 93)

Estrutura e constituintes do sistema nervoso periférico

Nervos espinhais que se se originam na medula e cranianos no encéfalo e esse nervos podem ser axônicos quando são formados dor fibras motoras ou dentritos quando são de fibras sensitivas. São as fibras nervosas que ligam os diversos tecidos do corpo com o sistema nervoso central.

O SNP trabalha em conjunto com o sistema nervoso central, a medula espinhal da continuidade ao tronco central e faz a ligação entre esses sistemas nervosos. O SNP é formado por nervos de maneira geral, na verdade por todos os neurônios que que formam as fibras nervosas que interligam o SNC ao corpo e graças a isso consegue captar os estímulos de todas as partes do corpo e do ambiente externo, esses estímulos são mandados para o sistema nervoso central, que formam respostas a esses estímulos e as envia de volta para o SNP que por captar estímulos de todas as partes do corpo também envia as respostas para todos as partes do corpo. Conclui-se que SNP é formado por fibras que ligam o SNC ao receptor, no caso da transmissão de impulsos sensitivos; ou ao efetor, quando o impulso é motor.

Sistema nervoso Somático, também chamado de voluntário

é responsável por ligar o sistema nervoso central à pele e aos músculos esqueléticos, fornecendo impulsos motores e assim regulando as ações. Ele reage aos estímulos vindos do meio externo ao corpo, as fibras motoras dessa parte do sistema nervoso, que são as fibras motoras, enviam impulsos para o SNC aos músculos controlando suas ações.

Sistema nervoso Somático Aferente

é responsável por receber informações ao sistema nervoso, e acontece graças aos neurônios sensitivos que captam os estímulos externos e enviam essas sensações, como por exemplo quando se toca em algo quente o SNS aferente capta essa informação.

Sistema nervoso Somático Eferente

é responsável por enviar informações ao sistema nervoso e acontece graças aos neurônios motores que enviam respostas aos estímulos recebidos pelo aferente, como no caso em que se toca em algo muito quente o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com