TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO

Projeto de pesquisa: SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC

FISIOTERAPIA

SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO

NEUROANATOMIA

SANTO ANDRÉ

2014

Neuroanatomia

A Neuroanatomia é área especializada em investigar a estrutura anatômica descritiva ou a morfologia do Sistema Nervoso Central e do Sistema Nervoso Periférico das entidades vivas e analisa as incontáveis vinculações entre os nervos cerebrais, o campo periférico do organismo, ao qual está intimamente ligado, e especialmente a área interior do cérebro.

O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema. O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio. O sistema nervoso se dividi em dois:

Sistema Nervoso Central

O Sistema nervoso central é a parte do corpo onde recebe, analisa e integra as informações. É o local que ocorre a tomadas de decisões e o envio das ordens, ele se divide em encéfalo e medula. O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico, que se divide em:

Bulbo que tem a função relacionada com a respiração é considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.

Cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento. Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor

Ponte que tem a função de transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.

Já a medula é o centro dos arcos reflexos, que se encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). Corresponde a uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele. Lembrando que no sistema nervoso central existem substâncias cinzenta e branca.

A substância cinzenta é formada pelos corpos dos neurônios e a branca, por seus prolongamentos. Com exceção do bulbo e da medula, a substância cinzenta ocorre mais externamente e a substância branca, mais internamente.

Por sua vez a embriologia do sistema nervoso central é conhecido como a formação de tubo neural, que antes da sua formação é dominada como neurulação, que se divide em três camada celulares que são:  

⦁ Endoderma irá dar origem a sistemas viscerais

⦁ Mesoderma apresentará protuberâncias denominadas somitos, que originarão as 33 vértebras da coluna vertebral e os músculos esqueléticos relacionados.

⦁ Ectoderma que irá dar origem ao Sistema Nervoso.

Que se dá origem na placa neural, por sua vez começa a desenvolver-se de tal forma que cria um sulco longitudinal designado por sulco neural que é delimitado de ambos os lados pelas pregas neurais. No final da terceira semana as pregas neurais devido ao crescimento celular começam a aproximar-se da linha média acabando por se unir na zona das futuras vértebras cervicais e deste modo forma-se o tubo neural.

O sistema nervoso é afetado por inúmeras drogas e doenças como:

Acidente Vascular Cerebral (AVC): É um distúrbio grave do sistema nervoso. Pode ser causado tanto pela obstrução de uma artéria, que leva à isquemia de uma área do cérebro, como por uma ruptura arterial seguida de derrame

Ataques Epilépticos: Epilepsia não é uma doença mas sim um sintoma que pode ocorrer em diferentes formas clínicas, podem ter várias causas, tais como anomalias congénitas, doenças degenerativas do sistema nervoso, infecções, lesões decorrentes de traumatismo craniano, tumores cerebrais, etc.

Cefaleias: As Cefaleias são dores de cabeça que se podem propagar pela face, atingindo os dentes e o pescoço, etc.

Doenças degenerativas do sistema nervoso: Existem vários fatores que podem causar morte celular e degeneração. Esses fatores podem ser mutações genéticas, infecções virais, drogas psicotrópicas, intoxicação por metais, poluição, etc.

Doenças infecciosas do sistema nervoso: Vírus, bactérias, protozoários e vermes podem parasitar o sistema nervoso, causando doenças de gravidade que depende do tipo de agente infeccioso, do seu estado físico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com