TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso

Artigos Científicos: Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  416 Visualizações

1. Introdução ao Sistema Nervoso

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O primeiro é constituído de encéfalo e medula espinal e o segundo inclui o tecido nervoso fora do SNC.

O sistema nervoso tem como funções:

-Sensitivas:

Os receptores sensitivos detectam muitos tipos diferentes de estímulos,tanto no interior do seu corpo, como um aumento da temperatura sanguínea, quanto fora dele, como um toque no seu braço.

informações sensitiva dos nervos cranianos e espeinais para o encéfalo e a medula espinal.

Integradoras

Ele integra a informação sensitiva, analisando e armazenando uma parte dela e tomando decisões para as respostas apropriadas.

-Motoras:

Essa função envolve a resposta às decisões integradoras. Os neurônios que exercem essa função são os neurônios eferentes, que conduzem a informação do cérebro em direção à medula espinal ou para fora do cérebro e da medula espinal para os nervos cranianos e espinais.

2. Organização do Sistema Nervoso

O SNC integra e correlaciona muitos tipos diferentes de informação sensitiva, sendo também fonte de pensamentos, emoções e memórias.

O SNP subdivide-se em sistema nervoso somático (SNS), sistema nervoso autônomo (SNA) e sistema nervoso entérico (SNE).

O SNA consiste em neurônios sensitivos que conduzem a informação dos receptores sensitivos autônomos, localizados em determinados órgãos para o SNC. De lá a informação passa para os músculo liso, cardíaco e glândulas. É subdividido em simpático e parassimpático.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com