TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso Somatico

Casos: Sistema Nervoso Somatico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Nesse trabalho será abordado como tema principal o sistema nervoso somático, fuso muscular e contração muscular.

Para o profissional de fisioterapia é muito importante as informações que são passadas pelo sistema nervoso, pois o corpo humano é comandado pelo sistema nervoso e ele é dividido em duas partes; sistema nervoso central que é composto pelo encéfalo e medula espinhal e sistema nervoso periférico que é composto por nervos e gânglios. O sistema nervoso periférico pode se subdividir ainda em sistema nervoso somático e autônomo.

Todo o sistema nervoso é muito importante mas este trabalho tem como objetivo falar sobre o sistema nervoso somático que composto por neurônios que estão submetidos ao controle consciente para gerar ações motoras voluntárias.

Transmite a informação proveniente dos órgãos dos sentidos ao sistema nervoso central e transporta mensagens do sistema nervoso central para os músculos que permitem mover o esqueleto, estando implicado nos movimentos corporais.

É responsável pelo controle dos movimentos musculares voluntários como os movimentos do dedos dos pés, dos olhos, dos braços. Os movimentos dos músculos, com as suas contrações e distensões, permitem a execução de movimentos visíveis da cabeça, do tronco e dos membros, se forem músculos esqueléticos; e proporcionam os movimentos de contração e de distensão das vísceras e dos órgãos internos, se forem músculos lisos.

Sumario

Sistema Nervoso Periférico__________________________________________ 5

Fuso Muscular ____________________________________________________ 6

Fisiologia da Contração Muscular ____________________________________ 7

Mecanismo de Contração Muscular __________________________________ 8

Tipos de Contração Muscular _______________________________________ 9

Relação entre força e resistência na contração muscular ________________ 10

Classificação do Musculo na contração ______________________________ 10

Conclusão _______________________________________________________ 12

Referencias ______________________________________________________ 13

Sistema nervoso Periférico

O sistema nervoso periférico (SNP) está distribuído por todo o corpo e está intimamente ligado ao sistema nervoso central por meio de prolongamentos de neurônios.

O SNP é constituído de nervos e de gânglios nervosos.

Os nervos são feixes de fibras nervosas, isto é, de axônios e suas células envoltoras. O número de fibras nervosas de um nervo varia muito, desde algumas dezenas até milhares. Os nervos mais calibrosos são constituídos de vários fascículos, isto é, de vários subconjuntos de fibras; na verdade é como se os nervos muito calibrosos fossem constituídos de vários nervos de menor calibre.

Os axônios presentes nos nervos podem ser de três tipos:

• axônios de neurônios multipolares situados na medula espinal, que irão inervar fibras musculares esqueléticas.

• axônios sensitivos de neurônios pseudounipolares que trazem informação da periferia para a medula espinhal, dirigindo-se aos gânglios sensitivos.

• axônios do sistema nervoso autônomo (veja mais abaixo) que se dirigem a um gânglio nervoso do sistema autônomo.

Há várias diferenças entre as fibras nervosas do sistema nervoso central (SNC) e as do SNP:

1 - as células que envolvem os axônios no SNC são oligodendrócitos, enquanto que no SNP são células chamadas células de Schwann. Cada célula de Schwann envolve um pequeno trecho de um axônio de modo que cada axônio é envolvido por uma longa fileira de células de Schwann.

2 - no SNC os oligodendrócitos revestem continuadamente os axônios, enquanto que no SNP há um pequeno espaço entre uma célula de Schwann e a seguinte. Este pequeno espaço, de grande significado fisiológico, se denomina nó de Ranvier.

3 - os nervos são revestidos por tecido conjuntivo e existe tecido conjuntivo no interior dos nervos.

Da mesma forma como no SNC, as células envoltoras dos axônios do SNP podem ou não produzir mielina. Desta maneira, existem tanto no SNC como no SNP fibras nervosas mielínicas e amielínicas.

Em consequência deste fato, os nervos podem ser constituídos de misturas de fibras mielínicas e amielínicas, do amplo predomínio de um destes tipos ou somente de um dos tipos.

Os gânglios nervosos são acúmulos de corpos celulares de neurônios situados fora do sistema nervoso central. Existem muitos gânglios nervosos espalhados pelo corpo e eles funcionam como estações de interligação entre neurônios e estruturas do organismo assim com estações de interligação entre partes do SNC com vários tipos de estruturas e órgãos.

O SNP está organizado em dois sistemas: sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.

O sistema nervoso somático controla fundamentalmente a musculatura esquelética, de contração voluntária. Seus neurônios se localizam na medula espinal e seus axônios saem da medula, constituem nervos e inervam diretamente os músculos do corpo.

O sistema nervoso autônomo exerce controle de funções geralmente independentes da vontade, como por exemplo secreção de glândulas e contração de musculatura lisa e cardíaca. Seus neurônios também estão na medula espinal, porém em locais diferente dos neurônios do sistema nervoso somático. Diferentemente do sistema somático, os axônios destes neurônios não inervam diretamente músculo ou glândulas. Seus axônios se dirigem inicialmente a gânglios nervosos onde estabelecem sinapses com neurônios existentes nos gânglios. Estes segundos neurônios é que emitem axônios que irão inervar músculo liso e glândulas. Desta maneira, no sistema nervoso autônomo existe sempre uma cadeia de dois neurônios (um na medula e outro fora) que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com