TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de semeadura direta Bean

Projeto de pesquisa: Sistema de semeadura direta Bean. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.098 Palavras (21 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Luplup

Unidade Universitária de El nino

Ciência Agrária

Professor: Cruvinel

Sistema de Semeadura Direta do Feijão

Zezim1

Zezim2

Março-2014

Introdução

O feijão (Phaseolus vulgaris L.) é um dos mais importantes dos alimentos do brasileiro, por ser reconhecidamente uma excelente fonte proteica, além de possuir bom conteúdo de carboidratos, vitaminas, minerais, fibras e compostos fenólicos com ação antioxidante que podem reduzir a incidência de doenças.

Arqueólogos e botânicos apostavam nos Andes – geralmente o centro de origem de plantas domésticas, como a batata –, como sendo o berço do feijão comum (Phaseolus vulgaris), defendendo que a planta teria sido posteriormente levada para o Norte. A planta já era uma parte importante da dieta indígena em 1500. Estudos realizados ao DNA de mais de uma centena de diferentes variedades de feijão, apontam o México como o centro da origem da planta.

O feijão é um dos produtos agrícolas de maior importância econômico-social, devido principalmente à mão-de-obra empregada durante o ciclo da cultura.

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão com produção média anual de 3,5 milhões de toneladas. Os maiores são Paraná, que colheu 298 mil toneladas na safra 2009/2010, e Minas Gerais, com a produção de 214 mil toneladas no mesmo período.

O ciclo de vida é curto, entre 70 e 100 dias, a temperatura média para o desenvolvimento da planta situa entre 18ºC e 24ºC, chuvas com precipitações pluviométricas com média entre 350mm a 450mm bem distribuída e insolação na época do plantio e do crescimento do feijão.

Clima e solo

• Clima

Para plantar feijão com objetivo comercial, a escolha da área é de fundamental importância. Deve-se preferir áreas que tenham outono e primavera longos, suficiente para que o feijoeiro complete seu ciclo, não se prestando áreas que contenham verão muito quente e o inverno muito frio.

A temperatura média para o desenvolvimento da planta situa entre 18ºC e 24ºC, chuvas com precipitações pluviométricas com média entre 350mm a 450mm bem distribuída e insolação na época do plantio e do crescimento do feijão. Mas a cultura da leguminosa pode ser feita em temperaturas acima de 35ºC, dependendo a escolha da variedade do feijão e sob regime de irrigação.

Mesmo nas áreas com clima favorável à cultura do feijão, a quantidade de chuva pode ser insuficiente e deve-se suprir com irrigação ou um meio mais prático que é o emprego de matéria orgânica de fácil decomposição, como massa vegetal de leguminosas.

Como o território brasileiro possui 5 climas diferentes as escolha do cultivar adequado para cada região é fundamental para o aumento da qualidade dos grãos e da produção.

• Solos

Para o cultivo do feijão deve escolher áreas com poucas inclinação, bem drenadas e não sujeitas a inundações, os solos devem possuir textura média e devem ser profundos, ter boa areação, com boa capacidade retenção umidade, isento de camadas adensadas que favorecem a compactação, ricos em matérias orgânicas superior a 2%, como solos de textura média .O feijoeiro apresenta máxima produtividade numa faixa de pH de 5,5 a 6,5. Quanto menor o pH do solo, maior é o efeito de íons tóxicos (Al+++, Mn++ e H+) que limitam o crescimento radicular, o desenvolvimento da parte aérea e a produção, menor a disponibilidade de nutrientes para as plantas e menor a fixação simbiótica de nitrogênio, resultando em menor crescimento e menor rendimento de grãos. Devido à sensibilidade do feijoeiro, solos com acidez excessiva poderão ser utilizados desde que a calagem possa ser realizada com antecedência de pelo menos 30 dias em relação à semeadura.

Se forem muito argilosas e arenosas, a solução será o uso de matéria orgânica semidecomposta.

Preparo do solo

Para escolher o método do preparo do solo devemos analisar os principais pontos: a fertilidade do perfil do solo, o grau de compactação do solo, o volume de palha e de restos vegetais deixados na superfície do solo. Os métodos de preparo de solo podem ser classificados em convencional, reduzido e plantio direto.

• Preparo convencional

Constitui em uso de técnicas tradicionais de preparo de solo e controle fitossanitário, o processo segue a seguinte ordem:

 Remoção da vegetação anterior

 Aração

 Calagem

 Gradagem

 Semeadura

 Adubação mineral

 Aplicação de defensivos agrícolas (Controle fitossanitário)

 Uso de herbicidas

 Colheita

• Preparo Direto

É um sistema de manejo do solo onde a palha e os restos vegetais das culturas anteriores são deixados na superfície do solo, o plantio é feito sem remover terra. O solo só e removível no sulco onde são depositadas as sementes e fertilizantes. Usa-se semeadoras equipadas para o sistema. As plantas invasoras são controladas com herbicidas.

Acidez e Adubação do solo

Um solo muito ácido pode trazer consequências desastrosas para a cultura do feijoeiro, tais como teores tóxicos de alumínio e manganês, além de deficiências de macro nutrientes.

A calagem promove modificação no ambiente radicular e pode elevar o pH para uma faixa que oferece melhores condições para o desenvolvimento do feijoeiro, normalmente pH 5,8 a 6,2.

Método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com