TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas.Apoio.Decisão

Exames: Sistemas.Apoio.Decisão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

1.1 VISÃO GERAL

Tomar decisões é um mecanismo natural e necessário. Possibilita a resolução de problemas e deliberação de soluções. É um ato que está presente em todo lugar, pois para uma tomada de decisão é preciso apenas ouvir e prestar atenção. Mas sempre se deve tomar decisões cuidadosas, e nunca precipitadas. Não agir e nem reagir sem antes pensar nas consequências.

Com a era da modernidade, percebe-se que o cotidiano das pessoas encontra-se em um ritmo cada vez mais acelerado. Precisa-se cada vez mais prezar o tempo e decisões certas ou erradas são fatores de extrema importância, que implicam em consequências satisfatórias ou indesejáveis.

Hoje, tem-se como foco, produzir sempre mais em menos tempo. Logo, tomar decisões certas poderá produzir lucros, aumentando o rendimento da empresa e beneficiando todos os colaboradores desta. Com intuito de agilizar esse processo, uma alternativa, é o sistema de suporte à tomada de decisões, que pode atuar na empresa de forma a facilitar a organização de dados obtidos através do banco de dados e a partir daí permitir uma análise que obtenha respostas mais certas, indicando qual o provável procedimento a ser seguido.

1.2 OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo utilizar o princípio administrativo de tomada de decisão para desenvolver um software que auxilie no processo de análise das informações armazenadas em seu banco de dados facilitando o processo de tomada de decisões da empresa.

1

1.3 JUSTIFICATIVA

O sistema proposto neste trabalho poderá contribuir para um melhor controle na parte administrativa da empresa parceira ao desenvolvimento do mesmo, e justifica-se por ser capaz de prover um melhor aproveitamento no tempo de funcionamento da fábrica, oferecendo informações precisas para análises bem fundamentadas, de forma a colaborar para um melhor desempenho da empresa em suas atividades.

1.4 MOTIVAÇÃO

Tem-se como motivação do trabalho, a união das áreas de administração e computação, visando a integração de conceitos interdisciplinares, bem como a contribuição no melhoramento da estrutura computacional da empresa, levando a mesma, mais facilidade na visualização das informações armazenadas através dos relatórios que poderão ajudar inclusive no estudo de tendências de vendas e compras.

2

2 REVISÃO DA LEITURA

2.1 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO

Um sistema de informação é parte integrante das organizações nos dias de hoje, pois transforma informação em conhecimento que auxilia no cumprimento de tarefas rotineiras e simples até não-rotineiras e complexas. Dentro da diversa gama de subáreas existentes dentro dos sistemas de informação, um gestor ou administrador tem a sua disposição um Sistema de Apoio à Decisão. Esses softwares trabalham com sistemas interativos que oferecem informações e modelos para a solução de questões de cunhos tático e estratégico.

Sistemas de Apoio à Decisão auxiliam pessoas a tomarem decisões inteligentes e bem informadas sobre vários aspectos de uma operação. Os SAD não funcionam de forma regular, eles são utilizados, “ativados” quando isso se faz necessário. Um SAD ou DSS (Decision Support System) amplifica o entendimento do decisor, mas jamais decide no lugar dele. Fornece informações relevantes, em formato adequado, para que o gerente possa tomar a decisão. São exemplos simples de apoio à decisão: as planilhas eletrônicas, os sistemas de análises estatísticas e programas de previsão mercadológica.

Um SAD auxilia na tomada de decisão que oscila entre alternativas apresentadas via estimativas e grandeza de importância de cada uma, sobretudo via estimativas de peso de cada opção. Além das estimativas, analisa a evolução e compara as opções.

Desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com