TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação Problema: O Serviço Social

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 2

Situação Problema:

O Serviço Social é uma profissão que carrega fundamentos histórico teóricos e metodológico que abrange a trajetória da profissão desde as primeiras ações de enfretamento da questão social, iniciada na Europa do Século XVIII, através das ações de caridade, até sua formação técnica operativa dos dias atuais.

A cada período da história, a profissão é influenciada pela conjuntura social, política, econômica e religiosa vigente.

Assim sendo, nossa disciplina aborda o período que abrange do surgimento da profissão em países dos continentes europeus e norte-americanos, até sua implantação e profissionalização no Brasil, sob a influência teórico-metodológica do Serviço Social dos países de origem, e do cenário brasileiro dos anos 30, 40 e 50.

Para tanto, são retratados os acontecimentos e influências que marcaram esse período da história da profissão que, em seus primórdios, contou com alguns fatores de relevância no processo de formação profissional, e que ainda mantem no imaginário social o rótulo do assistencialismo e da caridade, apesar da intensa luta para desmitificar essa visão equivocada da profissão.

Diante do exposto, nossa atividade será a construção de um texto dissertativo e crítico, apresentando o processo de surgimento e profissionalização do Serviço Social no Brasil no qual as influências internas e externas sejam apresentadas, de forma que justifique o/os motivo/os do imaginário social de caridade e assistencialismo que foram atribuídos ao Serviço Social.

Procedimentos:

1. Realizar a leitura do conteúdo da disciplina das unidades 2 e 4;

2. Realizar leitura do conteúdo disponibilizado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) sobre Serviço Social e Assistencialismo. Disponível em: http://www.cfess.org.br/visualizar/menu/local/perguntas-frequentes

3. Pesquisar em outras fontes, sobre o tema serviço social e assistencialismo.

4. Elaborar um texto dissertativo e crítico, apresentando o processo de surgimento e profissionalização do Serviço Social no Brasil, no qual as influências internas e externas sejam apresentadas, de forma que justifique o imaginário social de caridade e assistencialismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com