TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Do Cloreto De sódio

Pesquisas Acadêmicas: Síntese Do Cloreto De sódio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  2.171 Visualizações

Página 1 de 6

1.0 Introdução

Muitos dos compostos que usamos diariamente são sais. Todos conhecem os termos sais de banho, sal de cozinha, sais de fruto, etc. O mais conhecido de todos os sais é o chamado “sal de cozinha” cuja fórmula química é NaCl. Este composto é designado por sal simples, por ser formado apenas por um íon positivo, (Na+) e por um íon negativo, o ânion cloreto (Cl-). O NaCl designa-se por cloreto de sódio. Ao escrever-se a fórmula química escreve-se primeiro o íon positivo e depois o íon negativo. Os sais simples são constituídos apenas por um tipo de íon positivo e por um tipo de íon negativo.

As reações químicas podem ser classificadas quanto à sua natureza, a reação realizada em classe foi denominada como reação de síntese. A reação de síntese pode ser classificada como aquela em que duas substâncias se combinam, dando origem a novas substâncias, isto é, quando ocorre um fenômeno no qual há quebra de ligações químicas nos reagentes e formação de outras ligações, dando origem a novas substâncias.

Aplicando-se a lei de Proust no caso de reações de síntese o enunciado da lei pode ser: "A proporção, em massa, dos elementos que participam da composição de uma substância é sempre constante e independente do processo químico pelo qual a substância é obtida.”, ou seja, a massa final do produto vai ser igual a soma das massas dos reagentes, quando a reação é realizada em um ambiente fechado, já que muitas vezes a liberação de gases pode alterar esses resultados.

O Teste de Chama é um procedimento utilizado para detectar a presença de íons metálicos no sal, o teste envolve a aplicação de uma amostra de sal em uma chama e a observação da cor resultante. Ao saltar de uma orbita para outra, o elétron emite ou absorve uma quantidade definida de energia, chamada quantum. O teste de chama é baseado no fato de que quando, certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama. (1)

(1) http://clube-ciencia.blogspot.com.br/2013/09/teste-da-chama.html

2.0 Objetivos

O experimento realizado em laboratório teve como principal objetivo verificar o efeito da energia induzida em alguns sair e assim analisar através de suas cores o efeito da energia (Bico de Bunsen) nos íons. Juntamente, o experimento permitiu que fosse realizada a síntese do cloreto de sódio através da adição de ácido clorídrico no bicarbonato de sódio.

3.0 Procedimentos

3.1 Síntese do cloreto de sódio

Para a realização do processo de síntese do cloreto de sódio, utilizou-se uma balança semi-analítica, cápsula de cerâmica, vidro de relógio e NaHCO3 (bicarbonato de sódio). Primeiramente, pesou o conjunto cápsula de cerâmica mais o relógio de vidro. Após esse processo, pesou-se 1g de NaHCO3 e adicionou ao conjunto cápsula mais bicarbonato 10ml de água destilada e cobriu a cápsula com o vidro de relógio. Pouco a pouco, adicionou-se HCl (ácido clorídrico) até que não ocorresse mais efervescência da reação. Após esse procedimento, acendeu o bico de Bunsen para aquecer a solução e desse modo, cristalizar o NaCl. Posteriormente, pesou-se novamente o conjunto para assim, fazer os cálculos do rendimento da preparação e o teste de chama com o sal produzido.

3.2 Teste de chama

O teste de chama consistiu em analisar oito tipos de sais distribuídos em laboratório juntamente com o sal NaCl produzido através da síntese do mesmo. Para realizar o teste de chama, utilizou-se um fio de níquel-cromo para cada substância analisada. Após coletar um pouco do sal dentro do recipiente em que estava armazenada, colocou-se o fio junto ao fogo do bico de Bunsen e observaram-se as cores indicadas para cada substância.

4.0 Resultados e Discussões

4.1 Síntese do cloreto de sódio

Ao realizar o processo de pesagem do conjunto cápsula de cerâmica + vidro de relógio, notou se um valor de 71,46g. Posteriormente, ao pesar 1g de NaHCO3 o conjunto final tinha um valor de 72,46g.

Durante o processo em que foi adicionado HCl no bicarbonato de sódio, percebeu-se que a reação liberou gás CO2 (gás carbônico), pois aparentemente a reação sofreu efervescência. A adição de HCl cessou apenas quando a efervescência também parou, pois isso indicava que a reação já tinha sido realizada por completo.

Após isso, ligou-se o bico de Bunsen, para aquecer o conjunto. Primeiramente, deixou apenas a cápsula de cerâmica e a solução de NaHCO3+HCl, quando a mesma começou a ferver, foi necessário colocar por cima o vidro de relógio, já que a efervescência poderia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com