TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: Tcc Adoção

Por:   •  11/5/2016  •  Artigo  •  13.307 Palavras (54 Páginas)  •  1.574 Visualizações

Página 1 de 54

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14]

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos colegas de curso pela troca de experiências e toda ajuda prestada durante os semestres que juntos estamos conseguindo uma das maiores conquistas de nossas vidas, também aos tutores que sempre dedicaram a nos ajudar e caminhar juntos. Minha supervisora de campo que me ensinou como lhe dá com as questões sociais e rotinas de trabalho sempre indicando a melhor e mais correta forma de atuar na pratica da vida como profissional.

A todos que me incentivaram direta e indiretamente, a toda a minha família que perdoaram minha ausência física e espiritual de suas vidas. Á todos que contribuíram com meu enriquecimento de conceitos, valores e desejos sublimes.

GOMES, Renata Monteiro. Adoção: situação no Brasil nos dias de hoje. 2015. 42 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso SERVIÇO SOCIAL, Universidade Norte do Paraná, Monte Dourado, 2015.

        RESUMO        

Este trabalho trata de uma questão muito conhecida em nossa sociedade que é a “Adoção”. Sabemos que hoje em dia no Brasil, existem várias crianças e adolescentes que esperam por um lar, assim como muitas pessoas dispostas a oferecer uma casa a essas crianças e tirá-las da solidão. O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma metodologia de informações sobre os conceitos, leis e situação atual da questão da adoção no Brasil, um pouco do seu conceito, história e questão burocrática. É um tema ainda polêmico que, sem sombra de dúvidas, diz respeito a um dos aspectos mais delicados das relações familiares. Após a Constituição Federal de 1988, o adotando passou a ser o foco no processo de adoção, motivo pelo qual o importante não é de entregar a criança á uma família, mas sim de dá o direito das crianças e adolescentes que esperam por um lar a terem uma família. A nova lei, sancionada em 2009 por Luis Inácio Lula da Silva que pretende reformular a legislação civil vigente relacionada ao assunto e vem sendo aguardada ansiosamente por milhares de pretendentes à adoção e pelas inúmeras crianças e adolescentes que vivem nos abrigos de nosso país. Nesse contexto, o presente artigo científico tem como objetivo compreender e analisar a situação de Adoção nos dias atuais.

Palavras- chave: adoção- família- abandono- atualidade.


LISTA DE GRÁFICOLISTALISS

Gráfico 1 – Faixa Etária        

uma das maiores conquistas de nossas vidas, também aos tutores que sempre dedicaram a nos ajudar e caminhar juntos. Minha supervisora de campo que me ensinou como lhe dá com as questões sociais e rotinas de trabalho sempre indicando a melhor e mais correta forma de atuar na pratica da vida como profissional.

A todos que me incentivaram direta e indiretamente, a toda a minha família que perdoaram minha ausência física e espiritual de suas vidas. Á todos que contribuíram com meu enriquecimento de conceitos, valores e desejos[pic 15]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

1.1OBJETIVO GERAL.................................................................................................9

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................................................................9

1.3 METODOLOGIA....................................................................................................9

1.4 JUSTIFICATIVA...................................................................................................10

2 DESENVOLVIMENTO        10

2.1 CONCEITO DE ADOÇÃO        11

2.2 ORIGEM DA ADOÇÃO        12

2.3 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADOÇÃO NO BRASIL        15

3 LEGISLAÇAÕ DE ADOÇÃO NO BRASIL        18

3.1 ADOÇÃO NA  CONSTITUIÇÃO FEDERAL        19

3.2 ADOÇÃO NO ECA        23

4 PROCEDIMENTOS DE ADOÇÃO NO BRASIL        28

4.1 REQUISITOS DO ADOTANTE        29

4.2 PERFIL DO ADOTADO        31

4.3 REGISTRO DE NASCIMENTO DO ADOTADO..................................................34

4.4 ADOÇÃO Á BRASILEIRA        37

5 INTERESSE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE        41

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        43

7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        46

1 INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa veremos o conceito da palavra “Adoção” e as burocracias com que ocorre em todo o seu processo no Brasil, assim como todas as consequências que pode gerar psicologicamente a essas crianças e adolescentes que esperam ansiosamente por um lar. Passaremos a analisar também a nova Lei Nacional Lei 12.010/09, da Adoção sancionada pelo Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, que visa acelerar o procedimento e consequentemente diminuir o tempo de permanência das crianças e adolescentes nos abrigos. Veremos como a adoção, desde os tempos passados da antiguidade, tem sido a melhor forma de solucionar o problema de casais que não podem ter filhos, não deixando também de atender as necessidades da criança ou adolescente em situação de adoção que vivem em orfanatos, casas de acolhimento e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (84.4 Kb)   pdf (522.3 Kb)   docx (108 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com