TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ACADEMICO

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO EM GRUPO

PROFESSOR SILVIO RIBEIRO

Questão

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) elaborou dois documentos que são fundamentais na orientação da ação profissional no âmbito da assistência social e da saúde. Veja Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social e Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Em relação à gestão, no documento destinado a saúde, temos que: “O processo de descentralização das políticas sociais vem requisitando aos profissionais de Serviço Social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos. Tal atuação deve ser embasada pela realização de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e as demandas da classe trabalhadora, além dos estudos sobre o perfil e situação de saúde dos usuários e/ou coletividade. As investigações realizadas têm por objetivo alimentar o processo de formulação, implementação e monitoramento do planejamento do Serviço Social, da política institucional, bem como da política de saúde local, regional, estadual e nacional.” Com base no documento, especificamente quando ele aborda a investigação, planejamento e gestão, realize uma reflexão sobre as ações apontadas nesse item que possuem relação direta com o que foi estudado na disciplina.

Segundo a Lei Orgânica da Assistência Social 8.742 de 7 de Dezembro de 1993 no seu capítulo I, art. 1º diz:

A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

Sendo assim, os Assistentes Sociais, precisam trabalhar a questão social, com projetos visando a alfabetização, a melhoria da saúde no SUS, as questões de vulnerabilidade, por exemplo. Isso só pode se concretizar através de uma boa gestão de projetos que visa inserir e agir para transformar as desigualdades sociais. A elaboração do Projeto Social, é importante ser algo sério, feito com Ética, em prol da comunidade, visando sempre a melhoria, nada de forma pessoal. O intuito deve ser sempre de mudar a realidade desses usuários.

Como gestor, o Assistente Social precisa trabalhar a sua formação profissional, gerindo seus negócios. Para que isso aconteça, é preciso procurar conhecimentos, a fim de estar apto à intervir nos problemas sociais. Temos hoje políticas públicas, como o SUS, que garante a saúde dos brasileiros, porém ainda está longe do ideal. As políticas voltadas para Educação, previdência, habitação e segurança, deve ser bem trabalhada, pois a demanda é enorme.

Somente com planejamento temos perspectivas e metas. Esse planejamento deve ser diário para realização dos projetos. Ao planejar devemos pensar no coletivo, cada um trazendo seu conhecimento, sua visão, possibilitando a participação de todos, chegando assim mais fácil ao objetivo. Isso requer que haja conhecimento da área, sua história, seu ambiente, dando maior visão no planejar.

O Artigo 194 da Constituição Federal de 1988, nos diz:

"A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativas dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegura os direito relativos à saúde, à previdência e à assistência social".

Baseado nesse artigo podemos ver que a saúde e a assistência social são políticas de grande importância para a população e que precisam ser bem elaboradas pelos seus constituintes.

        Nesse ínterim, ressalto que para que uma política social possa atender a uma demanda da sociedade é necessário que ela possua um projeto na qual necessita de uma série de dados que serão alcançados através de investigações técnicas, também de planejamento pelo qual viabilizará os meios para que a mesma ocorra e a gestão para dirigir e/ou gerir essa política, realizando assim uma ponte entre Estado e população.        

        As expressões da questão social são fruto da expansão capitalista, que a cada dia é fortalecida pela exploração da classe assalariada, é refletida de várias maneiras. A saúde é uma delas e tem requerido bastante atenção por parte dos profissionais da assistência social, necessitando de políticas voltadas para atenderem as demandas da população em situação de vulnerabilidades, com intuito principal de prevenir doenças bem como sua recuperação. A constituição federal do Brasil em seu artigo 196 define:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com