TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE QUÍMICA (SEPARAÇÃO DE ELEMENTOS)

Dissertações: TRABALHO DE QUÍMICA (SEPARAÇÃO DE ELEMENTOS). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos:

Este experimento tem como objetivo realizar a separação de três substâncias diferentes – areia, limalha de ferro e cloreto de sódio, as quais formam uma mistura heterogênea, com o intuito de deixá-las o mais isolado possível uma da outra.

Introdução:

Neste experimento foi abordada a execução de separação de substâncias heterogêneas, ou seja, que não se misturam completamente, com a utilização de 3 processos (filtração, imantação e dissolução fracionada), as quais serão descritas com maiores detalhes a seguir.

Experimento:

Para a realização do experimento foram utilizados os equipamentos e instrumentos adequados para garantir a máxima eficácia dos métodos utilizados.

As substâncias e quantidade usadas estão apresentadas na figura 1 abaixo:

Na separação das misturas utilizou-se:

- Imã

- Filtro de papel

- Funil

- Suporte universal e garra

- Béquer

- Tela de amianto

- Tripé

- Bico de Bunsen

Após devidamente munidos dos Epi’s necessários (Luvas de borracha, avental e óculos de proteção), iniciou-se a prática do experimento, de acordo com os passos abaixo:

Passo 1: Misturou-se os 3 sólidos (areia, limalha de ferro e o NaCl) em um béquer de 100ml, e em seguida, adicionado aproximadamente 20ml de H2O.

Passo 2: Levou-se esta mistura heterogênea ao aquecimento até que a H2O atingisse o ponto de ebulição. Em seguida esta mistura foi retirada do aquecimento para resfriar levemente.

Passo 3: Com o filtro de papel, obteve-se a preparação do funil para realização da filtragem da mistura. A preparação do filtro de papel e do funil está descrita na figura 2 abaixo:

Passo 4: Com o filtro de papel posicionado no funil, inicia-se o processo de filtração, jogando o conteúdo do béquer de 100ml que contém a mistura dentro do funil, tomando o cuidado de posicionar um béquer abaixo do funil para coletar o filtrado.

Passo 5: Leva-se o filtrado para o aquecimento até que o conteúdo entre em ebulição, e sobre somente o NaCl dentro do béquer. Nesta etapa obtemos a separação do NaCl, veja a figura 3 abaixo:

Passo 6: Retira-se o filtro de papel com as substâncias (areia e limalha de ferro) até que ocorra a secagem dos elementos, para então iniciar-se a separação, conforme a figura 4 abaixo:

Após a secagem, pega-se a mistura que ficou no filtro de papel e inicia-se a separação da limalha de ferro da areia com o auxílio de um imã, conforme a figura 5 abaixo:

Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com