TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL

Dissertações: TRABALHO INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de apresentar uma pesquisa ampla sobre planejamento, desenvolvimento, direção e controle das empresas com uma gestão empreendedora e respeitável. Empresas essas hoje consideradas, conforme as reportagens de sucesso em seus empreendimentos, destacando-se com enorme visibilidade, sobre os seus concorrentes com o menor preço e maior qualidade.

O presente trabalho nos apresenta como essas empresas lidam com seus clientes, concorrentes e funcionários, mostrando como é a sua estrutura interna e externa, ensinando-nos como administrar ao aderir um bom plano de negócio sempre investindo na qualidade dos produtos e também em novidades para chamar atenção dos seus clientes, para continuar competitivas no mercado.

Vamos poder entender melhor o Contexto Empresarial. Como é constituído e quem poder ser um empresário. Teremos informações sobre as importâncias das Funções Administrativas, onde iremos descrever como as variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresariais. Também abordaremos a importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas.

E por fim, vamos finalizar falando sobre os três estágios de gestão da responsabilidade corporativa: Gestão Social Interna; Gestão Externa e Gestão Social Cidadã conforme apontado por Neto & Froes (2001).

2 DESENVOLVIMENTO

A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos das empresas como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quando uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes. Stoner (2004) afirma que planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos das mesmas. No que se refere à liderança em Administração, Stoner (2004) ressalta que significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos.

Cabe às empresas mencionadas no contexto obter recursos internos e administrá-los de forma tal que possam atingir os objetivos das empresas, sempre atentas ao ambiente externo, acompanhando suas mudanças e tendências futuras, aproveitando as oportunidades e adequando estratégias e estruturas a fim de obter vantagens competitivas para sobreviverem no mercado, alcançando o sucesso esperado.

Percebemos a fatura em uma das Empresas mencionadas no contexto, o empresário investiu cerca de R$ 140 mil, hoje com 54 funcionários, obtendo o faturamento mensal de R$ 300 mil, sem dúvida uma empresa bem sucedida em seu empreendimento. Deparamos com a realidade da outra empresa que sem capital inicial próprio, precisou procurar crédito no Banco, usando um bom planejamento, o empresário começa o negócio sem dinheiro próprio. O Plano de negócios estruturado ajuda na hora de conseguir financiamento, “os bancos vendem dinheiro é comércio deles”. A partir que você mostra para ele a viabilidade do negócio, os riscos inseridos, e ele confia, ele financia. Mas fica aqui a dica segundo o empresário da reportagem “O ideal mesmo é que todo empreendedor consiga abrir o seu negócio com recursos próprios, sem precisar de financiamento”. Todo negócio tem prazo para madurar, e quando você começa com endividamento, já começa com sócio que vai querer receber todo mês. Apesar de que as empresas atuam num ambiente macroeconômico e com muitas variáveis fora do domínio como: Inflação, juros, câmbio, crescimento econômico, dominaram a situação, mostrando a capacidade de crescer, faturar, controlar e administrar as atividades das empresas sem prejuízos ocasionadas pelas variáveis macroeconômicas.

Iremos citar e explicar três variáveis macroeconômicas, que interferem nas atividades empresariais:

- Inflação: é um aumento do nível geral de preços. Aumento da moeda circulante no país.

- Taxa de juros: é quando o mercado embute no preço de produtos e serviços quando se compra a crédito. É uma forma que o mercado encontra para compensar perdas diante da inflação. Se há aumento da taxa de juros, os empresários ficam desestimulados a investir. A elevação da taxa de juros desestimula os investimentos na produção e estimula a poupança. Se os empresários investem menos, a produção cresce menos, o que implica em menos emprego. A taxa de juros pode afetar o nível de emprego.

- Taxa de câmbio, afeta o nível de preços e as exportações. A desvalorização do câmbio é um dos fatores que pode afetar a inflação. Se o poder de compra das pessoas diminui, o nível de compra também é reduzido, assim como a procura pelos itens.

Através da analise das referidas empresas percebemos a importância que as empresas necessitam dar às ferramentas da Administração, analisando todos os setores envolvidos no processo, tanto no ambiente interno, como de vendas, financeiro, de logística e controle de pessoas, como no ambiente externo, no que se referem a clientes, fornecedores. Observamos que as empresas estão bem estruturadas, buscando inovações e melhores práticas administrativas, sempre atentas às mudanças e tendências de mercado, detectando oportunidades e precavendo-se contra ameaças, o que é fundamental para uma organização que busca alavancar positivamente seus resultados.

O Controle Contábil das empresas são feitos de forma clara, onde se faz estoque das mesmas através do programa SIC, a cada nota fiscal emitida se diminui o material que teve saída. Além de controlar entrada e saída do capital, através do fluxo de caixa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com