TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAJETORIA HISTORICA BRASILEIRA: NO PERIODO DE 1960 A 1980

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

RUTE DE OLIVEIRA CASTRO

TRAJETORIA HISTORICA BRASILEIRA:

NO PERIODO DE 1960 A 1980

Juazeiro-Ba

2014

RUTE DE OLIVEIRA CASTRO

TRAJETORIA HISTORICA BRASILEIRA:

NO PERIODO DE 1960 A 1980

Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Estatistica e indicadores sociais, economia politica, pisicologia social e fundamentos historicos,teoricos e metodologicos do serviço social II Prof. Clarice da Luz Kernkamp; Marilucia Rucieri; Paulo Sergio Aragão e Sergio Goes.

Juazeiro-Ba

2014

SUMARIO

1. Introdução 4

2. politica e crise em 1960 a 1980 5

3. ditadura militar 6

4. governos militares 7

5. melhoria do serviço social em torno do grupo 8

6. Conclusão 10

7. referencias 11

introdução

o anos de 1960 a 1980, ficou marcado para sempre na historia do Brasil, pois foi o período onde houve acentuadas restrições externas ao desenvolvimento econômico brasileiro, muitas conquistas, aprendizado e muito sofrimento.

na política veremos as transformações ocorridas, acontecimentos que geraram revoltas, pois entre esses anos o Brasil passou por uma ditadura militar onde os presidentes imprimiram suas marcas ditatoriais de negação aos direitos humanos e do exercito da cidadania e quem se opusesse eram perseguidos, presos e torturados.

para a profissão do serviço social, foi o período de crise, mudanças e melhorias, momento este que iniciou uma articulação do movimento de reconceituação do serviço social, pois para os profissionais havia uma grande insatisfação nas questões teóricas-metodologicas da profissão, este período é feito uma releitura das implantações das políticas sociais.

política e crise 1960 a 1980

1960 foi o fim do governo de Juscelino Kubitschek onde aparentemente foram inicio de "anos maravilhosos" pois a população passou a ter maior acesso a bens de consumo e a recursos tecnológicos, sendo que a televisão chegou aos lares brasileiros, esse período ficou chamado "anos gloriosos", porém o governo de JK se enfraqueceu quando instaurou o plano de metas que foi um importante programa de industrialização e modernização, o programa visava o desenvolvimento econômico nos diversos setores do país, nas áreas de energia, transporte, industria de base, educação e alimentação, porém não atingiu o resultado com êxito, este contemplou apenas marginalmente o setor agropecuário, continha metas tanto para o setor publico como para o privado,impulsionando um período de crescimento econômico acelerado, as custas de um alto endividamento publico, isso acabou em um descontrole onde gerou uma maior desigualdade social.

Chegando novas eleições, Jânio da silva Quadros, venceu com certa facilidade e em 31 de janeiro de 1961 assumiu a presidência, seu governo foi muito conturbado onde algo o levou a renunciar o cargo com apenas 6 meses de governo, essa atitude já mostrava o inicio de anos maus, pois essa decisão foi tomada talvez por dois motivos: um desequilíbrio emocional ou um fruto de jogada política; seja ele qual for, pode-se afirmar que foi o abrir das portas da ditadura.

Nessa situação, a constituição afirmava que quem deveria assumir a presidência seria o vice-presidente, João belquior Marques Goulart, conhecido por "Jango". Porém militares, como da aeronáutica, da marinha se opuseram a posse de Jango pois este tinha vínculos políticos com o partido comunista brasileiro (PCB) e também com o partido socialista brasileiro (PSB) e tinham medo de que fosse implantado o socialismo no Brasil, fizeram manifestações, enviaram ao senado uma emenda constitucional, querendo que houvessem eleições indiretas e que impedisse a posse de Jango, em resposta disso surgiu outros grupos que apoiavam João Goulart, eram eles partidos de esquerda, juntamente com sindicatos e movimento estudantil. Diante disso o governador Leonel Brizola, também defensor da posse, ameaçou de organizar a luta armada, porém os militares retrocederam, assim, conseguiu-se chegar a uma conclusão onde o resultado foi a criação do regime parlamentarista, mesmo jango assumindo a presidência, teria seus poderes vigiados pelos parlamentares. Em 1963, o governo promoveu um plebiscito que restabeleceu o presidencialismo, pois 74% dos eleitores se manifestaram contra o parlamentarismo, jango, conseguiu recuperar os poderes atribuídos pela constituição.

João Goulart, apresentou o plano trienal, que previa diminuição da inflação, geração de emprego, mudanças radicais na agricultura, na educação entre outras medidas e por fim a crise econômica, mais não foi possível ser cumpridas pois o plano não atingiu os resultados esperados, surgiu então a grande crise econômica, com isso, começou a perder aliados, pois os grupos que os defendia muito assustados, uniram-se aos militares, e organizaram a marcha da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com