TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

POLO PIRACICABA

ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADAS

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

SERVIÇO SOCIAL – 6 º SEMESTRE

Professores:

Profª Tutora EaD: Jôsi da Costa Greffe

Profª  Tutora Presencial: Márcia Zuleika

Antonio Araujo - 4300066686

Erica Verginio Nogueira – 3821683265

Gabriele Josiane Ribeiro – 4351859901

Junia Marta Furtado da Silva – 1299337264

Silvia Evangelista Ramos - 3839703102

Piracicaba-SP

Setembro/2014


ÍNDICE

1-INTRODUÇÃO

2 – QUADRO SINTESE SOBRE AS PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS

2.1 – ESTUDO CASO PROGRAMA AÇÃO JOVEM CRAS VILA SÔNIA

2.2 – CONCLUSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

3 – A IMPORTÂNCIA DOA INDICADORES SOCIAIS A PARTIR DOS DADOS DO CENSO 2010.

3.1 – INDICADORES SOCIAIS

3.2 – A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

4 – INDICADOR SOCIAL PUBLICADO PELO IBGE

4.1 – SÍNTESE SOBREOS DADOS DO  IBGE CENSO DEMOGRAFICO 2010

5 -  POLÍTICAS PÚBLICAS FORMULADAS: PARA CASAS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

5.1 – ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

6 – CONCLUSÃO

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

1 - Introdução

Este relatório tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas adequadas para a sociedade, busca também discutir a importância dos indicadores sociais.
Os indicadores sociais são um conjunto de indicadores voltados a um determinado aspecto da realidade social, podemos citar como exemplo, indicadores da assistência social, sistema indicadores da saúde, e mercado de trabalho. Os indicadores são necessários para a confiabilidade da informação para o monitoramento e para a avaliação do sistema.
Vale ressaltar a importância dos censos e dos indicadores sociais (IBGE) que tem a clareza de mostrar dados quantitativos sobre todos os assuntos. Sem o fornecimento de dados, os profissionais não teriam suportes estatísticos para mobilizar positivamente as problemáticas da sociedade encontrada ao longo dos tempos.


2 - Quadro-síntese sobre as principais definições de Políticas Públicas


Não existe uma única, nem melhor, definição sobre o que seja política pública. Mead (1995) a define como um campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas e Lynn (1980), como um conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos. Peters (1986) segue o mesmo veio: política pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. Dye (1984) sintetiza a definição de política pública como “o que o governo escolhe fazer ou não fazer”.

 A definição mais conhecida continua sendo a de Laswell, ou seja, decisões e análises sobre política pública implicam responder às seguintes questões: quem ganha o quê, por quê e que diferença faz.
Outras definições enfatizam o papel da política pública na solução de problemas. Críticos dessas definições, que superestimam aspectos racionais e procedimentais das políticas públicas, argumentam que elas ignoram a essência da política pública, isto é, o embate em torno de idéias e interesses.
Pode-se também acrescentar que, por concentrarem o foco no papel dos governos, essas definições deixam de lado o seu aspecto conflituoso e  os limites que cercam as decisões dos governos. Deixam também de fora possibilidades de cooperação que podem ocorrer entre os governos e outras instituições e grupos sociais.
Pode-se, então, resumir política pública como o campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, “colocar o governo em ação” e/ou analisar essa ação (variável independente) e, quando necessário, propor mudanças no rumo ou curso dessas ações (variável dependente). A formulação de políticas públicas constitui-se no estágio em que os governos democráticos
traduzem seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real.

2.1 - Estudo de Caso-Programa Ação Jovem do Cras Vila Sônia

É um programa de transferência de renda do Estado de São Paulo, com objetivo de estimular e incentivar a conclusão da educação básica e preparar o jovem para o mercado de trabalho.

O público alvo são os estudantes de 15 á 24 anos com renda familiar de até ½ salário mínimo por pessoa.

O valor do benefício é de R$ 80,00/ mês, os jovens participam de ações complementares, são incentivados a fazerem cursos profissionalizantes, participam de palestras semanalmente no CRAS, onde são feitas as orientações e palestras.

O período de permanência do benefício é de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Nossa região atende 118 jovens que se enquadram nos critérios, porém nossa meta é de 144 jovens.

Os assistentes sociais já fizeram um trabalho de divulgação do programa nas escolas para que possamos atingir o objetivo.

Já existe hoje alguns jovens que serão incluídos no programa, porém só estão aguardando as devidas documentações.


2.2 - Conclusão sobre a importância das Políticas Públicas


As políticas públicas são aliadas importantes da sociedade na resolução de problemas que afetam o bem estar social.
Este instrumento também é um conjunto de diretrizes que agem por meio de leis, políticas explicitadas ou sistematizadas que tem a função de orientar a aplicação de recursos públicos. A ação dessas políticas respondem as demandas da sociedade que são interpretadas pelos executores do poder, sejam elas em que nível for, mas sempre influenciada pelo censo comum dentro de uma mobilização social.
Por isso a importância da mobilização social e para que esta aconteça é necessário que a população esteja a par dos problemas e que realmente queira mudanças em cima da problematização. Pois pense comigo, se a população se acomoda e não reclama de nada, o ator público (responsável pela elaboração de políticas públicas) concluirá que nenhuma ação é necessária sobre aquele setor e fará algo apenas superficialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (371.2 Kb)   docx (90.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com