TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

Raquel de Fátima Corrêa- RA 7718630753

Solange Cristina Freitas-RA 7567598872

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

BAURU/ SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

Raquel de Fátima Corrêa- RA 7718630753

Solange Cristina Freitas-RA 7567598872

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Desafio de Aprendizagem apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da Profª Maria Clotilde Bastos.

BAURU / SP

2015

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir traz como proposta a pesquisa de Indicadores Sociais e a formulação de uma Politica Publica.

Para realização de tal serão utilizadas diversas pesquisas em sites relacionados. Um novo olhar quanto a elaboração de projetos e eficácia de sua aplicabilidade é a proposta.

. 

A Importância dos Indicadores Sociais nas Políticas Públicas

Através de muitas pesquisas realizadas encontramos diferentes autores, cada um com sua definição á respeito da analise das políticas públicas, mas todos num parecer que norteiam para o aparato governamental.

-EASTON (1953), considera “política uma teia de decisões que alocam valores”.

-JENKIS (1978), vê política como um “conjunto de decisões inter-relacionadas, coincidindo á seleção de metas e aos meios para alcançá-las, dentro de uma situação especificada”.

-WILDAVSK (1979), o termo política é usada para referir-se a um processo de tomadas  de  decisões, mas também ao produto desse processo.

-HAM E HILL (1993),analisam as “implicações de fato de que a política envolve antes, um curso de ação ou, uma teia de decisões que uma decisão”.

Embora seja relativamente diferente a análise feita pelos autores em relação ao tema podemos considerar que esta análise da política proporciona conhecimentos advindos da ciência humana, sendo a mesma utilizada para resolver ou analisar problemas decorrentes e concretos na política pública.

Existem casos dentro das políticas públicas que são mais abrangentes e requer uma maior atenção, é o caso das desigualdades sociais que enfrentamos na nossa realidade social.

   A mesma pode trazer consequências como a violência, a falta de educação, problema na saúde e a pobreza.

Os indicadores sociais são de suma importância para a construção das políticas públicas. As formulações das políticas junto com os indicadores sociais servem para facilitarem ou inibirem o uso desses indicadores no processo de formulação dessas políticas, esses indicadores estão essencialmente ligados ás atividades relacionadas e concretizadas ao planejamento das atividades do setor público.

O indicador social é uma medida estatística usada para medir de maneira quantitativa o que é relacionado ao conceito da realidade social, através deles é possível realizar pesquisas que possam auxiliar na avaliação e monitoramento de programas de políticas públicas, deve sempre estar agrupados a outras informações na identificação de outros fenômenos sociais.

Podemos usar vários medidores de indicadores socais como ex:

-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: (IBJE), Análise sobre a condição de vida da população brasileira: população, saúde, educação, atividade econômica, renda percápita (PIB), uso do tempo, segurança pública, mobilidade social e cultural.

- Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), educação, saúde, renda e pobreza e outros.

POLITICA PUBLICA

Política pública é um conjunto de ações, metas e decisões estimuladas pelo Estado, nas esferas federal, estadual, municipal.

O entendimento que se tem sobre políticas públicas é a compreensão formada por um sistema (que interligam elementos com finalidade ao bem-comum da população ou a quem destinam). Existem em políticas públicas Demandas comuns:

  • Demanda nova – resulta do surgimento de novos fatores políticos ou novos problemas,
  • Demandas recorrentes - expressam problemas não resolvidos ou mal resolvidos
  • Demandas reprimidas –constituída sobre um estado de coisa ou por não- decisão.

Mas nem toda decisão política, constrói uma política pública.

A política pública também é dividida em 5 partes como:

  1. Política Distributiva,
  2. Política Construtiva ou de Infraestrutura,
  3. Política Regulamentar,
  4. Política Redistributiva,
  5. Política Específica.

Podemos aqui exemplificar a DISTRIBUTIVA e a REDISTRIBUTIVA.

DISTRIBUTIVA- possuem objetivos pontuais relacionados á serviços do Estado e equipamentos que é financiado pela sociedade por meio de um orçamento público, ex:

  • A doação de cadeiras de rodas para deficiente físico.

REDISTRIBUTIVA-distribui renda em forma de financiamento e equipamento e na forma de recursos. Nesse caso as pessoas de renda baixa são os que se beneficiam, ex:

  • Programa de habitação para população de baixa renda.

Essas políticas são vistas como direitos sociais da população.

No entanto o que diferencia uma “política” de uma política pública é a sua formulação, através de decisões e autorizações governamentais.

RUA (2009)  enfatiza que a questão, a dimensão “pública” de uma política é dada  pelo seu caráter jurídico imperativo RUA (2009) também  afirma que no caso de uma ação por parte da sociedade para tratar de um problema público, cita exemplo, o movimento de cidadania contra a fome e a miséria, o famoso “Movimento Betinho”, tem-se uma ação privada de interesse público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com