TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAS

Por:   •  18/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 10

 ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO: BAGÉ

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAS

ACADÊMICAS:

PATRICIA GARCIA DE O FARIAS RA: 355833

RITA DE CASSIA MADEIRA G EL URI RA: 401249

VANESSA PAIM RODRIGUES RA: 389625

PROFESSORA PRESENCIAL: CIBELE COSTA

BAGÉ, 10 DE SETEMBRO DE 2014.

Introdução

       Trabalho desenvolvido a partir de fontes literárias e artigos que possibilitam a gênese do que seria Política Pública, e o que são Indicadores Sociais e qual  a  importância desses indicadores  para a formulação e implantação de políticas que atenda a demanda real da sociedade.

       

 Abordaremos também a trajetória das Políticas Públicas, quais os indicadores mais usados em levantamentos de dados e estatísticos sociais, falaremos um pouco sobre o estudo de caso e sobre a necessidade de um sistema desburocratizado e da necessidade de integração da rede assistencial.

       

 Por fim, vamos evidenciar e descrever os pontos negativos e positivos do sistema assistencial e dos profissionais que atuam nesta área.      

 Política é a ciência do governo dos estados, denominando-se como direção, organização de um povo ou uma nação.

Pública (o), aquilo que engloba o coletivo, o interesse pelo bem comum, referindo-se ao povo em geral, abrange a todos.

Sendo assim podemos afirmar que Política Pública é a tomada de decisões que intermediaria ou paralisaria algum conflito existente. Segundo SCHITTER: Política é a resolução pacífica de conflitos.

Segundo o Dicionário de Políticas Públicas, conceituar este termo hoje em dia é bastante complexo, uma vez que envolve não somente o “público”, mas também os interesses governamentais, civis e privados.

“Mesmo porque a sociedade se integra ao estado, uma vez que é dever dos representantes do povo formular, regulamentar e buscar o melhor meio ou “política” que garanta que os direitos sociais e a cidadania sejam efetivamente colocados em prática”.

Através disso as políticas públicas se tornam mais positivas e com melhores resultados, quando há uma democratização que ofereça programas que são descentralizados, visando não apenas a troca de favores e interesses partidários, que tenha a participação da sociedade e uma agenda que atenda de forma real as demandas existentes numa determinada sociedade os conflitos surgidos do capitalismo se tornam menos injusto e mais inclusivo.

A criação dos conselhos municipais é uma prova de que a participação da sociedade na formulação e monitoramento dos programas assistenciais é extremamente necessária para o entendimento das particularidades das demandas regionais, com certeza é uma grande conquista para todos que acreditam num sistema mais igualitário.

Abordaremos a seguir um estudo de caso fictício em que a assistente social fará a intervenção: Avó recebe auxilio doença tem problemas vasculares e diabetes. Cuida de dois netos e ambos frequentam escola integrada da rede municipal.

Mãe- é alcoólatra e usuária de drogas ilícitas, vive em situação de rua por vontade própria e devido ao uso excessivo de drogas, e beneficiária da bolsa família, mas quem recebe o benefício e a mãe.

Exposição do caso

Ao iniciar o atendimento no CAPS AD, a assistente social é bastante explicito o comportamento de desespero e nervosismo da Sr.ª M G, segundo relato da avó materna de Y G, ultimamente a criança de 13 anos vem apresentando comportamentos estranhos. Há grande evasão escolar, envolvimento com furtos e possível envolvimento com drogas e abuso sexual sofrido pela menor.

Foi questionado pela assistente social o porquê desta mudança de comportamento e se já houve a comprovação do abuso sexual e do uso de droga.
Ao ser questionada a avó diz que foi até ameaçada de morte pelo suposto agressor e inclusive teve que mudar de casa devido ao fato.

O beneficio da Bolsa Família foi bloqueado, devido às faltas da criança nas aulas, o neto de nove anos, não apresenta nenhum comportamento "anormal" e não causa nenhum tipo de transtorno para a mesma.

Quando foi indagada sobre a relação da mãe com os filhos, Sr.ª M  responde que ela cuida dos netos depois que a filha tentou matar a neta de 13 anos a facada, a filha é muito violenta, os filhos sofriam privações alimentícias e eram agredidos constantemente.

Analise do caso fictício

Após a escuta bem apurada dos relatos da usuária citada acima, a profissional começa a objetivar e direcionar o atendimento para os setores que atenderam melhor essa demanda, que inicialmente é espontânea.

Com o consentimento da avó, é feito um encaminhamento para o conselho tutelar, deixando bem explicito os acontecimentos de evasão escolar, furtos, mas, porém não ressaltando detalhes do abuso sexual e o uso de drogas.

Encaminhamento ao Conselho Tutelar da cidade

Encaminho Y G, de 13 anos, que reside com a avó materna M G, mas que, porém não possui guarda definitiva, para acompanhamento da criança e família. A mãe da criança vive em situação de rua e faz uso de drogas e bebidas. Segundo relatos da avó a criança apresenta comportamentos agressivos e introspectivos em alguns momentos. Solicito averiguação de um possível abuso sexual.
Att, Assistente social CAPS AD

Após fazer o encaminhamento e a articulação com os setores informados acima, registrar as informações no prontuário da família, explicar a usuária que deve comparecer ao local indicado no encaminhamento e finalizar o atendimento.

Aspectos positivos e negativos das políticas públicas

Neste caso seria extremamente positivo se durante o atendimento, houvesse uma integração desburocratizada dos serviços, possibilitando uma articulação direta com a instituição encaminhada.

O acompanhamento seria eficaz e a demanda seria rapidamente “solucionada”, mas a demanda espontânea gera muitas vezes essa “frustração” na atuação do profissional, onde muitas das vezes tem o seu atuar muito limitado e vago diante das demandas apresentadas no seu dia a dia de trabalho, mesmo porque o contato com aquela família em questão é na maioria das vezes meramente limitado, com isso fica quase impossível estabelecer uma relação de vinculo com o usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com