TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica Em Z

Artigos Científicos: Tecnica Em Z. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  19.917 Visualizações

Página 1 de 2

Técnica em Z é uma via de administração de medicamentos IM (Intramuscular), usada para aplicar drogas irritantes para a pele e tecidos, mais recomentada para minimizar a irritação local da pele, evitar o refluxo do medicamento para a camada subcutânea, e o aparecimento de nódulos doloridos por reação inflamatória, está técnica bloqueia o medicamento dentro do tecido muscular. Principalmente no caso de aplicações feitas com soluções oleosas e à base de ferro (Noripurum), este podendo deixar manchas escuras na pele, o local mais indicado é na região glútea

O procedimento da técnica em Z se inicia com o enfermeiro selecionando uma região preferencialmente com o músculo grande e profundo como o músculo do ventro glúteo e o dorso glúteo. Depois de fazer a assepsia da região, o enfermeiro puxa lateralmente a pele e os tecidos subcutâneos aproximadamente 2,5 a 3,5 cm, fazendo uma prega mais profunda, segurando com a mão não-dominante é introduzida a agulha (calibre 25x7, 25x8, 30x7 ou 30x8), no ângulo de 90º com o bisel lateralizado, o enfermeiro introduz a agulha profundamente no músculo, puxa-se então levemente o êmbolo para determinar se agulha penetrou em algum vaso sanguíneo. Caso não reflua sangue, a solução é lentamente injetada. Após injetar a solução, aguarda-se 10 segundos, para permitir que a medicação se disperse no interior do músculo e também para que haja relaxamento muscular, após a retirada da agulha a pele é solta. Observar reações adversas após a administração.

Esse procedimento forma um caminho de ziguezague que bloqueia o caminho da agulha, onde as superfícies dos tecidos escorregam umas nas outras, não tendo como o medicamento escapar do tecido muscular.

O medicamento mais utilizado na técnica em Z é o NORIPURUM (sacarato de hidróxido férrico), seu uso pode ser adulto ou pediátrico, é utilizado para casos de deficiência de ferro, reabastecendo o organismo com este elemento, indispensável para a formação da hemoglobina. Não pode ser utilizado no primeiro trimestre de gravidez. Seu uso pode trazer reações adversas como mal-estar, tonturas, febre, dores no peito ou nas costas, enjoos, alergias, dores articulares ou musculares, nestes casos a medicação deve ser suspensa imediatamente e o médico informado.

É também indicado para, anemias ferropênicas graves, anemias no 3º trimestre da gravidez, anemia ferropriva entre outros e contraindicado para hipersensibilidade ao ferro e distúrbios da utilização do ferro.

Se a injeção for administrada rapidamente pode ocorrer hipotensão, deve se evitar o extravasamento de Noripurum no local da injeção pois pode causar dor, inflamação, necrose do tecido, abcesso e manchas na pele.

A dose única do Noripurum em crianças não pode passar de 0,35 ml, diluída em solução fisiológica, infundido em no mínimo 3,5 horas uma vez por semana e em adultos ou idosos não poderá passar de 10 ml diluídos em solução fisiológico. Em sua primeira dose deve-se administrar uma dose de teste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com